Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Saturno e sua Pequena Lua

As imagens de Mimas e Saturno captadas pela sonda Cassini, da NASA, que explora o sistema solar há 15 anos.

Clara Moskowitz e SPACE.com
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
A lua Mimas aparece ao lado de Saturno, reduzida por seu planeta-pai nesta imagem. Mimas (com396 quilômetrosde diâmetro) aparece minúscula se comparada às tempestades claramente visíveis nos hemisférios dos extremos norte e sul de Saturno. A imagem foi obtida com a grande angular da sonda Cassini, em 20 de agosto de 2012. 
Uma imagem do planeta Saturno, de cair o queixo, foi recentemente divulgada pela sonda Cassini, da NASA, orbitando o gigante dos anéis.

A foto em branco-e-preto mostra o gigante gasoso inclinado, com seus famosos anéis projetando incríveis sombras sobre a atmosfera do planeta.

Um tênue ponto no topo da imagem, que você está perdoado por pensar ser uma mancha em seu monitor, é uma das luas de Saturno, Mimas. A lua, com 396 quilômetros de de diâmetro, fica minúscula ao lado de seu gigantesco pai. Quando vista de perto, Mimas tem uma gigante cratera de um dos lados, o que lhe deixa muito parecida com a Estrela da Morte dos filmes “Guerra nas Estrelas”.

As manchas mais escuras ao longo da face de Saturno são violentas tempestades em sua atmosfera de hélio e hidrogênio, explicaram pesquisadores.

A sonda Cassini observa o lado sem iluminação dos anéis, a partir de um ângulo de aproximadamente 19 graus abaixo do plano dos anéis. O lado norte do planeta em si está para cima, e inclinado 27 graus para a esquerda.

A Cassini foi lançada em 1997 junto com o módulo de aterrissagem Huygens. A sonda chegou a Saturno em 2004 e lançou Huygens na superfície da enorme lua Titã, em 2005. A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto da NASA, da Agência Espacial Européia, e da Agência Espacial Italiana.

No mês passado a Cassini comemorou o aniversário de 15 anos de seu lançamento, e já percorreu mais de 6,1 bilhões de quilômetros durante seu tempo no espaço. A sonda já registrou mais de 300 mil imagens do sistema saturniano, que inclui o planeta anelado e suas mais de 60 luas conhecidas. 

 

sitesciam08nov2012
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.