Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

As formas de arte da Natureza

Conheça as belas obras do naturalista alemão Ernst Haeckel

José Milton
Ernst Haeckel foi o primeiro a postular a existência de um elo perdido entre macacos e humanos, até mesmo descreveu sua teoria como o proto-homem. Haeckel era também uma espécie de gênio quando se tratava de arte e design.

Apesar de alguns pontos de vista dúbios entre espécies, Haeckel viajou em seu microscópio, acompanhado por um caderno e um conjunto de aquarelas. Mais tarde, seus esboços transformaram-se em mais de 1.000 gravuras, 100 das quais foram reunidas no Kunstformen der Natur, publicado na íntegra em 1904 pela revista Nature.

Esse trabalho maravilhoso forneceu inspiração para gerações de artistas e cientistas, e olhando para as imagens aqui, tenho certeza de que você vai entender o porquê.

Haeckel parece ter aplicado a simetria e a perfeição da forma, muitas vezes vistas no mundo microscópico para o macroscópico, em seus desenhos de animais de maior porte, mas faltam a imperfeição e a assimetria que vemos ao nosso redor no mundo real.

Em termos de identificação de padrões de caos, há algo de psicodélico no grafismo de Haeckel, uma qualidade quase fractal. Muito antes de 1960, seu estilo já era considerado um precursor do movimento art nouveau, que incluiu alguns luminares como Klimt, Gaudí e Rennie Mackintosh, entre outros.

Com certeza você vai concordar que as obras são extraordinárias. Ernst Haeckel mostrou os mundos da arte e da ciência como poucos.