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TESTE
por Suzane Carvalho

LINHA 2011 DA FIAT GANHA NOVOS MOTORES E.torQ

TESTE DE 10 MODELOS DA FIAT COM O NOVO MOTOR E.torQ



        A FIAT apresentou e disponibilizou para teste esta semana em Campinas, a nova família de motores E.torQ 1.6 16 válvulas e 1.8 16 válvulas, ambos flex, que já está equipando a maioria de seus modelos 2011.
        EMOÇÃO, ECONOMIA, ENERGIA, ECOLOGIA, é o que o "e" propõe.



        Com exceção do Novo Uno e Uno, que usam apenas motores 1.0 e 1.4, do 500 que é importado, e do Stilo, todos os outros modelos já vêm com este motor. Não é apenas um desenvolvimento do motor antigo, mas sim, um novo motor que a FTP – Fiat Powertrain Technologies, desenvolveu a partir de um projeto da Tritec, e produz em sua fábrica em Campo Largo, no Paraná.

        Eles ficaram mais compactos que os anteriores e ganharam lay-out simples.

        O resultado deste desenvolvimento tecnológico foi bastante positivo tanto do ponto de vista econômico quanto de performance.




        Diversos componentes tiveram seu peso reduzido. Sendo mais leve, ele vibra menos. Como consequência, melhorou o consumo e o nível de emissão de poluentes.

        O compartimento onde ficam os motores nos carros, também ficou mais “clean”, e o motor ganhou espaço em torno, de forma que a refrigeração também melhorou.

        O filtro de ar agora está localizado abaixo da tampa principal do motor, e não mais ao lado dele. São menos mangueiras para manutenção.


        O coxim de sustentação do motor é hidráulico, resultando em uma transferência de vibração para a carroceria, ainda menor.

        Uma de suas principais características, é alcançar a quase totalidade de seu torque ainda em baixas rotações. A 1.500 rpm já gera 80% de seu torque máximo; e a 2.500 rpm, 93%. Andando com giro mais baixo, a economia de combustível é certa.

        O E.torQ 1.6 16V flex tem 117 cavalos de potência a 5.500 giros e torque máximo de 16,8 Kgfm a 4.500 rpm com etanol. Com gasolina, perde apenas 2 cavalos e 0,6 Kgfm.

        O E.torQ 1.8 chega a 132 cavalos a 5.250 rpm e torque de 18,9 Kgfm a 4.500 rpm com etanol, e perde também apenas 2 cavalos e 0,5 Kgfm com gasolina.


        Aqui, as principais novidades internas do motor E.torQ:

        - bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas, mais leves e resistentes
        - anéis mais leves, de baixa fricção e baixa carga tangencial
        - pistões grafitados mais leves,e com saias assimétricas, de produzem menor atrito com o cilindro, com cubo reforçado para aumentar a resistência
        - câmera de combustão com baixa relação superfície/volume, que faz diminuir o tempo de combustão e diminui o aquecimento
        - sensor contactless no corpo da borboleta drive-by-wire que elimina o contato mecânico dos componentes internos do sensor


        - coletor de aspiração passou a ser de plástico que visa a uniformização do fluxo de ar para os quatro cilindros
        - a tampa do cabeçote, também passou a ser de plático, tornando-a mais leve
        - corrente de distribuição, dispensando a necessidade de manutenção
        - tuchos hidráulicos que não necessitam de regulagem nem manutencão
        - o virabrequim tem oito contra-pesos e tem uma microestrutura especial oferecendo menor resistência, funcionamento mais suave e silencioso
        - cárter estrutural de alumínio
        - filtro de ar ecológico, em que se troca apenas as partes de papel e borracha, e não a estrutura toda.


        COMO FICARAM OS CARROS

        Tive oportunidade de andar em 10 modelos no mesmo dia, e sentir como ficou o motor em cada um deles. Aqui, as minhas impressões:

        O Palio perdeu o motor 1.8 mas não perdeu sua agilidade. Ele ficou muito esperto com o novo motor E.torQ 1.6 16V e satisfaz perfeitamente ao modelo. Dá gosto guiá-lo. Além do mais, a família Palio, que inclui ainda Siena, Palio Adventure e o Strada, ganhou também o câmbio Dualogic automático como opção.


        O Strada com motor 1.8 e leve, ficou ainda mais esperto. Como ainda tem opção do Locker, se for necessário sair de um atoleiro com o carro pesado, dificilmente você ficará na lama.

        A mudança do antigo motor 1.9 do Linea para o E.torQ 1.8 foi positiva. Tanto é possível aproveitar o torque em baixa rotação, não precisando cambiar a todo momento, quanto se pode andar a 6.500 rpm mesmo com o câmbio dualogic automático no modo “sport”. Ele melhorou de retomada e suas vibrações não são sentidas de dentro do carro.



        Para todos os carros que utilizam o câmbio Dualogic, a melhora foi ainda melhor, pois como o motor aproveita grande parte de seu torque mesmo em baixas rotações, sente-se menos o buraco entre uma marcha e outra.

        Não fiz ainda teste de consumo, mas pelo que foi apresentado, é para ser melhor do que a linha de motores que a FIAT utilizava antes.

        Minha observação final sobre todos os modelos que testei, é que o motor lhes caiu muito bem, e todos eles estão com um ajuste de suspensão muito bem equilibrado.

        O ABS da FIAT, que age individualmente em cada uma das rodas, também é eficiente e entra em ação tão logo você pressiona com força o pedal do freio.


        Fiz um comparativo interessante entre os 10 modelos que testei.

        Sem estar nas mesmas condições de um teste oficial e considerando que em estrada aberta temos ondulações, só por curiosidade, fiz de 0 a 100 Km/h e a retomada de 60 a 100 Km/h em 4a marcha.

        O mais rápido de todos, foi o Palio 1.6 16V Dualogic.



De 0 a 100 Km/h De 60 a 100 Km/h em 4ª marcha
Linea 1.8 mecânico 10.78 9.60
Linea 1.8 Dualogic 11.02 10.01
Doblò Adventure Locker 1.8 mec 13.85 13.20
Strada Adventure Locker 1.8 mec 10.54 10.20
Strada cabine dupla 1.8 mec 10.38 11.19
Siena 1.6 Essence mecânico 10.35 10.57
Siena 1.6 Dualogic 10.01 9.48
Palio Weekend 1.8 mecânico 10.26 9.35
Palio 1.6 mecânico 10.41 10.72
Palio 1.6 Dualogic 9.90 9.32





fotos: Studio Cerri


Setembro de 2010


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