Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Compromissos do jornalismo científico

Reunidos na 8a. Conferência Mundial de Jornalistas Científicos, profissionais divulgam declaração 

Por Scientific American Brasil

 

8ª Conferência Mundial de Jornalistas de Ciência

DECLARAÇÃO FINAL [tradução não oficial]

O papel global de Jornalismo Científico e Comunicação


1. Papel único de jornalismo científico

O bem-estar social, econômico e ambiental global depende de sociedades baseadas no conhecimento. A evidência científica favorece muitas soluções para os grandes desafios do nosso mundo vulnerável. Jornalistas científicos têm um papel único a desempenhar na análise de provas, na comunicação das inovações científicas e suas implicações para a sociedade em geral. Públicos específicos e a sociedade como um todo precisa de jornalismo científico alta qualidade, independente, que analisa cuidadosamente a pesquisa a contextualiza na perspectiva social maior.

2. Apelo à ação

Questionamento crítico e integridade são intrínsecos ao jornalismo científico. Conclamamos as associações da Federação Mundial de Jornalistas Científicos a promover a liberdade de expressão, o acesso, ta ransparência e melhor comunicação entre as organizações públicas e privadas envolvidas nas e políticas de investigação científica. Esse acesso é crucial para o jornalismo científico e seu importante papel na informação sobre ciência para o público em geral e sobre suas implicações para a sociedade. Jornalistas científicos devem se esforçar para comunicar as perspectivas dos mais relavantes atores envolvidos nas notícias, sem comprometer a independência jornalística. Convidamos outras associações representativas de escritores em  saúde, meio ambiente e tecnologia  para se juntar à Federação.

3. Conferências Mundiais

Conferências Mundiais de jornalistas científicos ajudam a assegurar que jornalistas científicos e comunicadores em todo o mundo tenham a oportunidade de compartilhar sua ética e habilidades fundamentais da profissão, mudando o panorama da mídia, bem como o conhecimento sobre a cobertura jornalística de temas em toda a amplitude de ciência, incluindo a investigação básica, saúde, meio ambiente e tecnologia. A dinâmica do jornalismo científico de qualidade é mais forte do que nunca, e a comunidade global de jornalistas e comunicadores de ciência podem trabalhar juntos para criar novos modelos de jornalismo científico que atravessem fronteiras nacionais neste mundo conectado via digital.