Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Benefícios da geração de energia solar e eólica

Pesquisadores demonstram impactos positivos sobre a saúde e o ambiente 

Shutterstock
Se você quer gerar eletricidade a partir do vento ou do Sol, parece que faz sentido ir para onde há mais ventos ou é mais ensolarado. Mas parte da razão para gerar eletricidade a partir de tais recursos renováveis está a cortar a poluição originada da queima de combustíveis fósseis. E se você levar isso em conta, os melhores lugares mudam.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, somaram os benefícios da energia renovável para saúde e para o ambiente em todos os estados americanos.  Os benefícios variam entre a diminuição de doenças respiratórias graças à menor quantidade de fuligem até a mitigação efeitos de mudança climática.

Quando se consideram todos os fatores, um painel solar em Nova Jersey oferece benefícios mais geralizados do que a energia fotovoltaica no Arizona, estado muito mais ensolarado.

A diferença se resume ao que a energia renovável substitui. Por exemplo, uma turbina eólica em West Virginia, que reduz a queima de carvão, evita 33 vezes mais danos à saúde e ao ambiente do que a mesma turbina eólica na Califórnia. A análise foi publicada no Proceedings of National Academy of Science.

Então, onde é o melhor lugar para colocar energia renovável? De acordo com este estudo, [os americanos] precisam construir parques eólicos em Indiana. Eles vão se encaixar muito bem nas plantações de milho.

-David Biello

Link de acesso à análise: 

http://www.pnas.org/content/early/2013/06/19/1221978110.abstract