Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Geleiras de Marte são couraças com um metro de espessura

Geleiras em Marte contêm quase 150 bilhões de metros cúbicos de água

Lee Billings
DIVULGAÇÃO
Muito antes da era espacial, humanos que observavam Marte acreditavam ver evidências da presença de água, na forma de canais gigantes construídos por alguma civilização muito avançada e muito sedenta. Essas noções do século 19 provaram ser os produtos de telescópios ruins e desejos pessoais – os canais eram uma ilusão de ótica. Mas os observadores do século 20 e 21 definitivamente encontraram água em Marte.

Telescópios detectaram água em calotas de gelo nos polos do Planeta Vermelho, além de sinais de um oceano ancestral que cobria o hemisfério norte.

As sondas Viking viram água congelada em pedras, a sonda Phoenix encontrou água centímetros abaixo do solo, e a sonda Curiosity já atravessou o leito de um rio ancestral.

Muito misteriosamente, orbitadores acima de Marte já vislumbraram os contornos do que parecem ser cinturões de geleiras enterradas que envolvem o globo a grandes altitudes.

Alguns pesquisadores defendiam que geleiras cobertas por poeira devem ser principalmente compostas de lama, ou de gelo de dióxido de carbono. Mas um novo estudo conduzido por pesquisadores da University of Copenhagen reforça a visão consensual de que geleiras são feitas de gelo de água – muito gelo de água. As descobertas estão no periódico Geophysical Research Letters. [N. B. Karlsson, L. S. Schmidt and C. S. Hvidbert, Volume of Martian mid-latitude glaciers from radar observations and ice-flow modeling]

Os pesquisadores combinaram uma década de medidas de radar com modelos do fluxo de gelo glacial na Terra para calcular a espessura aproximada de todas as geleiras marcianas.

As conclusões? As geleiras contêm quase 150 bilhões de metros cúbicos de gelo de água – o suficiente para cobrir Marte com um metro de gelo, e mais do que suficiente para sustentar colonizadores humanos algum dia. Mas é claro que eles precisariam encontrar uma maneira de derreter e transportar todo esse gelo. Quem sabe? Talvez eles construam canais.