Ensaio Aberto

Cleber Papa

Porque participar de Concursos de Canto.
Porque participar do Concurso Bidu Sayão. português Português english English español Españolitaliano Italiano

O Concurso Bidu Sayão será realizado no mês de Maio de 2008 para prestar mais uma vez, uma homenagem à maior estrela brasileira do Canto. Bidu Sayão nasceu em 11 de Maio de 1902.

A criação do Concurso em 1999 dava os primeiros passos para uma iniciativa que se ampliaria e agora no seu oitavo ano continua revelando talentos nacionais e internacionais, sem jamais perder de vista a sua homenageada.

Bidu Sayão, possuidora de inegável talento, estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro aos 18 anos, contrariando a vontade dos pais que não queriam vê-la seguindo uma carreira artística.

Se as pressões sociais e familiares impediram o desenvolvimento de vários artistas no passado, hoje vencer outros obstáculos é o que determina o futuro.

Bidu Sayão, um modelo inspirador permanente, após sua estréia, continuou por 16 anos estudando e cantando em vários lugares do mundo, reconhecida e famosa, até estrear nos Estados Unidos (1936) onde sua carreira de fato ganhou dimensão estrelar.

Nascida no Rio de Janeiro, Bidu Sayão estudou muito em toda a sua carreira, encarou enormes desafios, não se intimidou com as dificuldades de viver fora do país, conhecer novas culturas, novos idiomas, num ritmo constante de mudanças, dedicando sua vida à ópera.

Do mesmo modo, vários cantores tentam encontrar seu caminho. Algumas destas oportunidades surgem sempre que o cantor é ouvido pelas pessoas certas e para isto, são necessárias audições para agentes, diretores artísticos dos teatros e profissionais que possam apoiar sua carreira.

Este é o conceito que norteia os Concursos de Canto relevantes que têm como principais objetivos promover os jovens talentos, oferecer oportunidades de aprendizado, troca de experiências e, idealmente, ofertas de trabalho.

Para o jovem cantor de talento e potencial, os concursos são fundamentais para o amadurecimento. Mais do que se concentrar na música, no texto, na interpretação, o cantor é desafiado a lidar adequadamente com suas emoções, medos e ansiedades. Conseguindo, estará com grande parte dos seus problemas resolvidos. Os Concursos de porte são instrumentos importantes para que o cantor sobreviva às pressões complexas.

Esta é uma das razões porque concursos diferem uns dos outros e alguns se tornam relevantes no tempo. Nestes, os candidatos sabem que serão julgados com imparcialidade, de forma séria e criteriosa.

No Concurso Bidu Sayão nossa proposta é estimular o acesso de candidatos de qualquer origem, com talento e potencial de desenvolvimento, procurando criar as condições mais adequadas para que as apresentações se tornem parte de um processo natural de crescimento.

O corpo de jurados é formado por profissionais relevantes, preferencialmente ligados a teatros de ópera ou orquestras, habituados aos parâmetros e critérios internacionais e que possam contribuir para a melhor – mais justa e profissional – decisão final.

Ao lançarmos a oitava edição do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, estamos convictos de que temos um longo caminho pela frente e que a cantora que o nomeia continuará sendo uma referência permanente.

 

Cleber Papa
Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão
Presidente

WebDesignSobe ↑