SUZANE - Página oficial
SUZANE - Página oficial
SUZANE - Página oficial

Desde 1996
http://suzane.com
 
SUZANE - Página oficial
BUSCA
CURTA MINHA FAN PAGE NO FACEBOOK!
LEIA MEU BLOG NO UOL Carros!
CTPSC
SIGA-ME NO TWITTER!
VEJA-ME NO YOU TUBE!
COMUNIDADE NO ORKUT
TESTE
por Suzane Carvalho

MAIS COMPRIDO E MAIS BAIXO, NOVO SORENTO CHEGA ÀS LOJAS NESTA 2ª FEIRA



        Após vender quase 900.000 Sorentos no mundo em oito anos, a Kia mudou seu SUV médio mudando suas medidas internas e externas e deixando-o com design mais moderno.

        É de fato um desafio aliar conforto, esportividade e bom desempenho na terra, pois para cada situação é preciso uma diferente configuração de motor e suspensão.

        DESIGN
        O chefe de design da KIA, Peter Schreyer acertou no projeto. Além de receber linhas mais suaves e aerodinâmicas, deixando-o mais elegante, o carro ficou mais baixo 1,5 cm, mais longo 9,5 cm, 1 cm mais curto entre-eixos e 215 Kg mais leve. A largura total do carro se manteve a mesma, mas a bitola (distância entre os pneus dianteiros ou traseiros) aumentou em aproximadamente 4 cm. A redução no coeficiente de arrasto aerodinâmico também foi significativo: de 0,425 do modelo anterior para 0,38 no atual, e a estrutura agora é em monobloco em vez de chassi, o que fez com que o centro de gravidade baixasse em 5,4 cm!

              


        A beleza do carro é incontestável e indiscutivelmente muito bem resolvido. Suas dobras são suaves, quase imperceptíveis, mas o desenho final transpira robustez.

        Seu interior é extremamente agradável e os comandos são práticos e intuitivos, sem enrolação. Achei-o parecido comigo.

        Tem grande área envidraçada, teto solar duplo-panorâmico e desenhos em forma de colméia nas grades dianteiras e nos pára-choques.


        As ponteiras do escapamento, que normalmente fazem parte do design, estão escondidas.

        Os pára-lamas têm proteção de plástico de forma a receber o barro vindo de baixo sem prejudicar a pintura.




        CONFORTO
        Com o interior amplo, confortável, bem acabado e agradável, pode-se deixar a configuração dos bancos para duas, 3, 4, 5, 6 ou 7 pessoas. Optar pela versão de 5 lugares, seria só mesmo por uma questão de preço, pois abaixar as 2ª e 3ª fileiras de bancos para aproveitar todo o espaço interno para bagagem, é algo fácil, rápido e que não exige esforço. Na configuração 5 lugares, com a 3ª fileira de bancos abaixada, temos ainda 1.047 litros de espaço no porta-malas (a versão 2009 era 137 litros menor).

        O painel é todo analógico e muito bonito, sendo apenas o computador de bordo digital.
        O retrovisor interno recebe imagem da câmera auxiliar de manobras tão logo engatamos a ré. A imagem tem 3,5”e tem excelente definição.
        O acerto da posição do banco do motorista é total, além do acerto da altura da direção.
        O nível de ruído é baixo.
        O aferimento do velocímetro em relação ao GPS ficou com 10% de diferença.
        Um console porta-trecos imenso está entre os bancos dianteiros e os porta-copos estão disponíveis para todos os passageiros.

        A lista de equipamentos de série para todas as versões é grande: câmbio sequencial de 6 velocidades, ar-condicionado, freios com ABS, airbag, rodas de liga leve aro 18, som com controles no volante, alavanca de câmbio, volante e assentos em couro, controle remoto, computador de bordo, faróis de neblina, vidros elétricos, rede de proteção de carga, retrovisores elétricos escamoteáveis com seta, tampa para o compartimento de carga, spoiler traseiro, opção de acendimento automático dos faróis, sensor de proximidade traseiro, imobilizador, bagageiro de teto e apoio de cabeça ativos. Além de outros itens que apenas a versão mais barata não traz: retorvisor interno eletrocrômico com tela de câmera traseira, chave inteligente, airbags laterais e de cortina (10 no total), teto solar panorâmico elétrico, assento do motorista com ajuste elétrico, lanternas traseiras em LED, luz interna temporizada, faróis de Xenon com lavador e nivelamento automático, ar-condicionado para a 3ª fileira de bancos, travamento de portas sensível à velocidade e ainda luzes internas indiretas na cor vermelha, lembrando um avião.


        DESEMPENHO

        O Novo Sorento é um carro um pouco pesado de guiar, e isso tem razão de ser. Ele deixou de ser um chassi e passou a ser um monobloco. Utiliza uma estrutura rígida e unitária com 70,4% de sua construção em aço de alta resistência. Com isso, ele trabalha por inteiro, ou seja, transfere peso por inteiro. Portanto, é preciso dirigir o carro com suavidade. Se esterçar o volante de forma rápida, ele joga todo o peso de uma só vez, pois a resposta da direção é bastante rápida, e a suspensão mais dura faz com que a transferência de peso do monobloco, apesar de menor, seja mais rápida. E até as molas receberam nova calibragem para reduzir a movimentação.



        A suspensão dianteira é do tipo McPherson e montada em um sub-chassi. A traseira é independente e multi-link, também montada em um sub-chassi.

        Tanto a troca de marcha quanto a aceleração são bastante suaves e o carro não dá tranco mesmo com um motorista mais bruto.

        O carro tem muito pneu. Quer dizer, além de grande, alto e largo, tem sulcos bem profundos e são duros, e com isso, não absorve bem as irregularidades do asfalto. Acredito que isso seja para que tenha melhor desempenho quando em trecho off-road.



        A transmissão automática de 6 velocidades sequencial CVVT é fabricada pela própria KIA que diz ser esta a mais compacta caixa de câmbio do mundo. Ela permite que o motorista possa cambiar as marchas também manualmente, apesar de ter que respeitar um giro pré-definido, não aceitando “erros”, e as mudanças de marcha são realmente rápidas e suaves. Ela vem também com o sistema “neutral control” que coloca o carro em ponto morto automaticamente se você parar por alguns segundos, voltando a engatar a primeira quando você acelera.

        O escapamento vem com um catalisador integrado que resfria a temperatura dos gases de saída, ajudando a melhorar o desempenho, e em relação ao modelo anterior, ficou mais econômico e com menor índice de emissão de gases.

        O meu de 0 a 100 com motor 2.4 l a gasolina ficou em 12.18 s.




        SEGURANÇA
        São 10 air-bags no total, incluindo os de cortina que são ligados aos sensores de capotamento.
        Para proteção em casos de impacto, tem uma grande quantidade de chapas de aço de alta resistência nas colunas, assoalho, teto e barras laterais. Só a coluna B tem 60 Kgs desse material, formando um “santo antônio” que protege os ocupantes em caso de capotamento.

        Motor e suspensão são acoplados nos sub-chassis dianteiro e traseiro e a cabine fica isolada melhorando a segurança no caso de um impacto.




        A luminosidade das luzes de Xenon dos faróis, que se auto nivelam, é excelente e cada lanterna traseira tem 35 leds.

        Com todos esses itens, o Novo Sorento recebeu a pontuação superior de 5 estrelas no EuroNCAP, teste de segurança feito na Europa.

        O carro tem ainda tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), mas o que mais me impressionou, foi a frenagem eficiente e equilibrada, mesmo quando exigida em situações de emergência. O freio a disco nas quatro rodas com ABS com BAS + EBD, ajusta bem a distribuição da frenagem dependendo da transferência de peso do carro.


        Com valores que variam entre R$ 96.900,00 e 124.900,00 serão 6 cores e 5 versões, que podem ter tração 4x2 ou 4x4, 5 ou 7 lugares: três delas com motor 2.4 litros de 4 cilindros, 174 cavalos e 23 Kgm a 3.750 rpm, e duas com motor 3.5 litros V6 com 278 cavalos e torque de 34,2 Kgm a 5.000 rpm, com controle de tração. Esta última, estará disponível somente daqui a um mês.
        Se pensarmos que 35% desse valor é de imposto de importação, podemos ver que o custo-benefício é realmente muito bom.


        O mercado mundial vem crescendo para a Kia, que só este ano, teve suas vendas aumentadas em 44%.
        Os carros da marca coreana também vêm caindo no gosto do brasileiro, e em 2009, com os 10 modelos oferecidos ao consumidor, cresceu 219% (0,8% do mercado total) em um mercado que cresceu 17%.
        O objetivo da fábrica é fechar 2010 com 1,8% do mercado brasileiro, o que representa vender aproximadamente 57.600 carros. E para tal, trará ainda este ano, cinco novos modelos: em julho desembarcará o Bongo que está sendo fabricado no Uruguai e será distribuído para o Mercosul. Em agosto o Novo Kia Koup (Cerato coupé) e em setembro o Cadenza. Em Outubro, no Salão do Automóvel, será lançado o Novo Sportage, além de motorização Flex para o Soul e o Cerato, e em dezembro, será a vez do Cerato Hatch 5 portas.






Maio de 2010


LEIA AQUI ALGUNS TESTES DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES FEITOS POR SUZANE

TESTE DA SUZUKI GSX 1300R HAYABUSA

TESTE DA YAMAHA TÉNÉRÉ 250

TESTE DE 100 Km DO J6, MINIVAN DA JAC MOTORS

1.500 KM COM O JAC J3 TURIN

TESTE DA HARLEY-DAVIDSON SOFTAIL DELUXE

HONDA HORNET 600 NA PISTA E NA ESTRADA

RANGE ROVER VOGUE TDV8 4.4

TESTE DO NOVO CARGO 1932 DA FORD

APRESENTAÇÃO/TESTE DA BIG TRAIL DA HONDA, XL 700V TRANSALP

EXPEDIÇÃO-TESTE COM O LUXUOSO OFF ROAD, LAND ROVER FREELANDER 2

APRESENTAÇÃO/TESTE DA HONDA VFR 1200F

TESTE DO JAC J3 HATCH

TESTE DO MERCEDES-BENZ CLASSE C 250 CGI

TESTE DO LAND ROVER DEFENDER

COMPARATIVO ENTRE 3 MODELOS DO FIAT IDEA

TESTE DO FIAT PUNTO 1.8

APRESENTAÇÃO DA HONDA SHADOW 750 2011

TESTE DA HONDA BIZ 125 FLEX 2011

TESTE DA SUZUKI GSX-R 1000

TESTE DO BRAVO, O NOVO HATCH ESPORTIVO DA FIAT

TESTE DO INSIGHT E DO CR-Z, OS MODELOS HÍBRIDOS DA HONDA

TESTE DO MUSCLE CAR DA GM, O CHEVROLET CAMARO 2011

TESTE DOS NOVOS MOTORES E.TORQ DA FIAT

APRESENTAÇÃO E TESTE DO CITROEN C3 AIRCROSS

TESTE DA HONDA CBR 1000RR FIREBLADE

TESTE DO CAMINHÃO ACTROS DA MERCEDES-BENZ

TESTE DO NOVO UNO ATTRACTIVE 1.4 NA ESTRADA

TESTE DA KAWASAKI NINJA ZX-10R

TESTE DO NOVO SORENTO

40 ANOS DO RANGE ROVER

30 ANOS DO GOL

TESTE DA YAMAHA XJ6N

TESTE DO SUPERESPORTIVO AUDI R8 V10

TESTE DO NOVO DOBLÒ

TESTE DO CHEVROLET AGILE

TESTE DA HONDA XL 1000V VARADERO

TESTE DO HONDA NEW FIT

TESTE DA HONDA LEAD

TESTE DA HONDA XRE300

TESTE DA HONDA CB300R

TESTE DO TOYOTA SW4 GASOLINA

TESTE DA HONDA VTX 1800C

TESTE DA YAMAHA DRAG STAR 650

TESTE DA YAMAHA XT660R

TESTE DA YAMAHA XTZ 250 LANDER


Suzane - Página oficial
Academia X-GYM Academia X-GYM Fitness Center Academia X-GYM Forma Total
Suzane - Página oficial



Notícias e resultados
NOTÍCIAS
Trajetória no automobilismo
HISTÓRIA
TESTES DE CARROS E MOTOS
TESTES
BLOG
BLOG
Carreira antes do automobilismo
PASSADO
Eventos
EVENTOS
Vídeos
VIDEOS
Entrevistas
ENTREVISTAS
Quem me apóia
PATROCINADORES
Fórmula Indy Lights Pan-Americana
ILP
Curiosidades
PIT STOP
Fotos no automobilismo
GALERIA
Pódiums e premiações
PÓDIUNS
Meu capacete
CAPACETE
Atividades fora das pistas
HOBBIES
MASCOTE
SUZZY
Fotos fora do automobilismo
MOMENTOS
Fotos com amigos
AMIGOS
Coleção de Papéis de Parede para o seu Computador
PAPEL DE PAREDE
Traçados dos circuitos
PISTAS
Transmissão de corridas ao vivo
LIVE TIMING
Arte sobre automobilismo
Arte
Cadastre-se para receber o boletim de notícias
BOLETIM
Produtos da Suzzy
SHOPPING
Outros sites sobre automobilismo
LINKS
Sala de bate-papo
CHAT
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail