Notícias
08 de novembro de 2011
Horário de Verão
Por que ele poderia ser abolido?
por Da redação
Por David Biello

É nessa época do ano em que os relógios americanos "saem” do horário de verão e voltam para o padrão e os relógios brasileiros fazem o caminho inverso. O que significa isso? Bem, você recebe de volta a hora de sono que perdeu na última primavera e pode esperar uma semana ou mais se sentindo meio desorientado.
As ferrovias foram as primeiras a definir o tempo no século 19, coordenando relógios distantes para que os trens pudessem teoricamente funcionar seguindo planilhas precisas (isto reduziria os acidentes.). Você também pode agradecer as ferrovias pelos fusos horários – faixas geográficas do globo que seguem a mesma definição de tempo.

Mas foram dois ativistas, o entomologista George Vernon Hudson e o jogador de golfe William Willett , os verdadeiros culpados pelo horário de verão. Observando que um pouco de tempo extra bem iluminado numa noite amena seria mais agradável do que este tempo pela manhã, quando todo mundo está dormindo, os dois propuseram, independentemente, o adiantamento dos relógios durante a primavera e o verão. Os governos logo abraçaram a idéia como uma forma de reduzir o uso de energia - mais luz solar significa menos carvão queimado para o fornecimento de alternativas artificiais.

Infelizmente, isso não parece estar funcionando muito bem. E adiantar e atrasar os relógios para o Horário de Verão duas vezes ao ano parece ser ruim para a saúde humana – do aumento no risco de ataques cardíacos a outros acidentes mais pessoais. No entanto, em 2007, o Congresso dos Estados Unidos achou por bem estender o reinado do Horário de Verão antecipando seu início na primavera e prorrogando seu fim para o outono, em 2007.

Não faria mais sentido , então, transformar o Horário de Verão em tempo-padrão , tornando-o permanente? Mas a maior questão é: desde quando somos sensatos quando se trata da gestão do tempo?
Veja aqui todas as notícias publicadas neste site!