Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Ruim para Insetos e Cérebros?

Pesticida comum pode interferir no desenvolvimento cerebral de crianças

David Biello
©olly/shutterstock
O pesticida cloripirifós está banido do uso doméstico americano desde 2000, mas seus efeitos ainda podem ser encontrados no cérebro de jovens próximos da puberdade. Um estudo recente usou ressonância magnética para revelar que crianças expostas ao cloripirifós enquanto ainda eram embriões tiveram alterações cerebrais que persistiram por toda a infância. [No Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em 25 de junho passado a comercialização, produção e distribuição de inseticidas fabricados com o princípio ativo cloripirifós, do grupo dos organofosforados. A proibição foi feita por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União, determinando que os produtos à base desse composto sejam retirados do mercado pelos comerciantes.]

Nos Estados Unidos pesquisadores examinaram as imagens do cérebro de 20 crianças expostas a altos níveis de cloripirifós presentes no sangue de suas mães (medidos a partir do soro do cordão umbilical) e descobriram que estavam significativamente diferentes das imagens cerebrais de crianças expostas a níveis mais baixos, relata a epidemiologista Virginia Rauh, da Escola Mailman de Saúde Pública da Columbia University, que conduziu a pesquisa publicada on-line no final de abril na Proceedings of the National Academy of Sciences USA. “Durante o desenvolvimento cerebral dessas crianças ocorreu algum tipo de alteração”, reforça Virginia.

Os 6 meninos e as 14 meninas que tiveram suas mães expostas ao cloripirifós eram de famílias dominicanas e afro-americanas de Nova York. Quando comparados com 20 crianças com as mesmas condições, mas com níveis relativamente baixos de cloripirifós no sangue do cordão umbilical, os pequenos voluntários com doses mais altas apresentaram protuberâncias em algumas regiões do córtex cerebral e afinamento em outras.

Apesar de o estudo não mapear doenças específicas ligadas a essas mudanças cerebrais, as regiões afetadas foram associadas a funções como atenção, tomada de decisões, linguagem, controle de impulsos e memória funcional. As descobertas refletem resultados semelhantes de estudos com animais sobre o pesticida, que ainda é usado na a gricultura para eliminar insetos. Lavar frutas e vegetais ajuda a remover o cloripirifós, diminuindo o perigo.
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.