Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Dez anos de registros do clima em 3 minutos

O video mostra a sequência de imagens coletadas pelo satélite GOES-12

Por  Bora Zivkovic

 187 segundo, 3641 imagens. Isso é suficiente para registrar imagens da tensão entre a imprevisibilidade caótica do clima e a recorrência de padrões climáticos no novo vídeo da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) apresentando fenômenos atmosféricos nas Américas nos últimos 10 anos.

As imagens (uma foto por dia) são consolidadas a partir de dados coletados pelo satélite Geostationary Operational Environmental Satellite GOES-12, que acompanhou o clima na América do Norte e do Sul, desde abril de 2003 e deixou de funcionar em 16 de agosto.

Nossa capacidade de previsão do tempo é limitada — 14 dias é o limite máximo, mesmo com a combinação de diversas técnicas e fontes — porque o sistema é complexo e aparentemente caótico. Mas também podemos admitir certos padrões climáticos associados a regiões e épocas do ano, como furacões. O furacão Sandy, por exemplo, aparece aos 2m50s de exibição do vídeo, se formando e dissipando num piscar de olhos.

Bora Zivkovic, editor de blog na Scientific American, especialista em cronobiologia, professor de biologia, organizador de conferencias  no ScienceOnline e editor do Open Laboratory de antologias dos melhores textos sobre ciência na web. No Twitter: @boraz