Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Cometa Lovejoy visível

A descoberta de Terry Lovejoy, astrônomo amador australiano, está visível no céu sudeste até 24 de janeiro

 

Gerald Rhemann
Cometa LoveJoy (C/2014 Q2), em 23 de dezembro de 2014
Por Clara Moskowitz

Muitos de nós procuram algo de bom para ver na TV durante nosso tempo livre. Em seu tempo livre, Terry Lovejoy procura cometas – e já encontrou cinco até agora. A descoberta mais recente do astrônomo amador australiano se chama Cometa C/2014 Q2 (Lovejoy), e está em seu período mais brilhante.

Até 24 de janeiro, o cometa terá um brilho de quarta magnitude, o que significa que ele poderá ser visto a olho nu em céus escuros e limpos. Para encontrar o Cometa Lovejoy, basta olhar na direção de Órion, Touro e das Plêiades, no céu sudeste.

Terry Lovejoy descobriu esse intruso do sistema solar exterior em agosto do ano passado enquanto comparava fotografias tiradas com seu telescópio amador de oito polegadas.

Sua descoberta mais famosa é o Cometa C/2011 W3, de um tipo conhecido como “cometa rasante de Kreutz”. Em dezembro de 2011, ele passou pela coroa solar e emergiu queimado, mas surpreendentemente intacto.

O cometa Lovejoy mais recente não chegará tão perto do Sol, mas ainda fornecerá boas imagens nas próximas noites, especialmente se você usar binóculous ou um telescópio. Depois disso você ainda terá muito tempo para ver TV. Talvez assistir Cosmos mais uma vez?