Customização: a nova moda!

Fique de olho, pois essa tendência conquistou o mundo da moda.
Sabe aquela peça que está no seu guarda-roupa há séculos? Que você não usa porque está manchada ou velha? Ou porque já está com vergonha, de tanto que usou? A gente tem uma solução pra ela!

Você já ouviu falar em customização? O termo surgiu da expressão, em inglês, “custom made”, que significa feito sob medida. Ou seja, é a forma de adaptar um produto às necessidades de cada pessoa.

Em outras palavras, essa técnica pode transformar uma roupa e deixar aquela peça surrada com cara de nova, com um recorte, um aplique ou até mesmo uma cor diferente. A intenção da customização é que você possa usar uma roupa e até mesmo um acessório que tenha tudo a ver com seu estilo e seja exclusivo. Ou seja, aquela história de chegar a uma festa e encontrar sua amiga com uma blusa igualzinha a sua já era!

E tem mais, com a customização, você pode renovar seu guarda-roupa sem comprar uma única peça de roupa. Não é o máximo?
Variações
A customização pode ser feita de várias maneiras e ser aplicada não só em roupas, mas também em sapatos, bijuterias... Confira nossas dicas:

:: Você pode customizar chinelos, bordando miçangas da cor que preferir, e tênis, modificando o estilo ou a cor.
:: Sua calça jeans velha vai parecer nova se bordar pedrinhas fofas ou colar lacinhos de cetim. Fica muito bonito!
:: Aliás, bordar uma blusinha com pedrarias ou fazer desenhos com tinta e cola especiais para tecido também são formas de customização.
::Você pode usar transfer: uma técnica que se baseia na transferência de imagens impressas em papel transfer para uma camiseta.

Teena dá dica
Amiga, se ligue em mais algumas dicas!

:: Você pode fazer com outras cores. Mas atenção: a tinta que for misturada na água pela segunda vez tem que ser de cor mais escura que a da primeira, tá?
:: Para incrementar ainda mais a sua blusinha, pegue uma tira de seda, de 10cm, e peça para sua mãe costurar no decote da blusa, assim como está na foto. Além disso, dá para colocar uma rendinha (chamada guipeare) em cima da seda.
:: Se você tem uma blusinha clara, que está manchada, use essa técnica ou, então, só o primeiro passo, colocando uma tinta mais escura que a cor original da blusa.
:: Use luvas quando for mexer com a tinta, para não manchar as suas mãos e unhas.


Passo a passo
Se você ficou com vontade de customizar as suas roupas, aí vai um passo a passo muito fácil de fazer.  Essa técnica, que se chama tie-dye, vai deixar a sua roupa original e com um visual superbacana.

Você só vai precisar de:

- 1 blusa branca e sem estampa
- tintas para tingir tecido (nas cores lilás e pink)
- 1 panela grande
- 1 colher grande
- barbante





1º Passo:
Vamos lá: esquente água na panela e dissolva bem a tinta lilás, com a ajuda de uma colher. Mergulhe a blusa e, logo em seguida, retire e jogue toda a água fora.
Atenção: coloque uma quantidade de água que dê para cobrir toda a blusa.
 





2º Passo:
Amasse a blusinha, como se fosse fazer uma bolinha de papel, e amarre-a bem com o barbante. Esquente, mais uma vez, a mesma quantidade de água na panela e dissolva a tinta pink.
Atenção: passe o barbante bastantes vezes ao redor da blusa.
 





3º Passo:
Mergulhe a blusa enrolada na panela e mexa com a colher. Quanto mais tempo você deixar, mais a tinta pink irá penetrar no tecido. Depois de retirar da panela, tire o barbante e deixe a blusinha secar sob o sol. Jogue a água da panela fora.





O que você achou? É muito legal, né?


Texto: Juliane Pierobon
Fotos: Mariana Bononi


 
 
Matérias Anteriores:  
 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005, Editora Alto Astral