6º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão 2005

6º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão
  • Comissão Organizadora
  • Cleber Papa - Presidente
  • Felipe Andrade e Silva
  • Gilberto Chaves
  • Maria Sylvia Nunes
  • Rosana Caramaschi

O desafio do canto erudito no Brasil

O Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão começou a ser realizado há seis anos pelo Governo do Estado do Pará, através da SECULT - Secretaria Executiva de Cultura, uma parceria com a São Paulo ImagemData, que conseguiu superar inúmeras barreiras naturais na busca de estabelecer critérios de qualidade, visão de futuro, entre outros fatores.

O Bidu Sayão, desde que foi criado e numa referência particularmente brasileira, tornou-se um símbolo das possibilidades que um cantor pode ter ao lembrarmos os sucessos da soprano que empresta seu nome ao projeto. Há, portanto, uma orientação para que o concurso promova a exibição pública dos cantores participantes, principalmente daqueles que estiverem classificados para as finais, o que não impede, entretanto, que outros candidatos, mesmo com dificuldades vocais no momento da competição, possam ser reconhecidos e estimulados para seu crescimento. O que pudemos observar como resultado prático destes últimos cinco anos é que a grande maioria dos finalistas do concurso passou a integrar com mais freqüência novas produções de ópera, concertos com as principais orquestras brasileiras e, não raro, recebe convites logo após sua participação no Bidu Sayão. É óbvio que, se, por um lado, o concurso é uma importante referência de qualidade, por outro, não podemos imaginá-lo como a solução em si. São os regentes e diretores de casas de espetáculo, sensíveis ao esforço da competição e dos artistas participantes, que, por sua vez, os apóiam e promovem. Também não podemos esquecer a natureza do talento artístico que diferencia cantores, os impulsiona, os leva aos agentes certos e os coloca nos palcos nacionais e internacionais. Podemos dizer assim que a participação no Concurso Bidu Sayão é um momento importante da carreira de um artista. Seja para torná-lo conhecido, para ratificar seu patamar de qualidade, para abrir mercado no Brasil e na América Latina para estrangeiros ou até como preparação inicial para novos talentos que têm nele a oportunidade de trocar experiências, aprender estilos e ampliar seus horizontes.

O 6º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão está sendo realizado com este espírito e com a convicção de todos os seus dirigentes de oferecer uma importante contribuição para que o canto seja foco de atenção de todos: artistas, produtores, realizadores, diretores de casas de espetáculo e, principalmente, do público.

SECULT – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará
São Paulo ImagemData

WebDesignSobe ↑