Wolfgang Amadeus Mozart

Vida e Obras de Mozart

1756

27 jan Nasce Mozart em Salzburgo às 8h da noite.

28 jan Batizado Joannes Chrysost [omus] Wolfgangus Theophilus.

1º set Comperece pela primeira vez como intérprete na universidade de Salzburgo, em drama musical de J.E Eberlin.

1762

12 jan L. Mozart viaja com dois filhos para Munique. Eles tocam na presença do eleitor Maximiliano José III.

18 set A família viaja para Viena, onde chega em 6 de out.

13 out As crianças tocam na corte, apresentando-se quase todos os dias.

21 out Wolfgang adoentado com eritema nodoso.

5 nov Eles tocam para o Dr. Von Bernhard, que cuidara de Wolfgang durante sua doença.

11 dez A família viaja para Pressburg (Bratislava), mas retorna a Viena e volta a Salzburgo (31 dez).

1763

5 jan Chegam em casa e o menino permanece de cama por uma semana com febre reumática.

9 jun Primeira viagem pela Europa em carruagem própria e com um criado, Sebastian Winter. A primeira escala é em Munique, onde tocam na corte (13 jun) das 8 às 11h da noite. Após quatro concertos, partem (22 jun) para Augsburgo (três concertos públicos) e seguem para Frankfurt-am-Main. O pai de Goethe paga 4 florins e 7 Kreutzer para ouvirem as crianças tocarem (18 ago). Em outubro a família permanece em Bruxelas.

18 nov Estão em Paris, na rue St. Antoine, com o conde Von Eyck.

1764

1 jan Concerto na presença do rei Luís XV. Os Mozart permanecem em Paris por cinco meses; Wolfgang publica sua primeira música.

27 abr Jorge III recebe a família em Londres. Por um concerto recebem 24 guinéus. As crianças dão muitos concertos, mas Leopold adoece. Mudam-se para Chelsea (6 ago) e ali permanecem até setembro J.C. Bach auxilia os Mozart. Wolfgang compõe as primeiras sinfonias, algumas apresentadas em um concerto em Londres (21 fev 1765).

1765

18 jan Wolfgang dedica suas sonatas op.3 à rainha. Para ganhar algum dinheiro, as crianças dão concertos diários durante uma semana, das 12 as 15h em "The Swan and Harp" antes de deixar Londres (7 jul).

1º ago Chegada em Calais, onde sua carruagem os aguarda. Em Lille pai e filho adoecem (angina). Em Haia Nannerl contrai febre tifóide (12 set) e Wolfgang executa o primeiro concerto sozinho. Uma semana após o reestabelecimento de Nannerl, Wolfgang é contagiado (15 nov) e fica doente por dois meses. Durante a permanência na Holanda, Wolfgang publica seis sonatas para teclado e violino (k26-31).

1766

mai Depois de concertos em Utrecht, Amsterdã e Antuérpia, eles viajam via Bruxelas para Paris (10 mai). Permanecem por dois meses. Wolfgang é retratado por M.B Ollivier tocando cravo em um chá do príncipe Conti.

18 jul Em Dijon, onde as crianças tocam, Wolfgang canta uma ária por ele composta. Eles viajam, via Suíça, por Munique.

9 nov Wolfgang toca na corte, mas fica doente de 12 a 21 nov. Ambos tocam novamente na corte (22 nov). Os Mozart deixam Munique e viajam para casa.

29 nov Volta a Salzburgo; ficam por nove meses.

1767

12 mar A cantata Die Schuldigkeit des ersten Gebots , de Wolfgang, é apresentada na corte arquiepiscopal; ele recebe uma medalha de ouro e 12 ducados pela obra. Leopold pede novamente licença. Em Viena há uma epidemia de varíola.. Eles fogem para a Boêmia (23 out), mas o menino contrai ali a doença. É tratado em Olmütz (Olomouc) pelo dr. J. Wolff (26 out) e recupera-se. Repousa até o natal, mas toca em um concerto (30 dez) com a irmã em uma taberna em Brünn (Brno). Wolfgang se aborrece com a intonação imprecisa dos trompetistas.

1768

10 jan De volta a Viena, dês diaz depois são recebidos na corte.

mar Apresentam um concerto no palácio do príncipe Galitzin.

set La finta semplice , uma ópera encomendada,, não é apresentada em Viena, devido a intrigas, mas em Salzburgo, 1º maio 1769. A segunda obra operística de Mozart, a opereta Bastien und Bastienne , é apresentada na casa do dr. A. Mesmer (?set/out).

7 dez Mozart rege sua nova Waisenhausmesse e um concerto para trompete perdido, k47c, na presença da família imperial, na igreja do Orfanato (Waisenhauskirche) em Viena.. Viajam de volta, via Lambach, para Salzburgo.

1769

5 fev A Missa brevis K65, de Mozart, é celebrada na Collergienkirche em Salzburrgo. Suas serenatas em ré, k100 (62a), e sol, k63, são apresentadas na universidade durante os meses de verão, e Leopold prepara uma segunda edição de seutratado de violino. Mozart compõe para seu amigo e o padre Dominicus Hagenauer a Missa Dominicus que é apresentada na igreja da abadia de São Pedro (15 out). A Carreira de Mozart progride: ele recebe o cargo de Konzertmeister (sem remuneração) na corte de Salzburgo (27 nov), mas recebe 120 ducados para uma viagem à Itália com o pai.

13 dez Deixam a cidade e viajam para a Innsbruck, onde Wolfgang toca na residência do conde Künigl (17 dez). Seguem para Verona (27 dez), onde permanecem por cerca de duas semanas.

1770

6-7 jan O pintor Savério dalla Rosa retrata o jovem Wolfgang para o melômano P. Lugiati. Mozart dá dois concertos, antes de partir com o pai para Milão, onde se hospedam no mosteiro agostiniano de São Marcos (23 jan). Os Mozart comparecem a apresentações de óperas no La Scalla de obras de Jommelli e Piccinni e conhecem G. B. Sammartini na residência do conde Firmian, governador-geral da Lombardia. Em outro sarau na residência de Firmian (18 fev) conhecem Beatrice d'este, futura nora da imperatriz Maria Tereza, e seu pai. Os Mozart continuam viajando e chegam a Florença (30 mar), Wolfgang resfriado. Mozart toca na presença do Grão-Duque Leopoldo, posteriormente imperador Leopoldo II (2 abr). Partem para Roma e chegam pouco antes da páscoa (11 abr). Na catedral de São Pedro ouvem Miserere de Allegri, que Wolfgang transcreve inteiro de memória. Um mês depois estão em Nápolis (14 mai). São recebidos pelo enviado extraordinário britânico, W. Hamilton, na residência do príncipe Kaunitz, e fazem alguns passeios turísticos, visitando Pompéia e Herculano, antes de voltar de carruagem expressa (27 horas) para Roma. O papa confere a ordem da Espora de Ouro a Wonfgang, que comparece com traje sutuoso (8 jul), custeado por Leopoldo. Dois dias depois os Mozart partem de Roma para o norte. Chegam a Bolônia (20 jul) e decidem repousar, porque o Mozart mais velho sofrera um acidente durante a viagem de Nápoles a Roma. Permanecem algumas semanas na propriedade do conde Pallavicini, perto de Bolonha (10 ago a 1º out). Wolfgang é admitido pela Accademia Filarmônica e recebe um diploma (10 out). Três dias depois deixam Bolonha e chegam a Milão (18 out). Mozart começa a trabalhar na ópera encomendada Mitridate (74a), mas encontra tempo para tocar na residência do conde Firmian (26 nov). A ópera é apresentada no Teatro Régio Ducal (26 dez) e faz grande sucesso. Mozart rege as três primeiras exibições.

1771

5 jan Mozart recebe outro diploma, desta vez da Academia Filarmônica de Verona. Durante o Carnaval estão em Veneza (11 fev). Mozart dá muitos concertos. De Milão chega um contrato para outra ópera, Lucio Silla. Depois de mais de 15 meses, retornam a Salzburgo (28 mar). No verão partem novamente para Milão, chegando ao anoitecer (21 ago). Mozart recebe o libreto para a ópera Ascanio in Alba. Um mês depois começam os ensaios e a estréia é novamente no Teatro Régio Ducal (17 out), para celebrar o casamento da princesa Beatrice d'Este com o arquiduque Ferdinando. No dia anterior foi apresentada Ruggiero, ultima ópera de Hasse. Mozart é recebido pelo arquiduque, que deseja contratá-lo mas a imperatriz é contrária à idéia. Pai e filho retornam a Salzburgo, onde chegam (15 dez) um dia antes da morte do arcebispo Schrattenbach.

1772

14 mar É eleito um novo arcebispo, conde Hieronymus Colloredo. Para a investidura (29 abr), Mozart compõe II sogno di Scipione.

21 ago Colloredo confirma o cargo de Mozart como Konzertmeister e paga-lhe um salário anual de 150 florins. Em outubro ele e o pai obtêm do arcebispo licença para viajar novamente a Milão. Chegam (4 nov) para os ensaios de Lucio Silla, que é apresentada no dia seguinte ao Natal.

1773

17 jan O famoso castrato Venanzio Rauzzini canta o moteto Exsultate, jubilate na igreja Theatine em Milão. Em março estão de volta a Salzburgo. Na primavera a família muda-se para seu novo e grande apartamento na Hannibal-Platz (atualmente Makart-platz). Em julho Leopold e Wolfgang novamente viajam para Viena. Ele conta com cargo ali, mas uma audiência com a imperatriz (5 ago) não obtem êxito. Wolfgang dá concertos nas residências do dr. Mesmer e do dr. Auenbrugger, e toca em igrejas, mas eles retornam a Salzburgo (27 set) de mãos vazias. Primeira versão de Thamos, König in Ägypten.

1774

Mozart compõe serenatas, concertos e missas muito condensadas para agradar ao arcebispo reformista, até receber outra encomenda de Munique, de ópera ( la finta giardineira ). Eles viajam a Munique para os ensaios (6 dez).

1775

A estréia ( la finta giardineira) é adiada de 29 dez para 5 jan. Nannerl reúne-se ao pai e irmão em Munique (4 jan). Ela perde uma apresentação dos arranjos de Wolfgang (k125) e do pai para Litaniai de venerabili; ambas as composições são executadas no dia de Ano Novo. A ópera é finalmente apresentada no Salvatortheater (13 jan) e obtem grande sucesso. Leopold rege as missas de Wolfgang; Misericórdias Domini, k22 (205a), é apresentada, mas os concertos não resultam em nenhuma nomeação. Em breve os três Mozart estão de volta a Salzburgo (7 mar). O arquiduque Maximiliano visita o arcebispo e Wolfgang proporciona a música para a sua recepção. Ele compõe muitas serenatas, missas e concertos para violino.

1776

3 jan Apresentação de partes adicionais de Thamos, König in Ägypten.

21 jul Apresentação da Serenata Haffner, na celebração do casamento de Marie Elisabeth Haffner.

1777

ago Mozart frustra-se Salzburgo e solicita licensa ao arcebispo. O irritado Colloredo demite ambos os Mozart de seu serviço. No fim Leopold permanece e Wolfgang parte (23 set) com a mãe em sua carruagem (sege). Viajando via Munique a Augsburgo, onde Wolfgang acha sua prima, Maria Anna Thekla, "a Bäsle", muito divertida, chegam a Manneheim (30 out). Wolfgang apaixona-se por Aloisia Weber e passa ali quase cinco meses na esperança de obter um compromisso. Enquanto isso, Leopold aflige-se em Salzburgo e exorta o filho a seguir para Paris.

1778

23 mar Por fim Mozart deixa a contragosto os Weber e parte com mãe. Levam nove dias para viajar até Paris, onde o conflito entre os partidários de Gluck e os de Piccinni está no auge.

11 jun Lês petits riens, musica para Balé de Mozart, é apresentada no Grand Opéra, e um dia depois sua nova sinfonia em ré maior, k297, na residência do conde Sickingen. No Concert Spirituel a sinfonia é novamente bem recebida (18 jun). Mas sua mãe morre (3 jul) e, além de interpretar suas composições, não há futuro para o rapaz em Paris.

26 set Após uma estada de seis meses, ele parte de Paris, parando em Munique, onde se hospeda com a família Weber, que deixou Mannheim. Presenteia a eleitora com sua recém-impressas sonatas para violino k301-306. O pai quer sua volta; o arcebispo prometeu não só reempossá-lo como Konzertmeister, mas também nomeá-lo organista da corte, com salário generoso.

1779

Mozart, que chega a Salzburgo em meados de janeiro, recebe seu novo contrato (25 fev). Pelo salário de 450 florins, ele tem de tocar na igreja, na corte e na capela, ensinar os meninos do coro e compor a habitual música religiosa e secular requerida em Salzburgo. Em seguida chega de Munique uma nova encomenda de ópera.

1780

5 nov Mozart deixa Salzburgo e viaja para Munique. Um mês depois ocorre o primeiro ensaio de Idomeneo.

1781

27 jan O ensaio geral ocorre no dia de seu aniversário. O pai e a irmã chegam para a bem sucedida estréia. Os Mozart permanecem até o início de março e visitam os parentes em Augsburgo. O arcebispo Colloredo, instalado enquanto isso temporariamente em Viena, ordena a Wolfgang que se junte a ele.

16 mar Ele chega pela manhã e toca à tarde em um concerto. Não está satisfeito com sua posição na comitiva de Colloredo, entre os criados e os cozinheiros. Também não lhe é permitido ganhar dinheiro, e perde - porque tem de tocar para o pai do arcebispo (8 abr) - um concerto que o imperador comparece na residência da condessa Thun. Ele pede demissão, que lhe é concedida, e é posto para fora da sala (8 jun) pelo oberküchenmeister, conde Arco. Mozart aluga um quarto na casa dos Weber, que haviam se mudado para Viena, na praça São Pedro. Aloisia já está casada, mas Wolfgang está muito encantado com sua irmã mais nova, Constanze. Ele está feliz e muito ocupado.

30 jul Ele recebe o libreto para uma nova ópera, um Singspiel alemão, intitulado Die Entführung aus dem Serail. Tem alunos e dá muitos concertos. O conhecido editor musical Artaria concorda em publicar suas composições.

24 dez Clementi e Mozart têm sua famosa disputa de piano na presença de José II e da grã-duquesa russa Maria Feodorovna.

1782

abr Mozart tenta obter o consentimento do pai para se casar com Constanze, que escreve uma carta a sua futura cunhada.

26 mai Começa a série de concertos no Augarten. No final do mês está pronto o terceiro ato da ópera. A estréia ocorre dois meses depois no Burgtheater (16 jul) com grande sucesso. Mozart recebe 100 ducados.

29 jul Para seu amigo Siegmund Haffner, de Salzburgo, Mozart compõe uma nova sinfonia em ré maior, k385, executada quando Haffner é nobilitado.

4 ago Wolfgang e Constanze se casam na igreja de santo Estêvão, com relutante consentimento de Leopold.

8 out Mozart rege Die Enführung no Burgtheater, em honra do grão-duque russo e sua esposa. Um mês depois ele toca com sua aluna Josepha Auernhammer em um concerto no teatro Kärntnerthor (3 nov) É adiada uma visita a Salzburgo para o dia onomástico de seu pai.

1783

3 mar Durante o carnaval, Mozart e seus amigos apresentam uma "Masquerade" com música sua, k446 (416d), no intervalo de um baile de máscaras na Redoutensaal. Sua cunhada Aloisia Lange dá um concerto no Burgtheater com música dele (11 mar). Ele toca o Concerto para piano em dó maior, k415, e o Rondó em ré maior, k382.

23 mar José II comparece ao concerto de academia de Mozart no Burgtheater, onde Wolfgang toca o novo Rondó (k382) para seu Concerto em dó maior, k415.

9 mai Pela primeira vez em um concerto executado por Mozart, recebe uma crítica no Magazinder Musik, de Cramer, em Hamburgo.

17 jun Nasce o primeiro filho de Mozart, Raimund Leopold, e no final do mês seguinte os pais viajam a Salzburgo para visitar Leopold.

19 ago Em Viena morre o pequeno Leopold. Em janeiro Mozart ocupara-se com uma missa votiva, que nunca termina, mas a obra inacabada é executada na abadia de são Pedro (26 out). Constanze canta uma das partes de solo para soprano. Na volta para casa eles param em Linz, onde Wolfgang compõe uma nova sinfonia, k425, para um concerto no teatro (4 nov). Ele volta doente.

1784

jan Os Mozart se mudam de Judenplatz para um apartamento em Trattnerhof e Wolfgang começa a manter um catálogo temático de suas obras ( verzeichnüss) (9 fev). Durante a Quaresma, Mozart dá 17 concertos e envia a lista de assinaturas ao pai.

23 ago Em St. Gilgen (perto de Salzburgo) Nannerl se casa com Johann Baptist Von Berchtold zu Sonnenburg. Em Viena Mozart comparece à apresentação da ópera II rè Teodoro in Venezia, de Paisiello, no Burgtheater (no mesmo dia); ele sofre uma séria crise de cólica durante a apresentação e fica doente até setembro com uma infecção renal.

21 set Nasce Carl Thomas, o segundo filho. Oito dias depois os Mozart mudam-se para um despendioso apartamento em Domgasse, 5 (aluguel 450 florins por ano).

14 dez Mozart se associa aos maçons na loja "Zur Wohlthätigkeit" ("Beneficência").

1785

15 jan Haydn ouve os quartetos de Mozart, k387 atc. (os seis últimos dedicados a Haydn), em Domgasse. O pai de Mozart viaja a Viena para visitar o filho (11 fev) e Wolfgang toca seu novo Concerto para piano em ré menor, k466, em seu primeiro concerto de sexta-feira no "Mehlgrube". Perde assim a iniciação de Haydn entre os maçons na loja "Zur wahren Eintracht" ("Verdadeira Concórdia").

12 fev Outra noite de quartetos na casa dos Mozart: Haydn ouve três dos seis quartetos posteriormente a ele dedicados e cumprimenta Leopold pelos dons do filho. Mozart dá cinco concertos em fevereiro e seis em março.

13 mar Sua nova cantata Davidde penitente (adaptada em grande parte da Missa em dó menor, k427 [417a]), é apresentada em um concerto da Tonkünstler-Societät.

6 abr Leopold torna-se maçom. Wolfgang compõe a cantata Die Maurerfreude para a irmandade e ela é apresentada (24 abr). No dia seguinte Leopold deixa Viena.

17 nov Maurerische Trauermusik, de Mozart, é apresentada na loja "Zur gekrönten Hoffnung" ("Esperança Coroada") em honra de dois confrades mortos, o duque G.A. Von Mecklenburg-Strelitz e o conde F. Esterházy.

15 dez A loja dá um concerto com música de Mozart e Wranitzky, em que são executadas peças de Mozart para basset-horn (clarinete grave).

24 dez Publicados em Viena dois novos calendários com retratos de Mozart feitos por H. Löschenkohl.

1786

7 fev José II paga a Mozart 50 ducados pela música teatral para Der Schauspieldirektor, apresentada no mesmo dia na estufa de laranjas do castelo de Schönbrunn, juntamente com a pequena ópera de Salieri Prima la musica, e poi lê parole. Ambas as obras são repetidas no teatro Kärntnerthor (11 fev).

13 mar Mozart rege uma apresentação de sua ópera Idomeneo no palácio do príncipe Auersperg.

7 abr Ele apresenta o que seria seu último Concerto de academia no Burgtheater (Concerto para piano k941) e ensaia sua nova ópera Lê nozze di Figaro, que é encenada pela primeira vês no Burgtheater para um público entusiasta (1º mai). Cogita-se uma viagem à Inglaterra, mas Leopold se recusa a levar o pequeno Carl.

18 out Constanze dá à luz o terceiro filho, Johann Thomas Leopold; ele vive apenas um mês.

1787

17 jan Os Mozart viajam para Praga, onde Figaro faz extraordinário sucesso. Mozart realiza um concerto em Praga (19 jan), em que é apresentada a nova sinfonia, k504 (Praga), e depois rege Figaro no teatro (22 jan).

7 abr Beethoven chega a Viena para estudar com Mozart. A família se muda para um apartamento mais barato em Landstrasse; Mozart está doente e perde 300 florins que empresta a um amigo. Morre seu pai (28 mai) e Mozart recebe 1.000 florins dos bens de Leopold.

4 out Os Mozart viajam novamente para Praga, onde Don Giovanni é ensaiada. Figaro é apresentada para celebrar o casamento da arquiduquesa Maria Theresia com o príncipe Anton da Saxônia.

29 out Don Giovanni estréia e Mozart rege quatro apresentações.

7 dez Ele é nomeado Kammermusicus (músico de câmara) da corte, com salário de 800 florins; esperara mais. Já está em débito com M. Puchberg.

1788

7 mai Don Giovanni tem uma estréia mal-sucedida em Viena. Mozart não consegue reunir assinaturas suficientes para publicar seus três quintetos (k515 etc.). Realiza no Cassino seus últimos concertos de academia.

19 jun Morre sua pequena filha Theresia (m.27 dez 1787). Van Swieten e alguns de seus amigos aristocratas executam Acis and Galatea, de Haendel, arranjada e regida por Mozart. Durante o mês de novembroele a rege em seu próprio concerto beneficente na Jahnscher Saal.

1789

2 abr Mozart pede dinheiro emprestado a F. Hofdemel e viaja para a Alemanha com o príncipe K. Lichnowsky (8 abr). Em Dresden seu retrato é desenhado por Doris Stock. Em Leipzig ele toca no órgão da Thomaskirche e segue para Potsdam (25 abr). Em maio está de volta a Leipzig e dá um concerto (12 mai). Parte novamente para Berlim e toca para o rei Frederico Guilherme II (26 mai). A caminho de casa, pára em Praga, mas chega em Viena dois dias depois (4 jun).

16 nov Constanze está novamente grávida; outra filha (Anna Maria) nasce e morre.

22 dez No concerto da Tonkünstler-Societät, é apresentado o Quinteto com clarinete de Mozart. Ensaio privado de Così fan tutte em seu apartamento (31 dez); Haydn e Puchberg são convidados.

1790

21 jan Primeiros ensaios de orquestra no Burgtheater para Cosi; Haydn e Puchberg são novamente convidados. A estréia (26 jan) é um sucesso. Morre o imperador José II (20 fev); seu irmão Leopoldo II é o sucessor e chega a Viena procedente de Florença (13 mar). Mozart espera o posto de segundo Kapellmeister, mas é confirmado em seu cargo anterior.

12 jun Cosi fan tutte é novamente apresentada no Burgtheater e Mozart rege. No verão ocupa-se com a série de concertos de Van Swieten e adapta Alexander's feast e Ode to St. Cecília , de Haendel, k591, k592.

23 set Para a coroação de Leopoldo II, Mozart e seu cunhado Hofer viajam a Frankfurt em carruagem própria. Constanze se muda com o pequeno Carl para um apartamento em Rauhensteingasse (30 set).

15 out Em Frankfurt Mozart dá um concerto a que poucos comparecem. Ele toca em Mogúncia, assiste ao primeiro Figaro alemão em Mannhein (24 out) e chega a Munique, onde toca na presença do Rei de Nápoles (4 ou 5 nov).

1791

4 mar Mozart participa de seu ultimo concerto público na Jahnscher Saal, executando o Concerto para piano k595. Antes de 28 de abril ele solicita à magistratura de Viena o cargo de assistente sem remuneração de L. Hoffmann, Kapellmaisterde santo Estevão, com a promessa de sucedê-lo em sua morte ou aposentadoria. As autoridades concordam (9 mai).

4 jun Constanze vai com Carl para Baden, que Mozart visita, compondo ali Ave, verum corpus. Em julho surge um mensageiro para encomendar um réquiem ao compositor. Nasce Franz Vaver Wolfgang (26 jul), ultimo filho de Mozart.

28 ago Os Mozart viajam a Praga para a coroação de Leopold II como rei da Boêmia. No verão os estados boêmios entraram em contato com Mozart para que compusesse uma ópera festiva: La clemenza di Tito. Falta-lhe tempo e ele trabalha na carruagem com seu aluno Süssmayr.

2 set O imperador comparece à apresentação de Don Giovanni e, quatro dias depois, à estréia de Tito. Mozart visita em Praga a loja "Zur Wahrheit und Einigkeit" ("Verdade e Unidade"), onde é apresentada sua cantata Die Maurerfreude . De volta a Viena, Mozart termina a ópera Die Zauberflöte, que E. Schikaneder encomendara na primavera. A estréia é regida pelo próprio Mozart (30 set). Torna-se logo um grande sucesso é encenada 20 vezes em outubro; Mozart convida Salieri e sua amante a cantora Cavalieri, ao teatro. Constanze está em Baden, mas retorna no final de outubro, Mozart, estafado quando começa a compor o Réquiem, é atacado de depressão e delírios de que foi envenenado. Anima-se com o sucesso de Kleine Freimaurer-Kantate, que é apresentada na loja "Zur neugekrönten Hoffnung" (18 nov).

20 nov Mozart fica de cama e uma semana depois os drs. Closset e Sallaba discutem como tratar sua doença. Ele se sente um pouco melhor no início de dezembro e prepara um ensaio (4 dez) do ainda inacabado Réquiem. Süssmayr recebe instruções finais sobre como concluir a obra. Amigos do Freihaustheater cantam partes da obra, Mozart desempenha parte de contralto . Ao anoitecer, está lúcido; às cinco para uma da madrugada (5 dez) ele morre.

WebDesignSobe ↑