Notícias
  
10 de agosto de 2009
Dieta rica em ômega 3 pode impedir degeneração macular
Enquanto avançam os estudos que relacionam dieta e prevenção da degeneração macular, a forma mais eficaz de prevenir a doença continua sendo o exame oftalmológico de rotina
 
Peter Mallen
Pesquisa americana publicada recentemente no British Journal of Ophthalmology sugere que pessoas com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) devem seguir dietas ricas em ômega 3 e em alimentos com baixo índice glicêmico ─ que liberam açúcar mais lentamente . As descobertas se basearam em exames feitos em quase 3 mil pessoas. O avanço de duas formas da doença, seca e úmida, foi 25% menor entre os que consumiram uma dieta rica em ácidos graxos, como o ômega 3.

A degeneração macular relacionada à idade atinge especialmente pessoas com mais de 60 anos e pode levar à cegueira se não for tratada. Estima-se que aproximadamente 10% das pessoas entre 65 e 74 anos e cerca de 30% com mais de 75 anos sejam portadores da doença no mundo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem com o problema no Brasil. A DMRI atinge a mácula, a área nobre e central da retina, responsável por enxergarmos os detalhes e as cores. Com o envelhecimento, a região recebe menos oxigênio e para compensar essa deficiência, os vasos sangüíneos começam a se reproduzir descontroladamente.

De acordo com o estudo, os ácidos graxos - encontrados em abundância em peixes como salmão e cavalinha - podem desacelerar ou até frear o progresso da doença. A pesquisa também revelou que pessoas em estágio mais avançado da doença e que seguiam uma dieta de baixo consumo de açúcar acompanhada de suplementos de vitaminas e minerais antioxidantes, como vitamina C e zinco, tiveram redução da degeneração em até 50%.

Estudos anteriores já tinham mostrado que a prevenção da doença está relacionada à ingestão de zinco e antioxidantes e à redução no consumo de alimentos gordurosos. A nova pesquisa concluiu que a suplementação é ainda mais eficaz quando associada à ingestão de alimentos que contem ômega 3 e baixo índice glicêmico.
1 2 »
Veja aqui todas as notícias publicadas neste site!