Marcelo Melo é campeão de duplas em Adelaide
06/01/2008 às 03h01

Melo vence segundo ATP da carreira
Adelaide (Austrália) - Marcelo Melo é o primeiro brasileiro campeão desta temporada. Neste domingo, o mineiro faturou o título de duplas do ATP de Adelaide atuando ao lado do argentino Martin Garcia e agora deve voltar ao grupo dos 30 melhores do mundo. A dupla sul-americana derrotou na decisão os australianos Chris Guccione e Robert Smeets por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 10/7, após 1h08 de partida.

Melo, 34º do ranking de duplas e Garcia, o 41º, entraram na chave como cabeças-de-chave 4 e realizaram campanha impecável durante a competição. A parceria perdeu apenas um set durante todo o torneio, justamente na decisão, contra os tenistas da casa. Os sul-americanos dividirão um prêmio de US$ 22 mil pela conquista em Adelaide - o torneio distribui um total de US$ 465 mil entre simples e duplas.

Melo foi um dos grandes destaques do Brasil no último ano. O tenista de Belo Horizonte começou a temporada passada com o vice-campeonato do Aberto de São Paulo, jogando ao lado de Alexandre Simoni. No entanto, foi com o conterrâneo André Sá que conseguiu se firmar no circuito. A dupla mineira conquistou o challenger de Bermudas, o ATP do Estoril e ainda foi às semifinais em Wimbledon e às quartas do US Open.

A temporada de Melo, entretanto, acabou ficando manchada com a suspensão por doping involuntário, após utilizar um remédio para dor de cabeça que continha uma substância estimulante. O mineiro perdeu parte do segundo semestre, mas ainda teve tempo de fechar o ano com chave de ouro. Melo e o argentino Sebastian Prieto venceram a etapa de Buenos Aires da Copa Petrobras, em novembro.

Melo e Sá retomam a parceria na próxima semana, no ATP de Auckland, e na seqüência encaram o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. A dupla é a principal esperança de títulos para o Brasil neste ano e tem presença praticamente assegurada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
  Leia também