Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Ser bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas

Dar atenção às necessidades dos outros permite que você exerça mais influência 

Shutterstock
Temos a tendência de pensar que quem fala macio tem mais influência sobre os outros. Apesar da importância do dom da fala, ser um bom ouvinte dá uma vantagem ainda maior, de acordo com uma nova pesquisa.

Em um estudo publicado no volume de junho do Journal of Research in Personality, ex-colegas de trabalho avaliaram participantes com medidas de influência, expressão verbal e comportamento como ouvintes. Resultados indicam que boas habilidades de ouvir tiveram um efeito maior nas taxas de influência do que a fala. Os autores sugerem que ouvir ajuda pessoas a obter informações e a construir confiança, e ambos podem aumentar sua influência. “A comunicação expressiva recebeu a maior parte da atenção em trabalhos de liderança, mas o comportamento receptivo também é importante”, lembra o autor do estudo, Daniel Ame, da Columbia University. A pesquisa também descobriu que ser bom nessas duas coisas é ainda melhor que ser ótimo em apenas uma delas.

Para quem deseja desenvolver melhores habilidades como ouvinte, aqui estão algumas maneiras de fazê-lo bem: não exclua ou interrompa; seja aberto a pontos de vista alternativos; incorpore detalhes do que alguém disse anteriormente em uma conversa atual. Basicamente: preste atenção.

Este artigo foi originalmente publicado com o título ‘Como usar seus ouvidos para influenciar pessoas’
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.