Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Contra a celulite, dieta balanceada e exercícios

Nutricionista dá orientações para combater o excesso de toxinas no corpo

Wikicommons
Os principais causadores da celulite são: predisposição genética, o sedentarismo e uma dieta desequilibrada. Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite. Segundo Flávia Morais, nutricionista da Rede Mundo Verde, a combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o mais eficaz no tratamento. Para diminuir a aparência de casca de laranja da pele é preciso eliminar as toxinas acumuladas no corpo.

A melhor forma de eliminar essas toxinas é garantir uma boa hidratação ao corpo. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas e água de coco também podem ser alternativas interessantes, acrescenta Flávia.

Outro passo importante é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.

Tratar da saúde do intestino também é fundamental para diminuir as celulites. O quadro de disbiose intestinal, comum atualmente, devido ao uso indiscriminado de antibióticos, antinflamatórios, anticoncepcionais, exposição a alimentos alergênicos, stress, entre outros, aumenta a celulite. A disbiose aumenta a absorção de moléculas grandes pelo intestino, estas moléculas se ligam a células do sistema imunológico aumentando de tamanho e peso. Essas moléculas grandes podem prejudicar a circulação causando edemas e piorando a celulite. Para tratamento da disbiose os primeiros passos são excluir da alimentação os alimentos alergênicos e o uso de suplementos de probióticos, bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal. Entre os alimentos de maior potencial alergênico estão o trigo (glúten) e o leite.

A constipação intestinal também faz com que haja acúmulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.

Frutas e legumes com bastante água ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes, recomenda a nutricionista.

O chá de cavalinha é uma boa fonte de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha. Para o preparo de 200 ml de chá, aqueça a água até o ponto de fervura, apague o fogo, adicione uma colher de chá da erva e abafe por 8 minutos.

Outra importante fonte de silício é a água. Peste atenção à qualidade da água ingerida. Sempre que possível opte por água mineral, fonte de minerais como magnésio, manganês, lítio e silício, importantes para a saúde da pele.

A uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. Inclua no cardápio o cacau salpicado em frutas assadas ou ainda o chocolate com pelo menos 70% de cacau. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

Os alimentos fonte de antioxidantes diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele. Inclua no cardápio as oleaginosas como a castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Experimente no café da manhã bater essas frutas com água de coco, couve e linhaça, ou ainda fazer um suco de melão cantalupo com as sementes e flocos de quinua.

O Ômega 3, presente nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.

Alimentos fonte de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola, também estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.

Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração na pele e efeito a pele deve ser preparada para recebê-los. Use bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação uma vez por semana. Misture farelo de aveia ao azeite de oliva e aplique na pele em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação ajudará a remover as células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento. A drenagem linfática e a caminhada também são importantes aliados no tratamento da celulite, finaliza Flávia Morais.