Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Projeto da USP tira dúvidas sobre o DNA

Hotsite e cartazes explicam o que está e o que não está nos genes

Scientific American Brasil

Apesar de os grandes avanços da genética terem se tornado temas cada vez mais frequentes nos meios de comunicação, grande parte das pessoas ainda tem muita curiosidade e também muitas dúvidas sobre esse assunto. O Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP (CPGH-Cel) deu mais um passo importante para a divulgação científica no campo da genética.

“Está no DNA?”, iniciada em maio de 2015, é uma série de ações de comunicação do projeto Semear Ciência que busca não só orientar público em geral sobre características como aptidão para os esportes, capacidade de aprendizado e atração sexual são definidas pelo DNA, mas também despertar ainda mais a curiosidade para essas questões.

Por meio de cartazes expostos em estações de metrô e em escolas pública, o projeto convida ao uso das hastags #estanoDNA ou #naoestanoDNA nas mídias sociais para buscar responder a perguntas sobre cada característica.
Projeto Semear/ Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP
Ao visitar o hotsite “Está no DNA?”, é possível saber como os genes expressam as características dos seres vivos, como esse processo é estudado e o que as pesquisas mais recentes nos informam a respeito da determinação genética relacionada à inteligência, à sexualidade, ao desempenho esportivo e a outros fatores.

O Semear Ciência também serve de apoio a professores do ensino básico. Os educadores têm o recurso adicional de clicar na aba “Como posso abordar esse tema com meus alunos?” para encontrar sugestões de sequências didáticas.

Em 2014 foi lançado o hotsite da primeira série do projeto, “Diferentes, mas semelhantes”, no qual os visitantes podem conhecer mais sobre os estudos genéticos e quais são os impactos desse conhecimento no tratamento de doenças. 

Os dois conjuntos de cartazes já produzidos podem ser baixados a partir dos hotsites acessíveis na página do Semear Ciência (http://genoma.ib.usp.br/educacao-e-difusao/nossos-projetos/semear-ciencia).

Ligado ao Instituto de Biociências da USP, o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP (CPGH-Cel) é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com informações do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP e do projeto Semear Ciência.