Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Vegetais faziam parte da dieta dos neandertais

Pesquisadores encontram indícios de ingestão de vegetais por neandertais habitualmente carnívoros

 

Shutterstock
Por Cynthia Graber

Quando o assunto é a dieta Neandertal, havia um consenso: eles comiam carne. Muita carne. Mas agora parece que neandertais se alimentavam de muitos vegetais também.

Pesquisadores tiveram muitas dificuldades para discernir a dieta dos neandertais. Eles avaliaram isótopos de carbono e hidrogênio em ossos, mas esses elementos só correspondiam a alguns tipos gerais de proteínas. Até mesmo restos de plantas em dentes de neandertais poderiam ter ido parar lá porque carcaças de animais continham traços de sua última refeição vegetariana.

Então os pesquisadores usaram evidências à prova de falhas – eles estudaram os restos fecais de neandertais em um sítio de escavação no sul da Espanha, chamado de El Salt. Neandertais moravam por lá há cerca de 50 mil anos.

Os pesquisadores analisaram as amostras em busca de compostos químicos que só podem ser resultado do metabolismo de colesterol oriundo de carnes, ou do metabolismo de plantas.

Todas as cinco amostras apresentaram evidências do consumo de carne. Duas delas, porém, revelaram a digestão de plantas. O que significa que os neandertais de fato experimentavam vegetais, como tubérculos e castanhas. O estudo foi publicado no periódico PLoS ONE. Ainara Sistiaga et al, [The Neanderthal Meal: A New Perspective Using Faecal Biomarkers]

Os cientistas pretendem usar a mesma técnica para examinar amostras de solo em um sítio com 1,8 milhão de anos na Tanzânia. Eles esperam que quaisquer fezes restantes sirvam como tabela nutricional.  

SA 27jun2014

sciambr1jul2014