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TESTE
por Suzane Carvalho

SUZANE TESTA HONDA XL 1000V VARADERO
NA CIDADE, ESTRADA E NO AUTÓDROMO DE CURITIBA


    Ao sentar pela primeira vez na Honda Varadero, em meio ao trânsito pesado da cidade de São Paulo, me senti imponente. Não apenas pelo visual e design robusto da moto, que atrai muitos olhares, mas também pela segurança que ela transmite, principalmente pela potência e torque do motor.

    O banco não é tão alto, pois fica a 84.4 cm do chão (na Yamaha XT 660 fica a 86.5 cm e na BMW F 800 GS a 85 cm). O que a deixa com maior dificuldade para colocar o pé no chão em manobras e ladeiras, é a largura do banco e as pedaleiras que ficam bem na linha das pernas, obrigando ao piloto a abrí-las ainda mais quando para.
    É claro que ela não foi feita para ser pilotada por "baixinhos", e a dica é sempre a mesma: deixe a moto sempre bem na vertical, jogando “bundinha pra cá”, ‘bundinha prá lá” em cada parada de sinal, observando o lado mais alto da pista.


    Fui direto para a Rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba, com muitos caminhões, serra em mão dupla e grandes retas.
    E mesmo em meio aos caminhões, a impressão de segurança continuou, pois os largos pneus de uso misto com aro 19” na dianteira e 17” na traseira, montados nas rodas de liga leve, absorvem bem as pancadas nos buracos. A suspensão dianteira com garfo telescópio e a traseira do tipo pro-link, estão bem calibradas para esses eventuais “imprevistos”.


    A mola é regulável e possível deixála mais mole para asfaltos ruins e curvas de baixa velocidade. Mas com peso na garupa, é aconselhável deixá-la mais dura para não pular muito.


    Vazia, ela pesa 257 Kg. Somando combustível, óleo e água, chega a quase 300 Kg.



    Quanto mais acelerava, mais confortável me sentia em guiá-la; e onde a Varadero se saiu melhor, foi nas curvas de alta velocidade, inclusive do autódromo de Curitiba, onde a entrada da reta é feita a 130 Km/h.

    A noite caiu, e junto com ela, a chuva. Ela se saiu muito bem no asfalto molhado, não passando nenhuma insegurança, nem nas frenagens. E os faróis iluminam perfeitamente não só à frente, mas também em uma angulação aberta em que é possível enxergar a lateral da pista e prováveis animais.

    Os excelentes retrovisores ajudam a ter uma ampla visão 360°.


    Importada da Espanha como uma Grand Touring ou Big Touring ou Big Trail ou Max Trail (seja lá qual foi o nome), a Varadero XL 1000V vem com o objetivo de agradar ao público estradeiro, e isso ela faz muito bem.

    O tanque de combustível com 25 litros a dá uma autonomia de até 400 Km se você andar tranquilo. Abusando de seu torque, o consumo cai de 18 para 12 Km/l, o que considero ainda bom para o porte dela.

    A relação de marchas é bastante longa. É possível rodar até 40 Km/h ainda em primeira marcha. Para andar em estacionamentos ou entre os carros, no corredor, sequer é preciso passar a segunda. A sexta, só mesmo para economia de combustível, pois se alcança a velocidade máxima em 5ª.



    A potência de 93.8 cavalos e o torque máximo de 9.99 Kgf da Varadero estão em uma faixa baixa de giro: 7.500 e 6.000 rpm, respectivamente, o que a faz vibrar pouco, mesmo com suas 996 cilindradas distribuídas em 2 cilindros em “V”.

    Dentro do Autódromo de Curitiba, pude abusar um pouco mais dela, e a velocidade alcançada foi de 210 Km/h. O motor tem limitador de giro, e corta a 8700 rpm. Mas é suficiente para chegar a 110 Km/h em 2ª marcha, 130 em 3ª, e por aí vai... A aceleração de 0 a 100 km/h ficou em 3,2 segundos.

    O painel fica em excelente posição, de forma que não é preciso abaixar a cabeça para conferir giro, velocidade e consumo médio mostrado pelo computador de bordo. Eu sinto falta de um marcador de combustível mecânico/analógico que me dê certeza de quanto combustível tenho no tanque, independentemente da maneira que vou acelerar.

    A eficiência do parabrisas é impressionante, pois mesmo na velocidade máxima, a cabeça não mexe absolutamente nada. O protetor das manetes e das mãos ajudam a não sentir o vento.

    Os freios a disco vem com ABS e CDBS - Combined Dual Brake System - que equaliza a freada entre as rodas dianteira e traseira. Eu, particularmente, não gosto desse sistema, já que dependendo do tipo de piso, curva e velocidade, a transferência de peso da moto tem que ser distribuída diferentemente. Mas para pilotos sem habilidade, é um excelente auxiliar.

    Um ponto positivo para uma estradeira, é o fácil acesso à caixa de ferramentas, caixa de fusíveis e a bateria. Ficam abaixo do banco que abre através da chave. Falando em chave, a da ignição é codificada, dificultando prováveis tentativas de roubo.

    O ronco do motor é delicioso, o que claro, é importante para viagens longas.






    O bagageiro original é bonito, mas não é prático para amarrar malas, pois não são vazados e não há como passar os tirantes. Foi difícil fixar bem minhas malas.

    Completando o visual, o escapameno duplo e os conjuntos óticos são um show e completam o design robusto. O protetor de cárter em alumínio, além de proteger o motor, ajuda no acabamento, e os 2 porta-luvas, na praticidade.

    As duas cores disponíveis são metálicas: amarelo e preto, e o preço sugerido, de US 28,000.00 ou R$ 56.700,00.





Fotos: Mário Ferreira

setembro de 2009


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