O jovem, a sociedade e a mídia do próximo milênio


A pesquisa "O jovem, a sociedade e a mídia do próximo milênio" solicitada pela Associação Mundial de Jornais (Fiej), foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, sediado em São Paulo durante os meses de jun/97 a ago/97.
Os questionários foram respondidos via Internet por pessoas de todo o mundo. Os dados foram  tabulados no Brasil e estão disponíveis a partir do dia 10 de setembro de 1997, no endereço http://www2.uol.com.br/survey/.

x Ver o resultado
da Pesquisa
? O que foi a Conferência
sobre Jornal na Educação
o Links relacionados


Conferência Internacional sobre Jornal na Educação


O que é: Conferência Internacional sobre Jornal na Educação
A Conferência Internacional sobre Jornal na Educação é um evento promovido a cada dois anos pela Associação Mundial de Jornais (Fiej) com o objetivo de promover e discutir a utilização dos meios de comunicação, especialmente dos jornais, na educação. Cada edição da conferência é realizada num país distinto e dedicada a temas diferentes. A Conferência de 1997, foi  realizada em
São Paulo, nos dias 10 e 11 de setembro, e atraiu mais de 300 especialistas no assunto e editores de jornais de todo o mundo que discutiram as expectativas dos jovens em relação à mídia do século 21 e como as inovações tecnológicas na área da comunicação poderão contribuir para a educação das novas gerações.

Promotores: Associação Mundial de Jornais (Fiej)
A Associação Mundial de Jornais é uma entidade internacional formada por empresas jornalísticas, agências noticiosas e executivos e entidades nacionais do setor originários de 73 países. Seus membros representam cerca de 15 mil publicações. A Fiej tem sua sede em Paris e desenvolve ações voltadas à defesa da Liberdade de Expressão, à promoção da mídia jornal e ao uso de jornais na educação. Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)
A Sociedade Interamericana de Imprensa é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1926 e reorganizada em 1950, com sede em Miami (EUA). A entidade é constituída por empresas jornalísticas e seus executivos de todo o continente. Seus objetivos são defender a Liberdade de Expressão, promover o desenvolvimento da imprensa nas Américas, lutar pela dignidade, os direitos e a responsabilidade da atividade jornalística e estimular o aprimoramento ético, editorial, técnico e gerencial dos meios impressos. Associação Nacional de Jornais (ANJ)
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por empresas jornalísticas, fundada em 17 de agosto de 1979. Desde 1986, sua sede está localizada em Brasília, capital do Brasil. O quadro de associados da ANJ é constituído por empresas editoras de jornais brasilieros de circulação diária e paga, editados em língua portuguesa, há no mínimo três anos sem interrupção, excluindo desses os órgãos oficiais ou dependentes de pessoas jurídicas de direito público. Atualmente, seu quadro social está composto por 105 sócios, sendo 103 jornais e dois colaboradores.

Patrocinadores: Indústrias Klabin de Papel e Celulose S/A Sun Chemical

Apoio: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) - Como o nome indica, é um organismo das Nações Unidas dedicado à educação, à ciência e à cultura. Entretanto, desde sua fundação, em 4 de novembro de 1946, dedica-se também a questões relacionadas à comunicação, em particular à Liberdade de Expressão. Sua sede é em Paris e conta atualmente com 185 países membros.




<--^