Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Gene que ajuda a formar memórias relacionadas a traumas pode auxiliar na prevenção do TEPT

Estudo abre caminho para remédios que curem traumas afetando a expressão de gene

Shutterstock
Um gene que ajuda a formar memórias de eventos traumáticos pode ser manipulado para auxiliar na prevenção do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). É o que mostra um novo estudo do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, publicado recentemente na Neuropharmacology.

As descobertas explicam, especificamente, como um gene em particular - chamado de fkbp5 - está envolvido no fenômeno conhecido como “extinção do medo”, através do qual animais e humanos se dissociam de memórias ruins de uma experiência traumática, como guerras, assaltos ou desastres naturais. A maioria se recupera sem danos, mas aproximadamente uma a cada dez pessoas desenvolve TEPT.

O novo estudo, em colaboração com a Universidade Harvard, a Universidade Emory e outras organizações, examinou o padrão da extinção do medo em ratos e humanos. Foi descoberto que a dexametasona, esteróide amplamente prescrito como anti-inflamatório, afeta a expressão do gene fkbp5 no cérebro, prevenindo a formação de memórias traumáticas, marca do TEPT.

“A interação entre o gene fkbp5 e a dexametasona pode nos permitir melhorar a extinção do medo”, diz o PhD Isaac Galatzer-Levy, professor assistente de pesquisa no Departamento de Psiquiatria e no Centro de Veteranos Steven e Alexandra Cohen do Centro Médico Langone e principal pesquisador do estudo. “Se a dexametasona funciona bem em humanos, poderíamos, potencialmente, usá-la para prevenir memórias traumáticas em soldados no campo de batalha, pacientes em salas de emergência, ou qualquer lugar onde o tratamento médico é dado logo após eventos traumáticos”.

Em uma situação de risco de vida, o cérebro entra no estado de reação de “lutar ou fugir”, um mecanismo de sobrevivência rápido e instintivo no qual cortisol é enviado ao órgão para amortecer a resposta inicial. Por sua vez, versões do gene fkbp5 afetam a maneira como o cortisol impacta na memória daquele evento.

Galatzer-Levy analisou informações de grandes estudos sobre “condicionamento do medo” e “extinção do medo” em humanos e ratos, os quais receberam estímulos aversivos leves quando expostos a som e luz, e “aprendizado da extinção do medo”, em que o condicionamento é invertido ao aplicar som ou luz sem o estímulo.

Em humanos, Galatzer-Levy descobriu que diferentes versões do gene fkbp5 podem prever diferenças específicas na aprendizagem de extinção relacionada aos sintomas do TEPT, como reviver ou presenciar novamente o evento traumático, evitar lembras do evento e, em particular, a inabilidade de dormir e se concentrar.

Para determinar se a manipulação do fkbp5 poderia prevenir os caminhos anormais do aprendizado da extinção, Galatzer-Levy observou informações de um estudo feito com ratos no qual eles tinham seu medo condicionado, recebiam doses de dexametasona ou placebo e, no dia seguinte, eram colocados em um treinamento de extinção do medo. Ele descobriu que, quando dadas doses altas o suficiente de dexametasona para penetrar o cérebro, quase todos os ratos tiveram seu medo extinto. Embora a alteração na expressão do gene fkbp5 fosse temporária, o efeito da alta dosagem de dexametasona no aprendizado da extinção era permanente, diz Galatzer-Levy.

Para levar a pesquisa adiante, Galatzer-Levy recentemente lançou um projeto piloto para testar se uma única dose oral de dexametasona, dada na sala de emergência logo após um acidente ou ferimento traumático, diminuiria as chances do paciente desenvolver TEPT.

“Um tratamento como a dexametasona é bastante atraente devido aos poucos efeitos colaterais, além de ser barato”, explica Galatzer-Levy. “Ele tem o potencial de ser um tratamento preventivo ideal, pois sabemos que afeta o aprendizado do medo e a memória”.

NYU Langone Medical Center/New York University School of Medicine
Para assinar a revista Scientific American Brasil e ter acesso a mais conteúdo, visite: http://bit.ly/1N7apWq