Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Pão branco pode deixar corpo mais forte e resistente

Pessoas que consomem pão branco são menos propensas a transtornos digestivos

shutterstock
Por Karen Hopkin

Você pode criticar o pão branco a vontade.

Mas ele continua voltando – porque apesar de sua má reputação nutricional, o pão branco parece aumentar o crescimento de boas bactérias intestinais. Pelo menos de acordo com um artigo pulicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry. [Adriana Cuervo et al, Pilot Study of Diet and Microbiota: Interactive Associations of Fibers and Polyphenols with Human Intestinal Bacteria]

Em anos recentes, o pão branco foi criticado por ser um  produto com muito glúten e sem os benefícios do trigo integral. Mas esse novo estudo sugere que a história não é bem assim. 

Os pesquisadores estavam observando os efeitos de alimentos sobre os tipos de micróbios que vivem em nossos intestinos. Eles coletaram dados sobre as dietas de 38 adultos saudáveis e em seguida analisaram as bactérias presentes em suas amostras de fezes. Ei, é pela ciência!

Acontece que os voluntários que se ingeriam pão branco tinham mais lactobacilos, um tipo de bactéria que afasta transtornos digestivos. Parece que o amido e as fibras desse tipo de pão são bons para esses microrganismos.

Mas antes de você preparar seu almoço, outro estudo recente mostrou que a ingestão de pão branco está associada à obesidade. Então você deve observar essas descobertas com cautela.