Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Maior evento de robótica do Brasil começa no fim de semana com entrada gratuita

divulgação

Começa amanhã no Recife o maior evento de robótica do Brasil. Batizado de Robótica 2016, ele acontecerá no RioMar Shopping, terá cinco dias de duração e contará com mais de 400 palestras, workshops, apresentações e competições de robôs. No sábado, o acesso será limitado apenas aos inscritos.

As competições entre robôs costumam encantar quem se interessa por tecnologia. No Robótica 2016 elas serão organizadas em três categorias distintas. Uma delas é a Olimpíada Brasileira de Robótica, evento já tradicional apoiado pelo Governo Federal que tem como objetivo principal estimular estudantes do ensino fundamental e médio a buscar carreiras científicas e tecnológicas. Nela, os 300 competidores devem construir e programar um robô que seja capaz de atuar como resgate em um ambiente de desastre simulado, tudo isso a partir de kits de robótica e componentes eletrônicos no geral.

Os outros dois conjuntos de provas são a Latin American Robotics Competition (LARC) e a Competição Brasileira de Robótica (CBR). Estas competições são disputadas por competidores dos mais diferentes backgrounds, de alunos do ensino fundamental até  pós-graduados, incluindo pesquisadores de toda a América Latina.

Nestas provas será possível assistir a robôs jogando futebol, dançando, ajudando em tarefas domésticas movendo-se em ambiente aquáticos e simulando o resgate de vítimas. Vale lembrar que os robôs das três divisões são autônomos, isto é, não operam através de comandos humanos. O ganhador de cada categoria segue para a RoboCup, uma competição internacional de robótica que acontecerá em 2017, em Nagoya, no Japão.

Outro ponto de destaque será a 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior do Brasil. Os protótipos de robôs criados pelos participantes serão expostos e poderão ser observados. A mostra tem como intuito valorizar o conhecimento interdisciplinar e, por isso, procura por trabalhos que integrem a robótica a outras áreas do conhecimento, como artes, humanidades, ensino etc.

O Robótica 2016 estará aberto ao público de 9 a 12 de novembro, das 9h às 20h. A estimativa é de que cercade 10 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, universitários, pesquisadores e professores, passem pelo local durante os cinco dias de programação. A entrada é franca. Entre os organizadores estão a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o CESAR — centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) —, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o RoboLivre, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e a RoboCup.

 

 
Para assinar a revista Scientific American Brasil e ter acesso a mais conteúdo, visite: http://bit.ly/1N7apWq