Gioacchino Rossini

Biografia

Rossini nasceu de uma familia de músicos em Pesaro, uma pequena cidade na costa Adriatica da Itália. Seu pai Giuseppe tocava trompa numa banda de música e sua Mãe Ana era cantora e filha de um padeiro. Os pais de Rossini iniciaram cedo sua formação musical e aos 6 anos ele já tocava triangulo na banda do pai.

Simpático aos franceses, seu pai foi preso em 1796, quando os Austríacos restauraram o antigo regime, pois dera as boas vindas às tropas de Napoleão quando chegaram no Norte da Itália. Giuseppe foi para a prisão e sua mãe levou Rossini para Bolonha, vivendo como uma cantora de canções e leads nos vários teatros da região. Durante este período, Rossini ficou frequentemente sob os cuidados de sua avó que não conseguia controlar o irrequieto jovem. Ele permaneceu em Bologna, enquanto seu pai viajava com a banda e sua mãe. Estudou cravo com Prinetti de Novara. Mais tarde com Angelo Tesei ampliou seus conhecimentos, passando a tocar piano e a cantar, chegando a solista de igreja aos 10 anos. Aos treze anos fez sua primeira e única aparição pública como cantor (1805) no teatro Municipal.

Em 1807, Rossini é admitido nas aulas de contraponto do Padre P.S. Mattei e depois com Cavedagni estuda cello no Conservatório de Bolonha. Aprofunda seus estudos nas sinfonias e quartetos de Haydn e Mozart. Em Bolonha ficou conhecido como “il Tedeschino” (“O Alemãozinho”) por conta de sua devoção a Mozart.  

Com o apoio do Marques Cavalli, sua primeira ópera La Cambiale di Matrimonio, foi produzida em Veneza quando tinha 18 anos. Dois anos antes recebeu o prêmio do Conservatório de Bologna por sua cantata Il pianto d’Armonia sulla morte d’Orfeo. Entre 1810 e 1813, em Bologna, Roma, Veneza e Milão, Rossini produziu várias óperas, porém todas praticamente eclipsadas pelo enorme sucesso de sua ópera Tancredi, baseada na peça homônima de Voltaire.

Rossini continuou a escrever operas para Veneza e Milão durante alguns dos anos seguintes, mas a recepção dos seus trabalhos foi, em alguns casos, insatisfatória após o sucesso de Tancredi.

Apesar disto, Rossini tornou-se diretor musical do Teatro San Carlo de Napoli. Alguns compositores como Zingarelli e Paisiello começaram a hostilizá-lo até o enorme entusiasmo com foi recebida a ópera Elisabetta Regina d’Inghilterra, com Isabella Colbran que se tornaria sua esposa.

Com Il barbieri di Siviglia, em 1816 Rossini obtém novo sucesso. Desta vez, relegando ao segundo plano a ópera homônima de Paisiello, Rossini passa a ser reconhecido ainda mais.

Entre 1815 e 1823, Rossini produziu 20 óperas. Otello foi o clímax da chamada ópera séria.

Em 1929, escreve Guilherme Tell e encerra sua carreira de compositor de ópera.

WebDesignSobe ↑