Sciam
Clique e assine Sciam
Reportagem

Terra Febril: dez imagens de um mundo em aquecimento

Os impactos do aquecimento global começaram a aparecer em todo o mundo, do encolhimento de geleiras à elevação do nível dos mares

David Biello
© 2007 BY GARY BRAASCH
DERRETIMENTO DO GELO ANTÁRTICO: Alguns geleiras imensas na Antártida, como a Marr Ice Piedmont nesta foto, estão encolhendo e correndo para o mar em uma velocidade maior. Algumas plataformas de gelo, como a Larsen B, se desintegraram
O Glacier National Park nos EUA poderá em breve perder a razão de seu nome. A primavera chega mais cedo em alguns pontos do Ártico. E 11 dos últimos 12 anos ficaram entre os mais quentes desde que o registro das temperaturas começou a ser feito, em 1850.

A mudança climática se tornou não apenas um problema para as futuras gerações, mas um evento atual que prenuncia catástrofe. Os efeitos do aquecimento global podem ser constatados no recuo das geleiras, nos animais e plantas ameaçados e na elevação dos níveis dos mares. Tratar o problema exigirá que a humanidade reduza as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa que aquecem nosso mundo, além de se adaptar a um clima que já está em estado de fluxo, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

A necessidade de soluções inteligentes é evidente. Ela pode ser vista nas imagens, a maioria registrada pelo fotógrafo Gary Braasch e publicada em seu livro Earth Under Fire: How Global Warming is Changing the World (University of California Press, 2007), que narra alguns dos impactos da mudança climática ao redor do mundo.
MULTIMÍDIA: Veja o slideshow com 10 imagens de um mundo em aquecimento.