Hanescu surpreende Wawrinka em Gstaad e luta por troféu inédito
12/07/2008 às 09h58

Gstaad (Suíça) - O romeno Victor Hanescu calou a torcida suíça em Gstaad. Próximo de completar 27 anos, o tenista de Bucareste eliminou Stanislas Wawrinka nas semifinais e vai decidir pela segunda vez um torneio da ATP. Neste sábado, o 80º colocado do ranking de entradas despachou o principal favorito por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4, em 2h03 de batalha.

Hanescu, ex-35º da ATP, surpreendeu a todos em Gstaad, já que até então, realizava campanha horrível nesta temporada. Ele havia obtido como melhores resultados em 2008 a segunda rodada em Roland Garros e Wimbledon e tinha no retrospecto cinco vitórias em 19 partidas.

Durante a trajetória na Suíça, o romeno despachou o francês Olivier Patience, o croata Ivo Karlovic e o francês Jeremy Chardy, antes de encontrar Wawrinka. Este foi o segundo triunfo de Hanescu sobre o suíço, já que ele havia derrotado o rival em partida válida pela Copa Davis.

Wawrinka, atual número dez do mundo, novamente perde a chance de ganhar um título neste ano. Apesar de atravessar o melhor momento da carreira, o tenista de Lausanne parou na decisão do Masters Series de Roma diante do sérvio Novak Djokovic e caiu na final do ATP de Doha.

Contra o suíço, Hanescu encaixou 12 aces e ganhou 73% dos pontos disputados com o primeiro serviço, contra seis aces e 66% do rival. Ele ainda salvou oito chances de quebra em onze e derrubou o saque de Wawrinka por duas vezes em quatro oportunidades. Seu adversário sai do embate entre o russo Igos Andreev e o espanhol Guillermo Garcia-Lopez.
Fonte normalFonte médiaFonte grande