Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Reitores se unem para enfrentar crise hídrica

Universidades públicas criam organismo permanente para auxiliar gerenciamento de recursos hídricos

Reunidos em São Paulo hoje, dia 3 de fevereiro de 2015, representantes de universidades públicas de ensino superior divulgaram um documento em reconhecem a necessidade de ações efetivas de controle e conservação dos recursos hídricos e se declaram mobilizados para propor ações conjuntas para “enfrentar os cenários que se desenham em curto, médio e longo prazos”.

Além da criação de um fórum de reitores das universidades públicas do Estado de São Paulo para o debate de questões estratégicas, o documento coloca as competências na área de recursos hídricos  à disposição dos governos municipal, estadual e federal na organização das ações gerais de contingência e se compromete a adotar e compartilhar boas práticas de redução de consumo de água.

O documento também menciona a criação do Painel Técnico-Acadêmico Permanente de Recursos Hídricos (PTA-Hidro) composto por especialistas para compartilhar as soluções técnicas e organizacionais adotadas pelas universidades no planejamento, gestão e contingência da crise hídrica. O PTA-Hidro deve criar e manter uma plataforma de informações sobre os recursos hídricos no Estado de São Paulo geradas nas universidades, com amplo acesso público.

Por fim, declaram o apoio à “Carta de São Paulo”, divulgada em 11 de dezembro de 2014 pela Academia Brasileira de Ciências, que descreve o atual cenário de risco e recomenda uma série de ações a serem adotadas pelas autoridades municipais, estaduais e federais.

O documento é assinado por Adilson de Oliveira, Vice-Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Álvaro Penteado Crósta, vice-reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Eduardo Antonio Modena, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Klaus Werner Capelle, reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marilza Rudge, vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , Soraya Soubhi Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Leia a íntegra da Carta de São Paulo em Scientific American Brasil - A Exaustão das Águas. A edição especial da revista conta também om artigos dos principais especialistas em águas no Brasil abordando a estiagem que atinge a região Sudeste e recomendando medidas para contornar a crise.