Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

IEEE usa sensoriamento remoto para observar impacto ambiental

Sistema coleta dados nos sistemas oceânico e atmosférico, permitindo prever e responder a catástrofes

O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), maior associação técnica profissional do mundo, está aplicando os princípios da engenharia e da tecnologia para observar o impacto ambiental global, incluindo monitoramento de desastres naturais e rastreamento de riscos ao meio ambiente provocados pelo homem, como incêndios em florestas, vazamento de óleo e outros tipos de contaminação química.

Com a utilização da tecnologia de sensoriamento remoto para monitorar o comportamento em terra, na atmosfera e na água, os membros do IEEE observam o solo oceânico para compreender e detectar terremotos; calculam medidas de platôs tectônicos para ajudar a agroindústria a avaliar melhor a qualidade do solo; acompanham o ecossistema do Circulo Ártico de formações de gelo e padrões de clima para fornecer informações fundamentais sobre segurança para a indústria naval; e aprimorar dispositivos dos radares usados para encontrar vitimas de desastres naturais, como avalanches e terremotos.

“Confiamos bastante nos dados fornecidos pelo sensoriamento remoto para a coleta de dados nos sistemas oceânico e atmosférico, o que, de outra forma, seria impossível”, afirmou Dr. Howard Michel, membro sênior do IEEE. “A tecnologia revoluciona a forma como vemos a Terra e a monitoramos, permitindo prever e responder a catástrofes”.

Os comitês para Observação da Terra (ICEO) e Geociência e a Sociedade de Sensoriamento Remoto estão profundamente envolvidos com Global Earth Observation System of Systems (GEOSS), conjunto complexo de sensores, dispositivos de comunicações, sistemas de armazenamento e outros dispositivos sendo usados para observar a Terra e colher dados. O desenvolvimento de padrões pelos comitês ICEO e GRSS garante que as técnicas de sensoriamento remoto sejam usados universalmente para capturar dados globais necessários à compreensão do meio ambiente .