Publicidade

 
Ópera
O Guarani
 
Lisboa 2000 Autor Ficha Técnica Elenco Retorno 1880

  Lisboa, 2000

Carlos Gomes

- Biografia
Veja Fotos/See Photos
Projeto Carlos Gomes

Títulos:
- Colombo
- O Condor
- O Escravo
- Fosca
- O Guarani
- Joana de Flandres
- Maria Tudor
- A Noite do Castelo
- Salvador Rosa
 

Sinopse
Sofia, 1996
Fotos/Photos
Manaus, 2000
Fotos/Photos
Lisboa, 2000
Fotos/Photos
Belo Horizonte, 2002
Fotos/Photos

0 descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral tem sido neste ano de 2000 o eixo da actividade da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Mal designada efeméride. Em 1500 não havia Brasil. A sua construção, a sua invenção foram acontecendo aos poucos e poucos, de 1500 até a independência em 1822. Porque não havia uma pré-existente nação à espera de ser descoberta – "achada", que "achamento" foi o que escreveu Pêro Vaz de Caminha. Essa imensa realidade que é hoje o Brasil fez-se, cresceu e encontrou o seu espaço ao longo de uma acção essencial dos Portugueses. A atestá-lo aí está a unidade da língua. A presença do Brasil não poucas vezes assume formas musicais. Música logo nos tempos primitivos, com os marinheiros de Pedro Álvares Cabral bailando nas praias de Porto Seguro. Os tempos e as múltiplas influências de formas musicais populares e eruditas levaram a criação de uma entidade própria, que teve a sua autonomização já neste século, sobretudo corn Heitor Villa-Lobos e com outros compositores contemporâneos. Mas isso tem urn passado e uma história. Que passa pela música barroca, de grande pujança, que passa pelo gosto dos Braganças levando para li o que se fazia em Lisboa, pelas cidades onde pré-românticos e românticos se afirmam, que passa mesmo pelos gostos do imperador-compositor Pedro I. Que nos mostram o que vai sendo o Brasil.

As formas musicais operísticas oitocentistas no Brasil foram marcadas pela ltália. Pela ltália de Verdi, como não? E no palco doTeatro alla Scalla fulge o talento de António Carlos Gomes, brasileiro nascido em Campinas (São Paulo), em 1836. Que instalado em ltália em 1863, aí desenvolve uma obra notável.

Obra de saber italiano, coma teria que ser. Mas Carlos Gomes introduz temas e sonoridades brasileiras nas suas obras. De Il Guarany (1870) ao Lo Schiavo (1889), vai ser um caminho que talvez mereça ser dito miscigenado. Mistura orgânica de temas brasileiros com música européia. Com sonoridades exóticas.

Ao romancista José de Alencar pede Carlos Gomes o tema literário de 0 Guarani (1851), numa procura do simbólico que mistura portugueses com índios sob a ameaça de castelhanos. É uma parte da formação histórica do Brasil que quer contar. O italiano Antonio Enrico Scalvini saberá construir um libreto dramaticamente notável. E a ópera tornou-se num imenso êxito, que chegou a Portugal em 1880, sendo a qualidade do autor devidamente reconhecida corn festejada passagem por Lisboa em 1895. Pouco depois será o retorno ao Brasil, os trabalhos para as comemorações colombinas, a direcção do Conservatório de Música de Belém do Pará e a morte (1896).

Porque se pensou que era preciso despertar a atenção para se descobrir o Brasil na imensa variedade da sua música erudita, no dia 9 de Março de 2000 foram tocadas obras de Heitor Villa-Lobos na lgreja da Graça em Santarém, em homenagem a Pedro Álvares Cabral. E agora teremos Il Guarany de Carlos Gomes no Teatro National de São Carlos. lniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, é esta uma forma – e não menor – de contribuir para que se conheça o Brasil em toda a sua variedade e pujança.

Joaquim Romero Magalhães
Comissário-Geral da Comissão Nacional para as
Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

Home



Lisboa 2000 Autor Ficha Técnica Elenco Retorno 1880