Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Prêmio Nobel de Física de 2014

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura dividem o Nobel de Física pela invenção de nova fonte de luz branca

Divulgação
Por Steve Mirsky

“O prêmio deste ano é luminoso” – Staffan Normark, Secretário Permanente da Real Academia Sueca de Ciências.

A Real Academia Sueca de Ciências decidiu conceder o Prêmio Nobel de Física de 2014 ao Professor Isamu Akasaki da Universidade Meijo, em Nagoya, e da Universidade de Nagoya, Japão; ao Professor Hiroshi Amano da Universidade de Nagoya, Japão; ao Professor Shuji Nakamura da University of California, Santa Barbara, pela invenção de eficientes diodos emissores de luz azul, que permitiram brilhantes e econômicas fontes de luz branca. 

LEDs verdes e vermelhos já existem há muitos anos, mas o azul estava em falta. Esta lâmpada contém três LEDs: um vermelho, um verde e um azul. Se combinarmos essas cores, obtemos a luz branca. Isso é algo que Isaac Newton demonstrou em 1671.

Segundo Professor Per Delsing, graças ao LED azul, agora podemos ter fontes de luz branca com alta eficiência energética e um tempo de vida muito longo. Atualmente, essa tecnologia está substituindo tecnologias mais antigas. De fato, muitos já carregam essa tecnologia no bolso. A lanterna, e também a tela, de smartphones modernos usam a tecnologia LED.

– Steve Mirsky