Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Astrônomos confirmam supernova descoberta por criança

Aos 10 anos, Nsathan é o mais jovem descobridor de supernova 

A maioria das pessoas não pode se gabar de descobrir uma nova maravilha celestial, muito menos antes da adolescência. Mas Nathan Gray, um menino de 10 anos de idade da Nova Escócia fez exatamente isso: Gray é oficialmente a pessoa mais jovem a identificar uma nova supernova.

Com a ajuda de seu pai , Gray usou o Observatório Local Abbey Ridge para localizar a explosão de uma estrela em 30 de outubro .Sua descoberta foi confirmada como uma supernova na semana passada pelos astrônomos italianos. Eles levaram medições espectroscópicas que mostraram o objeto recém-descoberto tinha as assinaturas espectrais de uma supernova.

Supernovas ocorrem quando estrelas gigantes ficam sem combustível para a fusão nuclear e colapsam sobre si mesmas . As explosões gigantes resultantes são tão brilhantes que são visíveis a partir de galáxias distantes.

Nathan Gray encontrou sua supernova na constelação de Draco, onde ele notou uma nova estrela brilhante que não registrada em imagens antigas .

Nathan vem de uma família de pessoas interessadas em astronomia. Na verdade, ele roubou seu novo título da sua irmã mais velha, Kathryn Aurora Gray, que detinha o recorde de mais jovem a descobrir uma supernova. Parece que a família tem várias estrelas jovens .

- Clara Moskowitz

sciambr24dez2013