Fernandes é o primeiro brasileiro a liderar o ranking juvenil
26/04/2010 às 09h36

Fernandes ganhou o Aberto da Austrália neste ano
Ponte Vedra (EUA) - O alagoano Tiago Fernandes anotou mais um feito em sua promissora carreira. Na lista divulgada pela ITF, nesta segunda-feira, o jovem de 17 anos apareceu como o número 1 do ranking juvenil, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar o cobiçado posto. Conforme antecipado por Tenisbrasil, ele contou com a queda do francês Gianni Mina.

"Acho que ser o número um do mundo é a recompensa de todo o trabalho que venho fazendo desde os meus 15 anos. O objetivo de toda a minha equipe de me tornar um bom juvenil foi alcançado. Estou feliz, mas tenho que acordar pensando que falta um longo caminho para percorrer. Os próximos três anos serão muito importantes para consolidar meu jogo e meu físico", disse Fernandes.

Agora com 897,5 pontos, Fernandes aparece à frente do sueco Daniel Berta, que vem bem atrás, com 837.5 pontos. O francês Mina despencou para a quarta colocação, pois não conseguiu defender os pontos que necessitava na última semana. O terceiro colocado da lista é o australiano Jason Kubler. O gaúcho Guilherme Clezar segue bem posicionado, como número 17.

O alagoano já havia cravado seu nome entre os maiores juvenis do país no começo da temporada, quando ganhou de forma inédita o Aberto da Austrália. Depois, tentou se aventurar pelo circuito profissional, mas não obteve sucesso nos qualificatórios do Brasil Open e Houston, ambos eventos da série 250. Mais recentemente, caiu nas estreias dos challengers de Blumenau e Curitiba.

Como líder do ranking juvenil, Fernandes supera Nicolas Santos, que foi o número 2 em 2006. No momento, o alagoano é o 937º do ranking da ATP e nesta semana joga o future de Fortaleza, competição disputada em quadras de saibro e com US$ 10 mil em premiações totais. Assim como nos outros torneios da ATP, o novo número 1 juvenil recebeu convite da organização e tenta obter sucesso na transição para o profissionalismo.

Esta semana, Tiago Fernandes joga o Future de Fortaleza, que distribui U$ 10 mil em prêmios. O alagoano, que atualmente ocupa a 937ª posição do ranking da ATP, recebeu wild card da organização, e faz a sua estreia nesta terça contra o brasileiro Tiago Lopes, cabeça-de-chave número 4 do torneio. "Tenho aprendido muito enfrentando os profissionais. Nas últimas semanas, senti que meu jogo cresceu bastante", comentou o alagoano.
Twitter
Fonte normalFonte média