Publicidade

 
Ópera
O Guarani
 
Sofia, 1996 Ficha Técnica

  Sofia, 1996

Carlos Gomes

- Biografia
Veja Fotos/See Photos
Projeto Carlos Gomes

Títulos:
- Colombo
- O Condor
- O Escravo
- Fosca
- O Guarani
- Joana de Flandres
- Maria Tudor
- A Noite do Castelo
- Salvador Rosa
 

Sinopse
Sofia, 1996
Fotos/Photos
Manaus, 2000
Fotos/Photos
Lisboa, 2000
Fotos/Photos
Belo Horizonte, 2002
Fotos/Photos

Em 96, Carlos Gomes foi homenageado com duas grandes montagens de sua ópera O Guarani. A primeira, pela The National Opera - Sofia, uma produção búlgaro-brasileira que estreou em Outubro de 1996 e a segunda, em Novembro de 1996, na abertura da temporada lírica do Kennedy Center, em Washington.

A montagem européia foi realizada pela São Paulo ImagemData e The National Opera - Sofia. A The National Opera - Sofia é uma das mais tradicionais casas européias de ópera, com inúmeras excursões para vários países do mundo e, no ano em
que completou 100 anos de atividade, e decidiu montar O Guarani, homenageando o compositor, em conjunto com produtores brasileiros. À The National Ópera coube a direção de cena do Sr. Plamen Kartaloff e a infra-estrutura de realização (orquestra, coro, ballet, solistas, cenários, figurinos), além do próprio Teatro da companhia. Para dar a O Guarani uma versão original, com características brasileiras, foram contratados o maestro Júlio Medaglia e o cenógrafo Cyro Del Nero, com a produção executiva de Cleber Papa. O maestro Júlio Medaglia, acrescenta a regência das apresentações de O Guarani ao seu curriculum de ampla participação em música, teatro, televisão e rádio, onde tem acumulado reconhecimento de todos os setores da vida cultural brasileira. O cenógrafo Cyro Del Nero, com 43 anos de vida profissional, desenvolveu os cenários e figurinos da ópera que exigiram mais de 1000 horas de pesquisa de referências e materiais. Um dos destaques do cenário foi o palco giratório, com painéis de 7 metros de altura acionados por motores, criando as ambientações em cada ato.

O Guarani, cuja produção envolveu mais de 300 profissionais, durante 11 meses de trabalho, estreou em Sofia, no dia 25 de Outubro de 1996 e teve suas apresentações registradas em vídeo e áudio.

Home
Sofia, 1996 Ficha Técnica