Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Infertilidade Feminina

Filhotes de camundongo nascem de óvulos feitos com células-tronco

Katherine Harmon
Cortesia de Katsuhiko Hayashi
Células-tronco podem criar tudo, de células hepáticas a tecidos cardíacos funcionais. Em uma pesquisa essas versáteis células foram usadas até mesmo para produzir esperma fértil de roedores, sugerindo que a tecnologia de células-tronco talvez possa auxiliar no tratamento da infertilidade humana. Agora, cientistas transformaram dois tipos de células-tronco em óvulos viáveis de camundongos, que foram fertilizados e geraram filhotes saudáveis. E os óvulos, criados artificialmente a partir de células-tronco embrionária por Katsuhiko Hayashi, da Escola de Medicina da Universidade de Kyoto, foram feitos também com células-tronco pluripotentes induzidas (formadas a partir de células adultas). Detalhes do estudo foram publicados on-line, em 4 de outubro, na Science.

A equipe começou com células-tronco embrionárias femininas, manipulando-as geneticamente para que voltassem a um estágio anterior de desenvolvimento (células germinativas primordiais). Essas células foram então misturadas com células gonadais somáticas, importantes no desenvolvimento da diferenciação sexual, para criar “ovários reconstituídos”. Em seguida os pesquisadores transplantaram essas culturas em fêmeas (no próprio ovário ou no rim), para permitir que amadurecessem em ovócitos em um ambiente natural.

Para testar a fertilidade dos óvulos, os novos ovócitos foram removidos dos roedores para uma fertilização in vitro e em seguida reimplantados nas fêmeas. Como os resultados mostraram que os animais experimentais produziram uma prole fértil e de desenvolvimento normal, o procedimento foi executado também com células-tronco pluripotentes induzidas de células epiteliais adultas – e as conclusões foram semelhantes.

“Nosso sistema serve como base de investigação e reconstituição da linha germinativa feminina in vitro”, apontaram os pesquisadores. “Não apenas em camundongos, mas também em outros mamíferos, incluindo humanos”.
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.