Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Site de ciência cidadã permite explorar a história da vida

Jogos e vídeos fazem parte de um kit interessante e bem cuidado de ferramentas

DIVULGAÇÃO
O NOVA Evolution Lab é um jogo online gratuito que ajuda jogadores a explorar a história da vida na Terra para compreender o processo por trás dela: a evolução. A filogenética – o estudo das relações evolutivas entre espécies – é explorada com profundidade enquanto jogadores avaliam similaridades nas características e no DNA de espécies e conduzem suas próprias investigações em uma árvore virtual da vida com mais de 70 mil espécies. No processo, jogadores podem assistir a curtos vídeos animados que explicam as evidências da evolução e as ilustram com exemplos específicos.

Os dois principais componentes do Evolution Lab, Build a Tree (Construa uma Árvore) e Deep Tree (Árvore Profunda), foram desenvolvidos pelo projeto Life on Earth da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. O Life on Earth é um projeto financiado pela Fundação Nacional de Ciências liderado pelo pesquisador Chia Shen, diretor do Laboratório Scientists’ Discovery Room (SDR). A equipe de Shen, que inclui o desenvolvedor Florian Block e colaboradores de todo o país, trabalhou durante vários anos para encontrar as maneiras mais eficientes de produzir a árvore em um espaço aberto para explorar como a vida se formou e continua a evoluir.

 Detalhes do Projeto


  • DIRETOR CIENTÍFICO: Chia Shen

  • AFILIAÇÃO CIENTÍFICA: Projeto Life on Earth, Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard

  • PERÍODO: Em andamento

  • TIPO DO PROJETO: Processamento de dados

  • CUSTO: Gratuito

  • NÍVEL ESCOLAR: Todas as idades

  • TEMPO NECESSÁRIO: Variável

  • COMO PARTICIPAR:


Para mais informações, visite a página NOVA Evolution Lab.

O que é a Ciência Cidadã?

Pesquisas frequentemente envolvem equipes de cientistas colaborando em diferentes continentes. Agora, usando o poder da Internet, não-especialistas também estão participando. A Ciência Cidadã se encaixa em muitas categorias. Um projeto pioneiro foi o SETI@Home, que fez uso do tempo computacional ocioso de milhões de participantes na busca por vida extraterrestre. Cientistas cidadãos também agem como classificadores voluntários de objetos celestes, como no Galaxy Zoo. Eles realizam observações do mundo natural, como no Great Sunflower Project. E até resolvem quebra-cabeças para projetar proteínas, como no FoldIt. Todos nós adicionaremos projetos regularmente – e por favor conte-nos sobre outros que você gostar.