Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Viagem a Marte

Depois de aproximadamente oito meses dentro uma nave pequena e fechada, a tripulação da missão Mars500 está se aproximando do ponto alto da viagem

John Matson
Diagram of the Mars500 enclosure: IBMP
Depois de aproximadamente oito meses dentro uma nave pequena e fechada, a tripulação da missão Mars500 está se aproximando do ponto alto da viagem – a chegada e o desembarque no Planeta Vermelho. Eles vão passar dez dias lá, explorando a superfície em uma serie de excursões, antes de voltar à nave e iniciar a longa jornada de volta para casa.

Em nenhum momento dessa missão exploratória, contudo, os seis membros da Mars500 vão de fato deixar a superfície da Terra. Toda a missão é uma simulação, que acontece em uma série de cápsulas no Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia, em parceria com a Agência Espacial Européia. Mas o isolamento e o confinamento apertado impostos são reais, ainda que a viagem em si mesma não seja.

O programa Mars500 é um teste para simular alguns dos efeitos mentais e psicológicos que uma tripulação real com destino a Marte teria que enfrentar durante uma longa jornada em alojamentos compactos. (Outros males físicos, como perigosos níveis de radiação e o atrofiamento causado pela ausência de peso (microgravidade) também estariam em jogo numa missão real a Marte). Os seis homens – três russos, um chinês, um italiano e um francês – entraram na instalação de 550 metros cúbicos em junho de 2010, e o plano é que fiquem dentro dela até o fim da viagem simulada de ida e volta a Marte, em novembro de 2011.

No dia 12 de fevereiro, três membros da tripulação vão “chegar” em Marte em seu módulo de aterrissagem, enquanto outros três permanecem na espaçonave principal. Em 14 de fevereiro, eles vão começar a explorar a superfície simulada de Marte [anexo marrom no diagrama acima], uma câmara de 1.200 metros cúbicos onde a tripulação usará trajes espaciais. Para aumentar o realismo, toda a comunicação com o controle da missão passará por um atraso artificial de 20 minutos para imitar o tempo de viagem da luz entre Marte e a Terra.

A Mars500 não é o primeiro experimento que encerra seres humanos em uma estrutura fechada. A missão se baseia num projeto piloto de 105 dias que aconteceu em 2009. E, nos anos 1990, houve o Biosphere 2, no Arizona, Estados Unidos.