Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Obama nomeia astrofísica para chefiar a National Science Foundation

France Anne Cordova foi presidente da Purdue University e cuidará de US$ 7 bilhões, caso confirmada pelo Senado

Mark Simons, Purdue University
France Anne Cordova discursando na Purdue University.

 

 
Por Helen Shen e Nature News Blog

Postado originalmente no blog de notícias Nature

A astrofísica France Anne Cordova foi escolhida para dirigir a fundação nacional de ciências dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês), encabeçada por um diretor interino desde março de 2013.

O presidente Barack Obama anunciou sua escolha no dia 31 de julho. Se confirmada, Cordova preencherá a lacuna deixada por Subra Suresh, que anunciou sua renúncia em fevereiro depois de cumprir menos da metade de seu mandato de seis anos na liderança dessa agência governamental com orçamento de US$ 7 bilhões de dólares.

Cordova, que obteve seu doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, atuou como presidente da Purdue University em West Lafayette, Indiana, de 2007 a 2012. Em 2010, ela supervisionou a criação do Instituto de Pesquisa Científica Colombia-Purdue, que visa fomentar a colaboração científica entre a universidade e os Estados Unidos.

Anteriormente, em sua carreira, Cordova trabalhou na Divisão de Ciências da Terra e do Espaço no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e de lá, passou a liderar o departamento de astronomia e astrofísica da Pennsylvania State Universityem University Park. Emsetembro de 1993, foi nomeada a primeira cientista-chefe feminina da NASA.

“Ela é uma pesquisadora acadêmica muito talentosa”, disse Umar Mohideen, presidente do departamento de Física e Astronomia da University of California em Riverside, onde Cordova foi reitora de 2002 a 2007. “Ela lidou com o mundo acadêmico e isso são qualidades que fariam dela uma boa escolha”.

Atualmente, Cordova inicia o processo, às vezes demorado, de conquistar a confirmação do Senado dos Estados Unidos — normalmente um processo fácil para candidatos liderarem a NSF.

No entanto, sua nomeação ocorre em um momento em que os legisladores republicanos no Senado têm usado táticas processuais para retardar a consideração dos escolhidos por Obama.

A diretora da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) Gina McCarthy foi confirmada em 18 de julho depois de um atraso histórico causado por disputas políticas internas, e Obama continua lutando para preencher vários outros cargos científicos de alto escalão.

Este artigo foi reproduzido com permissão do blog de notícias Nature. O artigo foi publicado pela primeira vez em 31 de julho de 2013.

sciam02ago2013