Publicidade

 
Macbeth
Ópera
 
Sinopse

 

 
Macbeth (sinopse)
Belém, 2002
Fotos/Photos

São Paulo, 2002
Fotos/Photos

Voltando de uma batalha, Macbeth e Banquo,ambos generais do exército do Rei Duncan, encontram um grupo de feiticeiras. Macbeth é saudado profeticamente como Guerreiro de Cawdor e Rei da Escócia ,e Banquo, como pai de um futuro rei.

Um servo traz a mensagem de que "Sir de Cawdor" fora enforcado e que todas suas terras e título passam a Macbeth. No castelo, a ambiciosa Lady Macbeth lê com satisfação a carta de Macbeth relatando o ocorrido. O Rei Duncan passará a noite no castelo, e esta é a oportunidade que queria Lady Macbeth, persuadindo o marido a matar o Rei.

Macbeth comete o crime, torna-se rei, mas vive inquieto com sua consciência e também com a profecia das feiticeiras, de que um filho de Banquo - e não seu - será rei. Ele e sua mulher planejam assassiná-lo. Um bando de assassinos mata Banquo, mas seu filho Fleance escapa.

Macbeth e sua mulher dão um banquete no castelo, em comemoração ao seu reinado. Lady Macbeth canta um brinde de boas vindas aos convidados. Confidencialmente, um dos assassinos relata a Macbeth que Banquo está morto, mas que seu filho escapou. Macbeth começa a ver o fantasma de Banquo. A sua temporária perda de consciência é desculpada e encoberta por Lady Macbeth, que continua com o brinde.Mas Macbeth tem uma outra crise, e se dirige cada vez mais agressivamente ao fantasma .O ato se acaba com um grande ensemble - convidados confusos, Lady Macbeth repetindo que os mortos não voltam e Macbeth decidido a consultar novamente as feiticeiras.

Em uma caverna escura Macbeth indaga às feiticeiras sobre seu futuro.Três aparições se revelam. A primeira é a cabeça de um guerreiro, que previne Macbeth contra Macduff. A segunda , é uma criança ensangüentada, que diz a Macbeth que não deve temer à ninguém nascido de uma mulher. A terceira é uma criança coroada trazendo um arbusto na mão, que lhe diz que ele será forte e glorioso, até que o bosque de Birmane se mover e vir até ele.

Depois, aparece um cortejo de oito reis, sendo o último Banquo, que traz um espelho na mão. Entra Lady Macbeth e toma conhecimento das aparições. Ambos declaram com violência uma terrível disposição de eliminar impiedosamente qualquer opositor.

Um grupo de refugiados comenta a opressão que sofre a Escócia sob o reinado de Macbeth. Macduff que teve sua mulher e filhos assassinados pelo tirano, expressa sua dor em uma bela ária.

Malcolm, líder da força inglesa, determina que cada soldado corte um galho de árvore e o carregue consigo, investindo contra Macbeth.

Nesta noite, Lady Macbeth agita-se sonâmbula, blasfemando contra o próprio remorso que a leva à loucura e morte. Macbeth é informado de que sua mulher está morta. Se prepara para combater seus inimigos, acreditando na idéia da invencibilidade. Soldados o informam de que o bosque de Birmane está se movendo. Na batalha, Macduff encontra Macbeth e investe contra ele. Macbeth brama que ninguém nascido de mulher poderia matá-lo. Macduff diz que "foi arrancado do ventre de sua mãe", e o fere mortalmente. A ópera acaba com um coro vitorioso dos escoceses liberados.

Home