Reportagem
edição 111 - Agosto 2011
« 1 2 3 4 5 6 »
A Fascinante evolução do olho
Cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos
por Trevor D. Lamb
Cicatrizes da Evolução - O olho dos vertebrados, longe de ser concebido de forma inteligente, contém inúmeros defeitos que atestam a sua origem evolutiva. Entre os defeitos que degradam a qualidade da imagem, estão uma retina invertida, que força a luz a atravessar corpos celulares e fibras nervosas antes de atingir os fotorreceptores 1 ; vasos sanguíneos que se espalham pela superfície interna da retina, provocando sombras indesejadas 2 ; fibras nervosas que se juntam, projetam-se numa abertura única na retina e viram o nervo óptico, criando um ponto cego 3 .
[continuação]

O sistema ocular dos mamíferos também apresenta indícios intrigantes de sua origem evolutiva durante o desenvolvimento embrionário. Benjamin E. Reese e seus colaboradores da University of California em Santa Barbara constataram que os circuitos da retina de mamíferos começam um pouco como o dos peixes-bruxa, , com os fotorreceptores conectando-se diretamente com os neurônios de saída. Então, em um período de semanas, as células bipolares amadurecem e se inserem entre os fotorreceptores e os neurônios de saída. Essa sequência é exatamente o padrão de desenvolvimento esperado para confirmar se a retina de vertebrados evoluiu de um órgão de duas camadas, acrescentando poder de processamento e componentes de formação de imagens. Portanto, parece perfeitamente plausível que esse estágio inicial e simples de desenvolvimento representa o resquício de um período de evolução anterior à criação do circuito de células bipolares na retina e antes do surgimento do cristalino, córnea e músculos .
« 1 2 3 4 5 6 »
Trevor D. Lamb Trevor D. Lamb é pesquisador do departamento de neurociência da John Curtin School of Medical Research e do ARC Center of Excellence in Vision Science da Australian National University, em Canberra, Austrália. Sua pesquisa se concentra nos fotorreceptores bastonetes e cones da retina de vertebrados.
Veja aqui todas as reportagens publicadas neste site!