Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Maior sociedade científica do mundo escolhe novo líder

Antigo executivo da DuPont quer melhorar educação científica e informações aos consumidores 

Thomas M. Connelly, Jr.

 
Por Josh Fischman

Com mais de 161 mil membros, a American Chemical Society é a maior organização de cientistas do mundo, e quase todos eles são químicos ou estão envolvidos em negócios relacionados à química. A sociedade também é uma grande editora, com cerca de 45 periódicos científicos em seu portfólio. Assim, a pessoa que comanda a sociedade tem muita influência sobre uma grande área da ciência.

Na semana passada, a sociedade anunciou que essa pessoa seria Thomas M. Connelly, Jr., engenheiro químico que passou sua carreira na DuPont, a gigante produtora de produtos químicos, mais recentemente como diretor de inovações da empresa. Ele se tornará o diretor executivo da ACS em fevereiro de 2014, depois que o atual diretor executivo da sociedade se aposentar.

Em uma entrevista à Scientific American, Connelly explicou que pretende se concentrar em melhorar a educação científica de alunos, consumidores e legisladores,além de aumentar o número de membros da sociedade e a força de suas publicações. “Eu não consigo pensar em uma função melhor para alguém que passou a vida inteira trabalhando com química”, declara ele.   

[Segue uma transcrição editada da entrevista]

Quais serão suas prioridades como diretor executivo?

Eu gostaria de ver um aumento em nosso número de membros, particularmente em áreas geográficas diferentes dos Estados Unidos e da Europa. Eu também quero me concentrar na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e educar legisladores e o público sobre como a química permite soluções para grandes problemas.

Qual é a importância da educação?

Recentemente, nossa sociedade estabeleceu uma associação com professores de química, e deveríamos continuar esse trabalho, particularmente do jardim de infância ao terceiro ano do ensino médio. Mas a educação não deve parar aí.

A educação deve continuar?

Nós precisamos educar o público geral. Eles precisam compreender a ciência por trás da alimentação, da energia e de problemas de saúde humana, e a química é fundamental para isso.

Quais são alguns exemplos do papel da química nessas áreas?

A química é fundamental para proteger plantações em nossa cadeia de alimentos, por exemplo. A química do solo é importante para isso, assim como a nutrição das safras. No meio-ambiente, a química é importante para sustentar ecossistemas. As pessoas precisam compreender geoquímica e química atmosférica para fazer isso.

A química enfrenta algum desafio?

Eu não acho que existem mensagens importantes em todas essas áreas, e precisamos de mais clareza. Compreender a saúde humana do ponto de vista da nutrição é uma delas. Consumidores recebem muitas informações em rótulos de alimentos. Mas o que tudo aquilo signifca? O que é importante para sua saúde? Podemos adicionar muita clareza ali.

 

Publicado em Scientific American em 10 de dezembro de 2014