Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Fluido em Flor

Fotografia premiada pelo Instituto Americano de Física capta movimento da água; imagem lembra uma papoula

Evelyn Lamb
Reproduzido com permissão da Gallery of Fluid Motion, Phys. Fluids 24, 091113. ©2012, American Institute of Physics.
Uma imagem que lembra uma pintura de Andy Warhol de uma papoula recebeu honras em um concurso patrocinado pelo Instituto Americano de Fìsica (IAF). O engenheiro Hoi Dick Ng, da Concordia University em Montreal, e sua aluna Anna Chtchetinina criaram a imagem e a inscreveram na competição anual do IAF para melhor imagem relacionada à dinâmica dos fluidos, a ciência que estuda movimentos de líquidos e gases. Sua foto foi um dos 12 pôsteres e vídeos campeões da Galeria de Movimento Fluido.

O experimento envolveu um tanque d’água com uma comporta cilíndrica alojada no meio. O nível de água dentro da comporta era mais baixo que o nível da água no resto do tanque. Quando essa comporta foi removida, uma câmera de alta velocidade capturou a implosão da região exterior da água conforme ela se apressava em equalizar sua altura com a da água do resto do tanque. A câmera, colocada abaixo do tanque, tirou fotos em branco-e-preto que foram coloridas depois. As cores se basearam na escuridão de pixels individuais e correspondem vagamente à forma e altura da superfície da água. A região vermelha, em formato de papoula, representa a água inundando o centro vinda das partes exteriores do tanque, inicialmente mais altas.

Ng pesquisa a dinâmica de ondas de choque: jatos supersônicos, meteoros colidindo com a Terra e assim por diante. Por razões de segurança, pesquisadores modelam esses fenômenos violentos com água.

Os autores reconhecem o simbolismo da flor que criaram: “Artisticamente, o núcleo da implosão lembra a forma de uma `papoula da lembrança`", escreveram eles. Desde a publicação em 1915 do poema de guerra In Flanders Fields [Nos Campos de Flanders, em tradução literal, sendo Flanders uma região da Bélgica] de John McCrae, a papoula foi usada para celebrar soldados que morreram em combate. 
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.