Todo Dia
TodoDia Anuncie
Domingo, 25 de abril de 2004
Em foco

O herói da garotada

Cauã Reymond comemora o sucesso de Thor, de “Da Cor do Pecado”, entre a garotada

Cintia Lopes/PopTevê - Rio de Janeiro (RJ)

  Antes mesmo de conseguir o papel do lutador Thor em “Da Cor do Pecado”, Cauã Reymond já estava envolvido com lutas marciais: ele é faixa preta de jiu-jítsu. O ator praticou o esporte por dez anos, mas somente a experiência no tatame não seria suficiente para garantir a vaga na trama de João Emanuel Carneiro. Por isso, assim que soube dos testes que seriam feitos para a novela, Cauã não demorou a bater na porta da produção de elenco.
  Na época, o ator era um dos destaques de “Malhação” como o bom-moço Maumau. Cauã, porém, preferiu arriscar a ficar acomodado no folhetim. “A oportunidade surgiu porque não fiquei esperando sentado alguém me convidar”, alega. E foi justamente o empenho em conseguir o papel que chamou a atenção da diretora Denise Saraceni. Após a batelada de testes, Cauã finalmente pôde comemorar. “O legal é poder contracenar com pessoas experientes e fortalecer esse lado da comédia”, avalia o ator de 23 anos.
  Logo nos primeiros dias de gravações, Cauã já se sentia à vontade em cena com os irmãos postiços. “É claro que o nervosismo me acompanhou. Mas não tenho pudores. Depois do ’gravando’, logo fui agarrando a Mamuska”, recorda. Para o ator, não poderia ter tido oportunidade melhor. Até porque o núcleo da família Sardinha é apontado como um dos mais populares da novela. “É uma mistura de sorte e trabalho duro. Também tem a ver com a velocidade das cenas e o enredo da história, que agradaram em cheio”, acredita, antes de emendar. “A explicação para o sucesso é que o público foi com a nossa cara”, argumenta.
  Antes, porém, de atestar o bom desempenho da novela, Cauã admite que sentia um receio sobre a receptividade do público. “As pessoas poderiam ter dito que os Sardinha eram um remake dos ‘filhinhas’ da Dona Armênia”, compara. Felizmente as previsões de Cauã estavam erradas. “A luta dá um gás à família. Há um ’quê’ de história em quadrinhos com personagens saudáveis e meio irreais”, define.
  Segundo o ator, as cenas de luta são as preferidas do público infanto-juvenil. “Antes desta novela, nem os telespectadores acreditavam muito nas brigas”, alega. Graças aos efeitos especiais, as lutas ensaiadas ganharam verossimilhança. Durante dois meses, Cauã e os irmãos Sardinha fizeram aulas de kung fu com o preparador Dani Hu. “As crianças vêem o Thor como super-herói. Me coloco no lugar delas e fico imaginando como seria se encontrasse o Batman na minha frente”, diz, entre risos.
  Na verdade, a participação de Cauã em “Da Cor do Pecado” serviu para fortalecer a imagem do ator com as adolescentes, cultivada desde os tempos de “Malhação”. Os personagens Maumau e Thor também apresentam características semelhantes. “Além das idades parecidas, eles também têm temperamentos iguais”, compara. Mas quando o assunto é o trato com mulheres, a diferença é estrondosa. “O Maumau era o típico romântico enquanto o Thor faz o tipo grosseirão sensível”, diferencia.
  Além da boa repercussão com o público, Cauã tem gostado de dividir a rotina das gravações com a namorada Alinne Moraes, que interpreta a Moa na trama. “Foi uma das melhores coisas que aconteceu com a gente. E ainda serviu para fortalecer a nossa relação”, jura Cauã, que há um ano e meio mantém um relacionamento com a atriz.
  Mesmo assim, o ator não nega que sente uma ponta de ciúmes ao assistir às cenas de Moa e Apolo, vivido por Reynaldo Gianecchini. “Seria hipócrita se dissesse que não existe. A gente abre a mão e deixa a pessoa fazer o que quiser. Cabe a ela decidir o que é melhor”, profetiza. Apesar de não ter nenhuma probabilidade de um romance entre Moa e Thor, o ator torce para que cada um continue na sua. “A gente está conseguindo brilhar sem precisar se envolver em cena. Espero que fique assim”, acredita.


Corpo em evidência

A busca do equilíbrio

Joana Limaverde, a Fabiana de “Celebridade”, conta como concilia vida e trabalho

Mariana Trigo/PopTevê - Rio de Janeiro (RJ)

  Joana Limaverde adorou quando soube que Fabiana se transformaria numa espécie de “devoradora de homens”. Afinal, sua personagem em “Celebridade”, na Globo, passou boa parte da trama de Gilberto Braga apenas levando “patadas” do chefe, o pérfido Renato Mendes, de Fábio Assunção. “Ela deixou de ser ‘a gente boa’ para atacar todos os homens da novela. Não esperava uma mudança tão grande e gostosa de fazer”, anima-se a atriz. E as mudanças na “patricinha” das oito coincidiram justamente com o momento em que a atriz decidiu rever suas atividades e investir fundo na tradicionalíssima hatha yoga, com o objetivo de cuidar do corpo e da mente. “Foi uma dessas decisões que a gente toma no início do ano. Agora passei a me cuidar religiosamente”, avisa a atriz, iniciando sua seqüência de ásanas - nome dado às posições da yoga - de saudação ao sol.
  Sob os olhares atentos da professora Paula Sabóia, dona do Centro de Yoga Shiva Shankara em Ipanema, na Zona Sul do Rio, Joana não demora para se concentrar. Aos poucos, demonstra o que aprendeu em pouco mais de um mês de prática. A cada ásana, Paula auxilia na tradução dos benefícios de cada postura, além de explicar o significado de cada divindade hindu presente em telas pelo Centro de Yoga. “Esta figura com cara de elefante é o Ganesha, o Deus que remove os obstáculos, o guardião. Está sempre na entrada de cada casa na Índia”, ensina Paula, enquanto auxilia a atriz na parada invertida de cabeça, chamada de Sirshasana.
  A cada ásana, fica cada vez mais evidente a força nos braços exigida pela prática, o que tem moldado a musculatura de Joana. “O meu corpo está mais rígido, mais forte”, constata, para logo emendar. “A gente se acaba nessas posições apenas para chegar à meditação. Tudo isso é apenas um preparo para o mais difícil, que é meditar, esvaziar a mente de tudo”, empolga-se a atriz de 28 anos, que freqüenta as aulas duas vezes por semana.
  Mas o que realmente tem deixado a atriz cada vez mais centrada, é o rumo que tomou sua carreira. Depois de ter estreado na extinta Manchete em 1995, sob a batuta de Walter Avancini, em tramas como “Tocaia Grande”, “Xica da Silva” e “Mandacaru”, Joana conseguiu atuar em personagens cada vez mais diversos na tevê. “Trabalhei com estruturas diferentes, o que me deu maleabilidade e flexibilidade como atriz”, acredita, arregalando os olhos impressionantemente verdes.
  Aliás, a atenção que atrai os olhos da atriz paulistana foi o principal motivo de preocupação de Joana na composição de Fabiana, em “Celebridade”. Em sua estréia num texto de Gilberto Braga e numa novela das oito da Globo, a atriz resolveu policiar suas expressões. “Tentei uma atuação mais naturalista. Abro muito os olhos e a boca, sou muito expressiva. Precisei enxugar meus gestos”, entrega.
  Mas enquanto Joana se preocupa em controlar a expressão, sua personagem está cada vez mais solta. Tanto que não se contenta apenas em dar em cima de Paulo César e Bruno, personagens de Paulinho Vilhena e Sérgio Menezes, respectivamente. Esta semana ela desperta a fúria de Noêmia - vivida por Júlia Lemmertz - ao se atirar com tudo para cima do Cristiano, de Alexandre Borges. “Acho ótimo ela querer se garantir. Mas ela deve terminar com o Paulo César. Os dois são galinhas mesmo, vão se dar superbem”, diverte-se, pouco antes de emendar. “Só a yoga mesmo para baixar meu pique. Chego aqui uma pilha e saio com um sorriso no rosto para enfrentar as gravações”, constata a atriz, incontestavelmente “zen”.


Nome próprio

Fim do caminho

Graça, personagem de Nívea Stelmann em “Chocolate Com Pimenta”, morrerá no final

Carolina Marques/PopTevê - Rio de Janeiro (RJ)

  Depois de tripudiar, fazer cena, meter-se em armações para roubar o namorado da irmã, Graça, a perversa personagem de Nívea Stelmann em “Chocolate Com Pimenta” vai ter um fim digno das vilãs de um grande folhetim: a morte. “Espero estar bem concentrada para gravar esta cena. Mas acredito que vá ser tranqüilo. A Graça me permitiu mostrar um outro lado do meu trabalho que as pessoas desconheciam”, ressalta a atriz, que construiu uma bem-sucedida carreira de dez anos na tevê, quase sempre em papéis de boa-moça.
  A “descida ao inferno” da personagem já era esperada por Nívea. Afinal, desde os primeiros capítulos da trama, o caráter dúbio de Graça era evidente. “Ouvi de tudo. Mas nunca sofri agressões. Diziam que era para eu deixar de ser má com a minha irmã e que no máximo tinham vontade de me bater. Principalmente as amigas da minha mãe. Eu adorei, é claro”, diverte-se Nívea, referindo-se à personagem Celina, interpretada por Samara Felipo.
  A atriz procurou ainda seguir à risca o texto de Walcyr Carrasco, autor da trama. Em nenhum momento a bela morena quis dar para Graça um tom que parecesse justificar as artimanhas utilizadas para separar a irmã Celina de seu grande amor Guilherme, papel de Rodrigo Faro. “Não quis humanizá-la. Conforme ia lendo os capítulos, percebia que o autor esperava que eu construísse uma Graça bem maquiavélica”, conta a atriz.
  A vilania, no entanto, vai ter seu castigo. Antes, porém, Graça vai ser surpreendida pelo amor incondicional de Celina e pela amizade despretensiosa de Ana Francisca, personagem de Mariana Ximenes. Ambas vão estar ao lado da professorinha, que corre o risco de perder o bebê nos últimos capítulos da novela. “Ela não entende como pode ter a amizade das duas depois de tê-las passado para trás”, adianta Nívea. Além de ter a oportunidade ao perdão de seus desafetos, Graça também percebe de uma vez por todas que a megera Olga, interpretada por Priscila Fantin, nunca foi sua amiga de verdade. “A Graça vê que no momento mais difícil de sua vida a Olga esteve ausente. É uma lição de moral daquelas”, empolga-se.
  Com o fim das gravações, Nívea só pensa em descansar. Grávida de cinco meses de Miguel, seu primeiro filho com o ator Mário Frias, com quem é casada há dois anos, a atriz espera com tranqüilidade pela chegada do “filhote”. “Não tive os famosos enjôos. Só senti mais sono, mas estou tirando de letra”, gaba-se a atriz, que na novela está usando enchimento na barriga. “É meio incômodo, mas por outro lado posso ver como vou ficar quando estiver de barrigão”, brinca a moça com uma certa meninice, apesar dos 30 anos recém-completados. “A gente muda muito. Só tenho a agradecer e pedir a Deus que eu possa ensinar ao Miguel tudo o que aprendi na vida, como minha mãe fez comigo. Espero ser tão boa como ela”, diz emocionada, falando sobre Janice Stelmann, a sempre presente mãe e fiel escudeira da atriz.


Retrato falado

Prazeres superficiais

Graziela Schmitt revela facetas de Vivi, sua personagem no folhetim “Malhação”

Carolina Marques/PopTevê - Rio de janeiro (RJ)

  Graziella Schmitt assistiu três vezes a “Legalmente Loira”, de Robert Luketic. Não que fosse fã de Reese Witherspoon, a Elle Woods do filme. Mas achava que a personagem, uma perua alienada, tinha muito a ver com a Vivi, que interpreta em “Malhação”. “A Vivi ainda é menos perua, mas às vezes viaja. Ela abre um notebook na sala de aula sem pensar que pode estar afrontando alguém”, explica Graziela, que também traçou o perfil de sua personagem conversando com amigos. “Uma amiga que é personal-trainner em São Paulo me deu altos toques. Ela vive rodeada de patricinhas”, conta.
  A porção alienada de Vivi, no entanto, começa a ficar em segundo plano. Tudo porque a moça se envolve cada vez mais com a realidade de Kadu, papel de Bruno Ferrari. “Ela é rica e ele pobre. Esse contraste sempre foi grande, mas ela é do bem e tem cabeça boa para administrar os conflitos que estão por vir”, adianta Graziela. Os tais conflitos já começaram. Vivi já deu um “passa fora” no bilionário noivo Armed, interpretado por Caio Fleshman, e “frequentou” a cadeia enquanto Kadu esteve preso. “A Vivi está amadurecendo, mas ainda fica assustada. Afinal o mundo dela sempre foi rosa-choque”, acrescenta.
  Na realidade, o perfil de cada personagem da novelinha adolescente vai ser delineado daqui por diante. “Até agora estavam sendo definidas as histórias, os pares românticos e os laços de amizade. O que vai acontecer com cada um ainda é um mistério”, explica a moça, que fora das gravações está numa correria danada. “Acabei de comprar meu apartamento. Isso está consumindo todo o meu tempo”, conta a atriz de 22 anos, sem disfarçar a felicidade com a recente aquisição. “Quando soube que poderia comprar meu canto nem acreditei. A vida tem sido generosa comigo”, suspira.


quem é

Nome: Graziela de Cássia Schmitt Silva.
Nascimento: 26 de maio de 1981, em Porto Alegre.
Na tevê: “Actors Studio”, no Multishow e “Saia Justa”, no GNT.
Ao que não assiste na tevê: “Detesto ver baixaria”.
O que faz quando está de bobeira: “Leio, namoro e vou à praia”.
No cinema: “Homens de Honra”, de George Tillman.
Livro: “Anatomia da Cura”, de Christine R. Page.
Prato predileto: Churrasco. “Mas tem de ser o verdadeiro gaúcho, com polenta frita, salada de batata e galeto no espeto”.
Música: “Por Você”, do Frejat.
Mulher bonita: “Marieta Severo e Mônica Waldvogel, porque além de lindas me dizem muita coisa”.
Homem bonito: Johnny Depp.
Cantor: Luís Melodia e Ben Harper.
Cantora: Maria Rita e Fernanda Porto.
Ator: Anthony Hopkins e Stênio Garcia.
Atriz: Eva Wilma e Giulia Gam.
O melhor do guarda-roupa: Jeans, camiseta e chinelinho. “Ultimamente troco os acessórios e só me visto assim”.
A melhor viagem: “Para Fernando de Noronha, com minha família, em 1998”.
Pior presente: “Aquele que é dado por obrigação”.
Arma de sedução: “O olhar seguido de uma boa conversa, uma boa troca”.
Sinônimo de elegância: Caráter.
Programa de índio: “Ficar trancada em casa num domingo de sol”.
Melhor notícia: “Quando meu pai me disse que eu dispunha de capital para comprar meu apartamento’”.
Inveja: “É natural do ser humano, mas é péssima”.
Luxúria: “O mar batendo numa noite calma de luar inigualável na praia de Palmas, na Ilha Grande, litoral Sul do Rio de Janeiro”.
Gula: Torta de Morango da avó Lucy.
Cobiça: “Conseguir conciliar objetivos profissionais e família”.
Ira: Com pessimismo.
Preguiça: “De fazer musculação”.
Vaidade: “Minha família”.


Personagem da semana

Insuspeitável leveza

Gracindo Jr. confessa que se diverte na pele do vilão Ubaldo, em “Celebridade”

Mariana Trigo/PopTevê - Rio de Janeiro (RJ)

  Gracindo Jr. é movido pelo humor de seus personagens. Tanto que, no início de “Celebridade”, quando Ubaldo tinha acabado de sair da prisão e era um personagem denso e sombrio, o ator vivia soturno pelos corredores do Projac. “Eu ficava mal com o Ubaldo, me sentia pesado. Agora me comunico melhor até com meus colegas de trabalho”, assume. Estreando numa trama de Gilberto Braga, mesmo com 34 anos de carreira na tevê, Gracindo não disfarça o quanto tem se divertido na pele do autor da fictícia canção “Musa do Verão”, que rendeu um belíssimo pé-de-meia ao temido assassino. “Ele virou uma criança depois que recebeu a fortuna. Gostaria que ele saísse de moto e roupas de couro pelo País. Iria me divertir ainda mais”, sugere o carioca de 60 anos, esbanjando simpatia.
  Na verdade, Gracindo ficou surpreso com a reviravolta do personagem, principalmente com o explícito desejo de Ubaldo de ter uma família. Afinal, volta e meia ele demonstra uma carência ao desejar a atenção de Laura, a diabólica vilã de Cláudia Abreu. “A Laura o ignora muito. E ele a vê realmente como uma filha, já que ela é a filha da Marília, seu grande amor”, explica, se referindo à breve participação de Alessandra Negrini, a verdadeira “musa do verão”.
  As mudanças de Ubaldo começam a se refletir também nas reações do público. Gracindo, que antes era temido nas ruas, agora é alvo da solidariedade por onde passa. “Ele virou o coitadinho. Todo mundo o elogia e pede que ele dê umas bofetadas na Laura”, diverte-se o ator.
  Sua carreira na tevê foi marcada por vilões. Ser sempre chamado para esses personagens lhe desperta algum incômodo?
  O que me incomoda é que o vilão não é comercial. Com eles, o ator não é chamado para fazer anúncios e o que você pensa deixa de interessar para a sociedade. As pessoas olham você de um jeito esquisito. Isso porque, no fundo, o público fora do Rio e São Paulo é mais ingênuo. Ainda confundem o ator com o personagem. Mas o Ubaldo não é um vilão. Já no teatro tenho a possibilidade de escolher com quem e como trabalhar. O palco é meu chão.
  Por onde você direcionou a composição do Ubaldo? Chegou a pesquisar sobre ex-presidiários?   Como ele é todo tatuado, estudei sobre presidiários que se tatuam. É um tipo diferente de tatuagem, sem elaboração. Eles se marcam com caneta “Bic”. Também encontrei bastante material com o filme “O Cabo do Medo”, com o Robert De Niro. O personagem dele tem o mesmo comportamento do Ubaldo quando saiu da cadeia. Me ajudou muito.
  Em qual fase do Ubaldo você teve mais prazer em atuar?
  Foi na época em que ele descobriu seu único e grande amigo, o Salvador, personagem do Roberto Bonfim. Ele pediu ao Ubaldo que aprendesse a perdoar e se comportar dignamente. Essa cena foi a mais bonita do personagem. Graças ao Salvador, o Ubaldo aprendeu a viver sem mágoas. É muito bonito mostrar um assassino aprendendo a viver sem ressentimentos.
  Após atuar em 26 novelas, há algum tipo de personagem que você ainda deseja interpretar na tevê?
  O prêmio do ator é poder trabalhar até morrer. Quanto mais velho eu fico, mais personagens me aparecem. A tevê é um veículo que me interessa muito, mas fico à mercê da emissora, dos personagens que me oferecem. Mas nunca falta inspiração para um personagem. Pelo contrário. Sempre tem um novo universo a ser explorado. Gostaria de ser como meu pai, Paulo Gracindo. Ele foi um vencedor em todas as áreas, na tevê, no cinema, no teatro, um ator de todos os veículos. Me orgulho de estar cada vez mais parecido com ele.


Aniversários da semana

Hoje - Nesta data, há nove anos, estreava na Globo a minissérie “Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados”, baseada na obra de Nelson Rodrigues. Adaptada por Leopoldo Serran, a trama conta a história da sensual e provocante Engraçadinha - vivida por Alessandra Negrini -, mostrando a hipócrita sociedade no início dos anos 40 a 60. Filha do poderoso deputado Arnaldo, personagem de Cláudio Corrêa e Castro, com apenas 18 anos de idade Engraçadinha atiça o imaginário dos homens. Na trama, a personagem trai o noivo Zózimo, vivido por Pedro Paulo Rangel, com Sílvio - papel de Ângelo Antônio -, o namorado de sua melhor amiga Letícia, interpretada por Maria Luísa Mendonça. O conflito aumenta quando ela descobre que Sílvio é seu meio-irmão. Já na segunda fase, Engraçadinha é interpretada por Cláudia Raia. Ela vira protestante e se arrepende do passado saliente. A minissérie, dirigida por Denise Saraceni, foi marcada pelo rigor na retratação das décadas, desde a produção de arte na fachada das casas, até a fidelidade à linguagem de Nelson Rodrigues. Ainda no elenco, Paulo Betti, Hugo Carvana, Nicete Bruno, Arlete Salles, Mylla Christie, Antônio Fagundes e Eliane Giardini, entre outros.
Amanhã - Mariana Ximenes, 23 anos.
Terça - Patrícia de Sabrit, 29 anos.
Quarta - Íris Bustamante, 35 anos, Stênio Garcia, 71 anos, e Nair Bello, 73 anos.
Quinta - Dedé Santana, 68 anos.
Sexta - Marco Nanini, 56 anos.
Sábado - Raíssa Medeiros, 12 anos, e Fernanda Young, 34 anos.


Capítulos das novelas

Olhos de Água - 8h30

Segunda - Luísa vai visitar Joana contra a vontade de Natália, que fica aflita só de pensar que ela pode contar sobre a conversa que tiveram com o pai de Joana. Ricardo sai com Carla e a convida para ir à sua casa. Leonor conta para Anita que resolveu enviar um telegrama para Ricardo. Já em casa, Ricardo e Carla estão num clima romântico quando chega o telegrama de Leonor. Luísa acorda exausta e com umas manchas estranhas nas pernas mas não dá importância ao fato.
Terça - Ricardo acredita que foi Sofia quem lhe enviou o telegrama, mas descobre que ela não tem nada a ver com isso. No escritório das empresas, Carla recebe uma ligação de Ricardo no celular e Camila vê o número. Ela diz para Carla não se envolver mais com Ricardo porque isso pode complicar sua situação na empresa. Luísa volta a sair com Zé. Leonor encontra-se com Ricardo e pergunta se ele gostou do telegrama. Ricardo fica meio sem jeito e Leonor desconfia.
Quarta - É dia de jogo de futebol. No bairro, todos esperam por Ernesto, mas este não pode ir ao jogo porque Henrique não deixa. Ernesto, no entanto, tenta fugir, mas é apanhado por Gaspar. Luísa vai sair com Zé e Margarida fica triste com a mãe. Anita e Celeste estão preocupadas com os sucessivos enjôos de Leonor. Anita compra o teste de gravidez e insiste com a amiga para fazê-lo. Apesar do medo, Leonor acaba por ceder.
Quinta - Leonor faz o teste de gravidez e dá positivo. Exultante, acredita que Ricardo também ficará feliz. Bicas conta para Joana parte do que aconteceu na África. Leonor chega e Bicas fica contente. Margarida conta ao avô que a mãe tem manchas nas pernas e nos braços. Henrique fica preocupado. Anita resolve falar com Ricardo. Ao entrar, ela fica espantada ao ver Sofia lá. Ricardo, embaraçado, disfarça. Anita diz a ele que deseja falar sobre Leonor.
Sexta - Anita pergunta a Ricardo o que ele pensa de sua relação com Leonor. Ricardo tenta disfarçar, mas Anita percebe que ele quer apenas enganar a amiga. Preocupada com a saúde da mãe, Margarida pergunta quando é que ela vai ao médico. Celeste chega à lavanderia e, pela sua conversa, Leonor desconfia que Anita já falou sobre a gravidez. Margarida desabafa com a avó e diz que estar preocupada com a relação da mãe com o Zé.

Amor Real - 13h45

Segunda - Lourenço volta ao acampamento, diz a Manuel que não conseguiu falar com Matilde, mas que descobriu que ela vai se casar com Adolfo. Pilar parabeniza Matilde por seu casamento com Adolfo e pergunta se ela ainda o ama. Matilde responde que nunca voltará a amar alguém como amou Manuel. Amadeu diz a Manuel que vai ajudá-lo a recuperar sua mulher. Durante a festa de noivado, Manuel, Amadeu e outros homens invadem a mansão dos Penalver e seqüestram Matilde.
Terça - Matilde se surpreende ao ver que foi Manuel quem a seqüestrou. Matilde jura a Manuel que não sabia que ele estava vivo e que só aceitou se casar para dar um nome ao filho. Ramon diz a Benitez que precisam matar Manuel para eles não ficarem mal diante do governador. Delfino diz a Adolfo que talvez Manuel esteja vivo. Ramon exige que Renato lhe entregue o testamento de Manuel. Adolfo diz a Delfino que está decidido a recuperar Matilde e matar Manuel.
Quarta - Prudência diz a Josefina que Manuelzinho precisa saber que seu pai está vivo e é um homem honrado. Humberto conta a Renato que o Tenente Ives falsificou o testamento de Manuel, pois o verdadeiro foi roubado. Humberto acusa o amigo de roubar o testamento. Matilde jura a Manuel que não teve nenhuma intimidade com Adolfo. Manuel e seus aliados deixam o convento e esquecem Matilde. Manuel volta para pegá-la e, no exato momento, Adolfo chega para revistar o convento.
Quinta - Adolfo encontra um vestido de Matilde e acusa a Madre Superiora de ter mentido para um oficial. Ela tenta se defender e diz que os hospedou por caridade. Adolfo encontra o Padre Albano em uma cabana abandonada. Ele diz que foi trancado por um homem que pretendia matá-lo. Adolfo conta o que aconteceu com Manuel e que seu casamento com Matilde foi anulado. Ives exige que Renato lhe devolva o testamento. Renato responde que o testamento pertence a Manuel.
Sexta - Adolfo, Delfino e Antônia se encontram. Ela comenta com Adolfo que tudo não passou de uma terrível intriga do tenente Ives e de Ramon contra Manuel, pois o testamento apresentado era falso. A polícia invade a casa de Renato à procura do testamento. Hanna diz a Renato que é perigoso continuar guardando o testamento em casa e que deve devolvê-lo a seu legítimo dono. Humberto comenta com Adolfo que pense antes de acabar com Manuel, pois Matilde nunca o perdoará.

Gata Selvagem - 15h50

Segunda - Ivan reencontra Emanuel e o aconselha a parar de usar drogas. Helena se despede da família para se internar numa clínica para alcoólatras. Patrício ameaça Rosaura de morte e jura matá-la se ela voltar a viver com Luís Mário. Camélia procura por Luís Mário para avisar que Patrício quer conversar com ele. Guilherme confessa para Helena que já foi alcoólatra e que sua ex-namorada se matou por ser viciada. Rosaura impede Ivan de se encontrar com Patrício e evita que os dois briguem.
Terça - Patrício insiste em conquistar o coração de Rosaura, mas ela, mais uma vez, mantém distância dele. Marcela resolve contar para Luís Mário quem é sua verdadeira mãe, mas Mercedes não deixa. Ivan descobre que Helena está internada para se tratar do alcoolismo. Gabriel revela a Maximiliano que é apaixonado por Eva e que suspeita que o filho de Eva seja dele e não de Luís Mário. Patrício decide confirmar se ela está no quarto com Luís Mário. Ele não o encontra e acusa Camélia de louca.
Quarta - Marcela tenta descobrir onde mora Luís Mário para contar que Mercedes é sua verdadeira mãe. Mercedes tenta se aproximar de Luís Mário e conversa com Rosaura sobre seu amor por ele. Patrício chama Luís Mário para conversar, junto com Rosaura. Quando se reúnem, Patrício pede para Rosaura confirmar diante de Luís Mário que se entregou a ele de corpo e alma. Para evitar que os dois briguem, Rosaura confirma. Luís Mário fica furioso e briga com Patrício.
Quinta - Patrício ameaça matar Luís Mário com uma tesoura. Mercedes percebe que os dois estão brigando e defende seu filho, pedindo para Patrício matá-la no lugar de Luís Mário. A briga termina depois de muita discussão. Luís Mário quer saber se Rosaura ainda o ama e pede para Cláudia convidá-la para se encontrarem numa praia deserta. Caridade descobre que Luciana está lutando para se tornar uma modelo e promete não dizer a Bruno para evitar que ele fique com ciúme.
Sexta - Rosaura tenta se afastar de Luís Mário, mas ele insiste em marcar um novo encontro. Ele insiste em saber se ela realmente se entregou de corpo e alma para Patrício. Patrício pede para Camélia vigiar Rosaura e evita que ela volte a falar com Luís Mário. Marcela tenta falar com Luís Mário e é recebida por Eduarda. Eduarda descobre, através de Marcela, que Luís Mário foi abandonado quando criança e que não é filho legítimo da família Arismendi.

Morangos com Açúcar - 16 h

Segunda - Carla encontra Joana e fica incomodada. Joana desconfia da atitude da amiga e, quando ela sai, Carla fica furiosa e pergunta a Idalina se contou a Joana que era sua mãe. Joana acha estranho que Carla tenha ido visitar Idalina e pergunta se ela é sua mãe. A jovem acaba por confessar que sim e Joana promete não contar a ninguém se Carla tratar bem Idalina. Idalina regressa ao colégio e todos os alunos a recebem com entusiasmo.
Terça - Teresa diz a Joana para convidar Carla para o fim-de-semana e ela fica muito atrapalhada sem saber o que fazer. Daniel fica chocado. Já de noite e numa discoteca, Helena elogia a forma física de Rogério e Madalena fica surpresa com a revelação. No entanto, Nuno fala mal de Rogério e Helena sai. Ricardo e Catarina beijam-se e Pipo pede a Joana para conversarem. Joana pede tempo a Pipo para pensar. Catarina tenta acalmar o irmão.
Quarta - Idalina pede desculpas a Carla por pensar que ela tinha um caso com Daniel. Lara, Catarina e Tiago preparam a festa de Rodas. Disfarçadamente, Rodas tira garrafa de vodka e coloca nos jarros sem ninguém notar. No entanto, todos começam a demonstrar sinais de embriaguez. Tiago começa a discutir com o irmão e Rodas tira dinheiro da caixa registradora e sai discretamente. No final da festa, Pipo repara que falta dinheiro na caixa e acusa Tiago, que fica possesso.
Quinta - Pipo resolve nadar e acaba por dormir na praia. Na manhã seguinte, quando chega em casa, pergunta por Tiago. Catarina avisa que o irmão também não dormiu em casa. Pipo ameaça Rodas se não contar onde está Tiago. Ele acaba por confessar onde está Tiago. Pipo avisa Catarina e vai atrás do irmão. Carla acha péssima a idéia de Joana querer ir para Barcelona, mas ela diz que quer se afastar de tudo.
Sexta - Vitória fica curiosa com o interesse de Martim pela família de Pipo. Tiago e Rodas discutem no pátio do colégio e Eduardo intervém para falar com Tiago. Pipo desabafa com Ricardo, que ouve com ar de cinismo. Vitória chega com malas para tomar conta da casa. Ao chegar em casa, Pipo pergunta à tia o que ela está fazendo e ela responde que não vai embora até o final do período escolar. Na discoteca, Ricardo conta para Rafa que dormiu com Catarina.

Malhação - 17h30

Segunda - Letícia se sente culpada por ter brigado com Gustavo, após saber que os pais dele estão se separando. William só quer saber da companhia de Gustavo, para chateação de Letícia. Cadu avisa a Lúcia que Vivi teve de adiar o jantar, pois precisa estudar. Todos os amigos de Cabeção se reúnem no Giga para ver o que ele armou para Cecília. Cabeção beija Miyuki na frente de Cecília. Marcelo Henrique encontra Beatriz desmaiada.
Terça - Cabeção afirma para Cecília que Miyuki é a mulher da sua vida. Marcelo Henrique chama um médico, que garante que Beatriz teve apenas uma queda de pressão. Letícia pede desculpas a Gustavo, que é mal-educado com ela. Vivi descobre que não vai mais precisar estudar e avisa a Lúcia que vai poder jantar em sua casa. Lúcia avisa a Cadu que Vivi vai jantar com eles. Gustavo afirma para Marcelo Henrique que não agüenta mais trabalhar no Amparo Social.
Quarta - Marcelo Henrique afirma para Gustavo que ele vai ter de continuar cumprindo sua pena. Cadu tenta jogar fora a carne que Lúcia vai cozinhar para impedir que o jantar aconteça, mas Letícia o impede. Vivi vai jantar na casa de Cadu, que quase morre de vergonha. Vivi garante a Cadu que não se importa com as diferenças sociais entre eles. Oscar conta a Afrânio que vai dar um presente para Sabrina. Letícia chama William para uma brincadeira, mas ele foge.
Quinta - Gustavo encontra William e pede para conversar com ele. Gustavo leva William para sua casa e eles começam a conversar. Drica procura fazer com que Tedebê revele alguma coisa sobre Kiko, em vão. Cabeção tenta conquistar Miyuki, que se esquiva. William confessa para Gustavo que não consegue aprender a ler direito. Cláudia pensa que o presente que Oscar vai dar para Sabrina é para ela. Gustavo leva William de volta para o Amparo Social.
Sexta - Letícia fica feliz ao ver William. Gustavo decide ler sobre dificuldades de aprendizado para entender o problema de William. Tedebê pergunta a Drica e Miyuki se elas mexeram em seu armário e elas garantem que não. Letícia desconfia que Gustavo tenha sido o culpado pela fuga de William. Oscar foge de Sabrina. Drica fica de levar uma mochila com as coisas de Tedebê para Bel, mas Kiko a impede de sair. Letícia avisa a Gustavo que vai expulsá-lo do Amparo Social.

Chocolate com Pimenta - 18h

Segunda - Ana Francisca chama toda a família para trabalhar na fábrica. Márcia pede perdão a Timóteo. Ana Francisca avisa Miguel que vai passar metade da fábrica para ele. Danilo ouve a conversa e reclama com a esposa. Inácia conta para Bernardo sobre Darlene e todos insistem que ele perdoe a mãe. Os dois se abraçam, emocionados. Ana Francisca é recebida com aplausos na fábrica. Olga avisa Danilo que Miguel e Ana Francisca foram ao escritório de Guilherme.
Terça - Ana Francisca pede que Guilherme prepare o documento para doar parte da fábrica para Miguel. Danilo tem uma crise de ciúmes e pede que Ana Francisca desista da fábrica. Ela explica que a fábrica está na falência e que ela vai vender as jóias para salvá-la. Sebastian manda recado para Sofia para que o tire da cadeia. Margot avisa Guilherme que Graça pode ter problemas na hora do parto. Klaus aceita pagar as despesas para libertar Sebastian.
Quarta - Ana Francisca avisa aos funcionários da fábrica que não tem dinheiro para pagar os salários. Celina avisa que Graça está passando mal. Ana Francisca pede que Miguel fique um pouco mais na cidade. Danilo mostra-se enciumado quando Miguel confirma que não pode abandonar Aninha. Beto resolve ir à outra cidade buscar um médico com mais experiência. Olga pede que Peixoto lhe dê uma prova de amor e troque o quadro na hora oportuna.
Quinta - Olga avisa Terêncio que eles colocarão a culpa em Peixoto. Sebastian é solto. Carmem aconselha Miguel a ir embora, senão Danilo vai acabar se separando de Aninha. Matilde sugere que Sofia e Sebastian se casem, mas ela reage. Ana Francisca comenta com Bernardo que não trouxe ainda o quadro com medo de magoar o marido, mas teme também magoar Miguel. Bernardo aconselha Danilo e ele pede que o jovem traga o quadro que ele fará uma surpresa para Aninha.
Sexta - O médico avisa que o estado de Graça é grave e que o bebê pode morrer. Guilherme chora. Olga manda Peixoto arrumar um carro para transportar o quadro. Margot acha que uma velha parteira é a única solução e Beto vai procurá-la. O palhaço termina o quadro. Peixoto agarra Olga e a beija. Ela resiste, mas depois se abandona ao beijo. Márcia alega dor de cabeça para não beijar Timóteo. Margot aconselha Miguel a ir embora, pois tem um pressentimento. Tonico acorda a mãe.
Sábado - Graça tem uma convulsão. Celina pede que a irmã lute pelo bebê. Dr. Paulo avisa a Guilherme que o quadro é sério. Miguel avisa Ana Francisca que conseguiu vender os bombons para uma grande loja de São Paulo. Olga se encarrega de contar para Danilo, que toma satisfações com a mulher. Ela garante amá-lo muito, mas ele permanece desconfiado. Danilo pede que Bernardo realmente pegue o quadro pois quer dar uma prova de amor a Aninha.

Menina, Amada Minha - 18h10

Segunda - Paz conta a Pascoal que Karina e Rafael são amantes. Júlia diz a Inácio que só verá Helena enquanto seu pai permitir. Socorro vai até a casa de Isabela e lá encontra Paz. Ela acusa a governanta de traidora já que, depois de tantos anos, se aliou a Clemente e foi cúmplice dele na morte de seu filho, Orlando. Belchior é atacado por dois homens. Paulo vai até o hospital visitar o pai e diz a ele que, apesar da violência da qual foi vítima, os ferimentos não são graves.
Terça - Carolina conta que tentou o suicídio porque Rafael a agrediu e violentou. Clemente esbofeteia Rafael e diz ao rapaz que, para conquistar sua filha, precisa ser atencioso e não violento. Helena diz a Isabela que a odeia e que nunca permitirá que se case com seu pai. Rafael e Paulo se encontram e discutem violentamente. Depois, Rafael diz a Carolina que nunca vai lhe dar o divórcio e acrescenta que Clemente o apóia em sua decisão. Rafael joga Karina na cama e a beija.
Quarta - Paz garante a Dona Socorro que Isabela é filha de Clemente e exige que não volte a procurá-la. Socorro garante ao filho Otávio que Isabela é filha de Orlando. Clemente diz a Pascoal que Paulo vai ser um fracasso, pois César é o favorito. Mas, para a decepção de Clemente, Paulo é o vencedor. Consuelo tenta seduzir Vítor, mas ele a despreza. Socorro procura Belchior e ele confirma que sua nora, Isabela, não perdeu o bebê que esperava de seu filho, Orlando.
Quinta - Dona Socorro procura Isabela, diz que já confirmou suas suspeitas e afirma que ela é sua neta. Isabela pede a Paz que lhe diga a verdade. Ela confirma tudo e diz que é um segredo que jamais deveria ter sido revelado. Isabela pergunta a Clemente por que ele nunca disse que era sua filha. Otávio comenta com Vítor que nunca imaginou que as suspeitas de sua mãe tivessem fundamento e diz que Clemente ficou com tudo que pertencia ao seu irmão, inclusive a mulher e a filha.
Sexta - O advogado aconselha Consuelo a viver com o marido e as filhas pois isso a ajudará a recuperar a guarda das meninas. Vítor chega em casa e encontra Consuelo decidida a morar com eles. Furioso, ele a expulsa, mas Consuelo diz que foi aconselhada pelo advogado e ameaça denunciá-lo caso insista em mandá-la embora. A Dra. Júlia aconselha Vítor a ter paciência, pois se trata de uma provocação e lembra que todos os seus bens estão em jogo.

Da Cor do Pecado - 19h

Segunda - Kaike afirma para Germana que tem um assunto importante para tratar com Afonso. Tony telefona para Kaike e ameaça seqüestrar Otávio se ele contar alguma coisa. Afonso revela a Germana que descobriu que Tony é um mau-caráter. Tony esconde Otávio num quarto de hotel. Kaike afirma para Bárbara que vai revelar tudo para Afonso se algo acontecer com Otávio. Otávio ouve Bárbara falar que Kaike é seu pai durante uma discussão com Tony no hotel.
Terça - Bárbara afirma para Otávio que ele ouviu errado, mas ele não acredita. Tony avisa a Bárbara que eles terão de mandar Otávio para a Suíça, agora que ele sabe que é filho de Kaike. Moa revela para Sal que seu tumor pode matá-la a qualquer momento e, por isso, ela não quer se aproximar de ninguém. Paco convence Abelardo a voltar para casa. Otávio consegue fugir do hotel. Paco vê Sal chorando e pergunta o que houve. Otávio vai até a casa de Kaike e quer saber se ele é seu pai.
Quarta - Kaike confirma para Otávio que é seu pai. Kaike tenta ir embora com Otávio, mas descobre que Tony e seu capanga estão vigiando o prédio. Tony invade a casa de Kaike e leva Otávio. Bárbara garante a Otávio que vai abandoná-lo se ele disser para alguém que Kaike é seu pai. Tancinha insiste para que Helinho seja mais grosseiro. Germana sugere que Afonso leve Otávio para morar em sua casa. Bárbara se prepara para entrar na igreja e se casar com Tony.
Quinta - Verinha se dá conta de que Kaike é pai de Otávio e aconselha Bárbara a não se casar com Tony. Bárbara afirma que não pode mudar de idéia e entra na igreja. Tony e Bárbara se casam. Bárbara fica histérica ao saber que Kaike conseguiu despistar os capangas de Tony. Kaike leva Otávio para a casa de Olívia. Tony decide vasculhar o estúdio de Kaike para ver se descobre para onde ele levou Otávio. Os capangas de Tony chegam na casa de Olívia e levam Otávio.
Sexta - Kaike fica arrasado. Tony sugere a Bárbara que eles passem a lua-de-mel na Suíça e deixem Otávio por lá. Otávio fica histérico quando descobre que sua mãe quer levá-lo para a Suíça. Afonso manda comida para a casa de Preta, mas ela não aceita. Tancinha pede que Gaudêncio traga Febrônio de volta. Kaike vai atrás de Bárbara no aeroporto e avisa que contará a verdade a Afonso se ela levar Otávio para a Suíça. Bárbara desiste de embarcar.
Sábado - Afonso avisa a Bárbara que não quer que Otávio vá para a Suíça. Moa faz as pazes com Paco. Tancinha seduz Gaudêncio para convencê-lo a trazer Febrônio de volta. Gaudêncio dá a Tancinha um pó para ela jogar em Helinho. Tancinha sem querer joga o pó em Cezinha, em quem Febrônio incorpora. Cezinha e Tancinha se agarram, escondidos de Helinho. Bárbara afirma para Otávio que vai abandoná-lo se ele disser algo a Afonso. Moa passa mal e manda Paco ir embora.

Amy, a Menina da Mochila Azul - 19h

Segunda - Em Porto Esperança, a bordo de seu velho barco, Matias sonha com Pérola e delira. Amy, sua filha, o acorda. Matias se nega a falar com Amy sobre Pérola. Carlota, a diretora do orfanato, dá ordens a Minerva para que traga Amy para viver com os outros órfãos. Matias passa a noite com febre e Amy pede a ele que não vá trabalhar. Amy pega uma garrafa que encontrou na praia e a leva para a escola. Jerônimo comenta com Minerva que Matias trabalha na empacotadora.
Terça - Cláudio demite Matias por chegar atrasado ao trabalho. Amy e seus amigos procuram Gato para contar o que diz a mensagem. Minerva ameaça levar Amy para o orfanato por ter ajudado seu amigo Gato a escapar. Cláudio cobra de Matias o aluguel atrasado. Alma repreende seus alunos por terem saído da escola sem permissão. Matias aconselha Bruno para dizer a Alma que a ama. Jerônimo diz a Minerva e Amy que Matias já não trabalha mais na empacotadora.
Quarta - Minerva visita o barco onde vivem Matias e Amy e faz um relatório sobre as más condições da embarcação. Ana diz a Matias que Mauro expulsou Amy da escola por ela ter saído sem a sua permissão. Minerva diz a Matias que o conselho tutelar pode lhe tirar a guarda de Amy caso ele não melhore as condições de vida da menina. Cláudio diz a Jerônimo que Amy entregou a Juvenal um anel com uma pedra preciosa e comenta que talvez a jóia pertença ao tesouro da cova dos espíritos.
Quinta - Amy entrega o anel a Juvenal para cobrir as despesas com o prejuízo que causaram na joalheria. Mauro diz a Amy que quer falar com Matias antes de permitir que ela volte a freqüentar as aulas. Otávio dá a Romano seu novo testamento e pede a ele que o entregue para seu advogado. Matias arruma o barco antes da inspeção de Minerva. Amy chega sozinha à escola e Mauro não permite que ela entre. Minerva se irrita ao encontrar Amy fora da escola.
Sexta - Matias confessa a Alberto que não volta a pescar porque morre de medo do mar. Amy pede ao seu amigo, Gato, que diga a Matias que ela se escondeu de Minerva. Carlota pressiona Minerva por telefone para que leve Amy para São Felipe. No mangue, Amy fica surpresa ao descobrir que Coral é uma sereia. Raul entra no mar e afunda, pois não sabe nadar. Amy salva Raul. Raul conta aos pais que foi salvo por uma sereia. Benito diz a Minerva que Matias cumpriu todas as exigências.

Metamorphoses - 20h15

Segunda - Bel vai à clínica procurar Lia e leva a carta deixada por ela. Desesperada, pede ajuda à Diana. Tallyta e Diogo namoram no ofurô, Aspásia e Lourdes chegam. Aspásia troca o nome de Tallyta. Aniki marca um encontro com Diana. Massahiro, Aoki e Aniki se reúnem para planejar como forçar Ventura a entregar a jóia. Massahiro procura Ventura e entrega uma Liminar Judicial para que Horita seja libertado. Ventura segue Horita e Massahiro. Lia chega à pousada.
Terça - Ventura encontra o cativeiro de Paulinho. Gegê e Jamanta fazem serenata para Lourdes dentro da clínica. Aniki vai ao apartamento de Diana. Carlos vê Diana pronta para sair e os dois brigam. Ele se desespera e começa a chorar por estar perdendo a mulher. Aniki tenta seduzir Diana, a leva para o túmulo de Circe e pergunta sobre o paradeiro da jóia. Valentina invade a casa de Ventura.
Quarta - Valentina procura a jóia na casa de Ventura e tira fotos do relatório do acidente de Circe. Ventura vai até o cativeiro de Paulinho. Carlos vai à casa de Nina e pede para que ela vista as roupas de Diana. Júlia conta à Aoki que Ventura está desconfiado que ele é o seqüestrador de Paulinho. Bel liga para a clínica e pede para que Lucas seja localizado no Congresso. Os dois conversam por telefone. Bel o acusa de ter seqüestrado Lia. Joseane e Valéria ouvem tudo. Xarope vai ao cativeiro de Paulinho. Dudu procura Diana na Clínica.
Quinta - Lucas volta ao Brasil, se encontra com Bel e lê a carta que Lia deixou para a mãe. Aniki ordena que Valentina mate Ventura. Prazeres desconfia que Lucas pode ser o pai do filho de Lia. Tico é preso junto com Paulinho e Xarope. Diana conta à Prazeres o que aconteceu em seu encontro com Aniki, mas não revela o nome do mafioso. Prazeres desconfia que ele pode ser da Yakuza. Ventura planeja com outros policiais uma invasão no cativeiro. Gegê sente a falta de Tico no trabalho.
Sexta - Ivan desafia Toru para uma luta. Patrícia e Fábio conversam sobre a cirurgia de Daniel e ele convida a assistente social para jantar. Bel ameaça pedir os 40% da Clínica pertencentes a Lia. Ventura invade o cativeiro. Fábio é agredido por Lucas durante uma discussão. Diogo e Dudu brigam dentro da Clínica. Valentina escuta Horita falando para Aniki que Ventura encontrou o cativeiro. Massahiro ameaça matar Xarope. Lucas escreve uma carta para Lia contando a verdade.

A Outra - 20h30

Segunda - Teresa espera Cordélia no hotel e pede que ela não procure Carlota. Adriano pede Carlota em casamento. Apolônia diz a Adriano que espera um filho dele. Cordélia paga a prostituta para que conte como foi a noite com Lázaro. Adriano diz a Isaac que conseguiu os documentos com a identidade de Adriano Solis. Apolônia encontra Lázaro bêbado e faz o rapaz pensar que transou com ela. Justo e Álvaro chegam ao Congresso. Carlota diz a Adriano que decidiu se casar com ele.
Terça - Carlota comunica a mãe que decidiu se casar com Adriano. Bernarda faz Carlota assinar um documento onde renuncia a herança. Fabiana entrega a Adriano os documentos de Carlota. Bernarda finalmente cede ao assédio de Romano e os dois vão para a cama. Daniel volta à cidade para falar com Carlota e ela conta que está de casamento marcado. Julieta liga para Romano e conta que está grávida. Carlota conta para Adriano que renunciou à herança.
Quarta - Carlota volta para casa arrasada pois foi abandonada no altar por Adriano. Lázaro concorda em se casar com Apolônia e diz a todos que é o pai do filho que ela espera. Bernarda descobre que Salatiel leu a carta que Romano lhe enviou. Lázaro diz a Martina que Apolônia está esperando um filho dele. Adriano é procurado por um investigador de polícia que quer falar sobre a morte de Diana. Lázaro diz a Álvaro que Adriano jogou o carro contra ele no acidente que o deixou manco.
Quinta - Cordélia propõe a Adriano que matem Carlota e cobrem o dinheiro do seguro. Carlota diz ao Sr. Joaquim que decidiu aceitar seu pedido de casamento. Cuco está nadando com Bráulio quando sofre uma cãibra. Álvaro o salva. Cordélia vai até a capital e oferece dinheiro a Isaac para que ele mate Adriano. Álvaro encontra uma carta de Cordélia onde ela comunica que decidiu ir embora de casa. Cordélia aparece no escritório de Adriano, beija Isaac e propõe que ele mate Adriano.
Sexta - Isaac concorda em ajudar Cordélia a se livrar de Adriano. Adriano conta para Fabiana porque não se casou com Carlota e se nega a ser seu amigo. Isaac coloca o pó que Cordélia lhe deu na bebida de Adriano. Carlota encontra na bolsa de Fabiana o endereço de Adriano, vai ao apartamento dele e os dois discutem. Carlota acorda e, ao ver Adriano com um estilete enterrado no peito, pensa que o matou. Carlota volta para o hotel e, assustada, diz a tia que matou Adriano.
Sábado - Cordélia chega à conclusão que Adriano matou Diana. Carlota diz a Miréia que matou Adriano. Isaac encontra Adriano ferido. O médico que atende Adriano diz a Isaac que ele está bem. Por telefone, ele comunica a Cordélia que Adriano não está morto. Isaac diz a Adriano que foi Carlota quem o atacou. Salvador diz a Bernarda que Carlota deve ser internada numa clínica psiquiátrica. Bernarda humilha Carlota e ela relembra todos os maus momentos que passou ao lado da mãe.

Paixões Ardentes - 20h40

Segunda - Fernando encontra Armando no bar e conta que tentou agarrar Norma à força. Armando confessa a Fernando que é completamente apaixonado por Rosana. Fernando sofre um ataque e Vera descobre que ele tomou muitos calmantes. Gabriela e Norma levam Fernando ao hospital. Norma chega do hospital e marca um encontro com Ivan. Norma fala para Ivan que está apaixonada, mas terá de se separar dele porque Fernando tentou se matar quando ela pediu o divórcio.
Terça - Franco comenta com Oscar que acha que Helena está arrependida e não quer mais se casar com ele. Helena e Oscar conversam, mas Leandro os interrompe. Franco sai com Helena e Leandro. O casal discute por causa de Leandro e Franco vai embora. Ele encontra Rosana e descobre que ela foi visitá-lo. Os dois acabam se beijando. Franco vai à casa de Rosana, Oscar segue o irmão e o obriga a ir embora. Oscar e Franco começam a brigar e Ivan defende Franco.
Quarta - Ivan e Oscar brigam com Armando. Gabriela e Helena chegam na hora da briga e Fernando defende o amigo. Franco fica irritado com os irmãos porque se meteram na briga. Helena descobre que a briga é por causa de Rosana. Na manhã seguinte, Helena não sai da cama porque está com raiva de Franco. Fernando fala para Norma, na frente de toda família, que concorda com o divórcio. Franco chega na fazenda e Oscar conta que Helena está de cama por culpa dele.
Quinta - Leandro visita Helena e conta que Franco está agindo como se nada tivesse acontecido e que ela deveria fazer o mesmo. Fernando cobra o dinheiro que emprestou para Armando e descobre que o amigo está prestes a comprar o bar. Armando contrata dois homens para matarem Franco, mas quer que todos acreditem que desistiu da vingança. Os homens contratados por Armando vão até a fazenda. Oscar é confundido com o irmão. Os capangas o levam à força.
Sexta - Fernando explica o motivo da briga entre Armando e Franco e o policial pede o endereço de Armando. A polícia procura Armando e pergunta se ele conhece Franco. Preocupado com a polícia, Armando avisa que só poderá encontrar os capangas no dia seguinte. Armando vai ao cativeiro e descobre que seqüestraram o homem errado. Armando manda os capangas soltarem os dois e avisa que pegaram o homem errado. Eles largam Oscar e Helena no meio do mato.

Celebridade - 20h55

Segunda - Renato dá os parabéns para Laura, mas faz uma ameaça velada. Ana Paula quase pega Nelito e Eliete se beijando. Laura percebe Marcos perto de Jaqueline e demonstra ciúmes. Todos ficam atônitos com a chegada de Maria Clara à festa. Beatriz manda que Maria Clara seja expulsa, mas Renato contemporiza. Maria Clara se tranca com Laura no banheiro e dá-lhe uma surra. Laura fica caída no chão e Maria Clara avisa que vai destrui-la. Cristiano e Noêmia assumem a relação.
Terça - Laura briga com Marcos por ele não tê-la alertado que Maria Clara já sabia de seus golpes. Maria Clara visita Laura, que disfarça porque Hercília e Felipe estão no quarto. Renato garante a Joel que, assim que Laura sair do hospital, vai transformar a sua vida em um inferno. Laura se mostra surpresa quando Renato conta que a viu com Bruno e com Marcos no mesmo dia. Renato mostra fotos de Mr. Williams e o vídeo de Laura com o traficante Roberto Tenebroso.
Quarta - Renato garante que não é interesse, mas amor e, se ela não aceitar o seu pedido, juntará todas as provas e a colocará na cadeia. Laura aceita se casar com Renato. Ana Paula teme ter de sair da casa, mas Ubaldo garante que, se depender dele, a permanência dela está garantida. Laura garante a Marcos que ele continuará morando na casa. Beatriz organiza o casamento de Laura em sua casa. Começa a festa de inauguração do Sobradinho. Marcos implora para Laura não casar.
Quinta - O juiz realiza o casamento. O homem ao telefone pede dinheiro a Beatriz. Laura se prepara para uma noite de amor com Renato, mas ele manda que ela durma em um colchonete no chão. Laura se horroriza ao ver que Renato montou um sistema que monitora todos os cômodos da casa. Beatriz faz um escândalo com Fernando e sai, bêbada, de carro. Fernando segue Beatriz e acaba batendo com o carro. Beatriz entra em pânico quando Queiroz avisa que pediu para Inácio doar sangue.
Sexta - Beatriz explica que Inácio está em Itatiaia com Darlene e que Queiroz deixou um recado no celular. Laura manda Beatriz ligar para Darlene e mandar que ela segure Inácio por lá. Inácio ouve o recado e resolve voltar ao Rio imediatamente. Darlene esvazia o tanque do carro. Beatriz suspira aliviada porque Inácio não precisa mais doar sangue. Beatriz bate boca com Maria Clara ao vê-la no hospital, mas ela entra no quarto de Fernando, que se emociona ao vê-la.
Sábado - Renato leva Laura embora e manda Manolo e os seguranças darem uma surra em Marcos. Maria Clara olha para Fernando apaixonada. Laura se desespera quando Renato deixa claro que manipulou para que ela ficasse com problemas financeiros. Marcos chega em casa, todo arrebentado. Beatriz se apavora quando o homem liga para o celular, pede US$ 20 mil e manda que ela deixe embaixo do banco atrás dela. Beatriz chega ao local combinado e Marcos a observa de longe.


O que vem por aí

Celebridade - 21h - Globo

Lei seca
  Vai rolar briga de cachorro grande esta semana em “Celebridade”. E, pelo menos por enquanto, a maquiavélica Laura (Cláudia Abreu) está levando a pior na disputa de atrocidades com o crápula do Renato Mendes (Fábio Assunção). O inescrupuloso jornalista parece realmente determinado a se vingar da dor de cotovelo que a falsa virgem provocou nele, há mais de cem capítulos. Mas estas coisas de amor não se esquecem facilmente mesmo. Depois de reunir uma série de provas incriminando Laura, Renato simplesmente comunica à alpinista social que os dois vão se casar. Atônita, a cobra ainda esboça uma reação, mas vê que está completamente sem saída. O canalha não só diz que viu a vagabunda com Marcos e com Bruno no mesmo dia, mas mostra fotos do falecido Mr. Williams e um vídeo no qual a golpista aparece ao lado do traficante Roberto Tenebroso.
  Como o malvado pode até não ser flor que se cheire, mas também não é de se jogar fora, Laura resolve “relaxar e gozar”. Mas é aí que ela percebe que o buraco é bem mais embaixo do que imaginava. Depois da cerimônia de casamento, quando ela se prepara com bastante boa vontade para a noite de núpcias, ouve do maridinho que vai ser obrigada a dormir em um colchonete jogado no chão. E o que é pior: o maluco a faz servir champanhe para ele e uma garota de programa - hábito que ele parece querer voltar a cultivar depois de casado. E ainda diz à voluptuosa vilã que ela nunca mais vai poder sequer se aproximar de homem algum. Mal sabe ele que pode acabar se arrependendo, já que vai ser difícil manter sob controle todos aqueles hormônios em ebulição. Afinal, a vagabunda pode não valer o sal que come, mas é fogosa até dizer chega!
  Porém o canalha não quer dar mole. Laura fica absolutamente chocada quando percebe que ele montou um sistema que monitora todos os cômodos da casa. Para piorar, nem na rua ela tem sossego, pois é seguida por seguranças o tempo todo. Com a ajuda de Beatriz, Laura até consegue driblar os brutamontes e tira uma casquinha do musculoso Marcos na rouparia do hospital onde Fernando está internado. Depois, tenta subornar o chefe dos seguranças para dar vazão a seus mais baixos instintos ao lado do “michê”. É claro que a história não fica por isso mesmo. Marcos toma uma bela surra e chega em casa com seu instrumento de trabalho - o corpinho sarado - todo machucado.
  Tânia convida Fernando para morar em seu apartamento, mas ele não aceita.
  Darlene adora se ver nas colunas sociais beijando Inácio.
  Beatriz faz um escândalo com Fernando e sai de carro, bêbada. Ele vai atrás dela e acaba sofrendo um acidente.

Da Cor do Pecado - 19h - Globo

Entre dois loucos
  Complicado, incompreendido e pessimamente criado pela mãe, Otávio (Felipe Latgé) vai se transformar numa verdadeira versão humana da célebre brincadeira do “cabo de guerra”. Esta semana, cada um puxa a pobre criança para um lado em “Da Cor do Pecado”. Com Bárbara e Tony ultrapassando todos os limites da normalidade, o moleque cai na besteira de “esticar os ouvidos” durante uma discussão dos dois e descobre que é filho de Kaíke. Logo, ela e Tony se dão conta de que mandá-lo a um colégio na Suíça é a única forma de impedi-lo de revelar a verdade a Afonso. Só que Otávio consegue fugir do hotel e vai atrás de Kaíke, que confirma ser seu pai. Ele ainda tenta fugir com o filho, mas percebe que Tony e seu capanga estão vigiando a portaria do prédio. Cansado de esperar, o maluco invade o apartamento e carrega o garoto. Otávio e Kaíke só voltam a se ver no dia do casamento de Bárbara e Tony, quando fogem para a casa de Olívia. Mas o psicopata resgata o “menino de ouro” mais uma vez. Para terminar a semana de vaivéns, o casal de víboras está no aeroporto, pronto para levar Otávio para a Suíça, quando Kaíke aparece e ameaça contar tudo para Afonso. Só então Bárbara desiste de embarcar. Sal descobre que Moa tem um tumor no cérebro e pode morrer a qualquer momento.

Chocolate com Pimenta - 18h - Globo

Vaso ruim também quebra
  O autor Walcyr Carrasco já começou a preparar a cama - ou melhor, o caixão - da vilãzinha Graça (Nívea Stelman), de “Chocolate com Pimenta”. A megera ficaria possessa se imaginasse que vai deixar o caminho livre para que a irmã seja feliz com Guilherme. E o que é pior: a cobrinha experimenta o próprio veneno, já que é justamente a gravidez que ela usou para fisgar o namorado de Celina (Samara Felippo) que vai lhe tirar a vida. Esta semana, o coitado do Guilherme corre de um lado para o outro em função das complicações da gravidez da maquiavélica. Para começar, ele ouve de Margot (Rosamaria Murtinho) que a esposa poderá ter problemas bem na hora de dar à luz. E o impagável Dr. Paulo trata de deixá-lo ainda mais apreensivo, pois confessa que jamais fez um parto em sua inusitada vida de médico. Enquanto isso, Graça não pára de passar mal. É uma tonteira aqui, uma convulsão ali, até que se chega à conclusão de que uma velha parteira é a única saída para evitar sua morte e a do bebê. E, em vez de deixarem a malvada partir em paz, não é que todos ainda correm para achar a tal da velha?!. Ô gentinha boba!
  Ana Francisca diz aos funcionários que não tem dinheiro para pagar os salários. Olga pede que Peixoto lhe dê uma prova de amor e troque o quadro de Aninha na hora oportuna.

Paixões Ardentes - 20h40 - Rede TV!

Golpe baixo
  A pobre Norma não vai conseguir se livrar tão facilmente do traste do marido em “Paixões Ardentes”. Apesar de sua empolgação com Ivan, os planos de divórcio vão ter de ficar para mais tarde. Tudo porque, depois de pedir arrego à sogra, o interesseiro Fernando resolve apelar para uma tentativa de suicídio. E não é que a tolinha se sensibiliza e resolve insistir no casamento fracassado? Para variar, a história tem o dedo de Gabriela. Tudo começa quando o borra-botas chega em casa bêbado e a sogra o manda tomar um calmante. Só que o poltrão tem a brilhante idéia de virar o vidro inteiro e vai parar no hospital. Não resta à coitada da Norma outra alternativa senão dizer para Ivan que não vai poder se separar tão cedo. Ninguém merece.
  Franco diz para Oscar que ele deve tentar seduzir Ruth, mas ele diz que é impossível, pois toda vez que olha para ela se lembra de Líbia.
  Rosana fala para Armando que jamais voltará para ele.
  Oscar acha que Helena está arrependida e não quer mais se casar com ele.

Olhos D’Água - 8h - Band

Vítima da barriga
  Ou a tolinha da Leonor começa a se cuidar em “Olhos D’Água”, ou é melhor mesmo que deixe Lisboa e volte a viver no pequeno povoado com sua suposta mãe. O mais novo descuido da versão ingênua de Luísa pode acabar lhe custando muito caro. Mas pior que a desgraceira toda é mesmo a visão “pollyana” da moça. Depois de sentir sucessivos enjôos, ela cede aos apelos de Anita e resolve fazer um teste de gravidez - que, é claro, dá positivo. Sem ter a menor idéia de que Ricardo a engana com qualquer rabo de saia que lhe atravesse o campo de visão, a boboca comemora a notícia como se há tempos tentasse se livrar de algum problema de infertilidade. E põe as mãos no fogo pelo mulherengo, pensando que a reação do canalha será tão entusiástica quanto a sua. Mas Anita, já prevendo a desgraça, se encarrega de poupar o desgosto à amiga e trata de ir dar as “boas novas” ao futuro papai. Chegando lá, dá de cara com Sofia no apartamento do conquistador - que, aliás, quase nunca está sozinho em casa. Bastam uns poucos minutos de conversa para ela perceber que o futuro rebento vai ter de ostentar um constrangedor “desconhecido” no campo referente ao pai no documento de identidade.
* A emissora reeditou os capítulos e exibe esta semana o que estava previsto para ir ao ar na semana passada.

Malhação - 17h35 - Globo

Improvável amizade
  A boa-moça Letícia vai se roer de ciúmes esta semana em “Malhação”. Para surpresa da certinha, o bad-boy Gustavo (Guilherme Berenguer) vai conquistar todas as atenções do menino de rua William (Clesley Delfino), que continua arredio diante de suas tentativas de aproximação. O que ela sequer imagina, no entanto, é que o garoto deve acabar dando origem a uma transformação no comportamento de Gustavo, que vai fazê-la finalmente aceitar que ele é sua “cara-metade”. Pois não é que o boa-vida realmente se sensibiliza com a história do moleque? Tudo começa quando William foge do Amparo Social, deixando Gustavo e Letícia em polvorosa. Mas é o arruaceiro quem encontra com ele na rua. E resolve levá-lo para sua casa, para que os dois possam conversar. Lá, William confessa que se sente chateado por não conseguir aprender a ler. Depois do bate-papo, Gustavo o leva de volta para o Amparo e ainda tem de aturar o mau humor de Letícia, que o julga culpado pelo sumiço do garoto. Sem dar bola para a chatice dela, Gustavo procura ler sobre dificuldades de aprendizado, interessado em entender o problema de William. Que meigo!
  Cabeção e Miyuki decidem se vingar de Cecília e se beijam na frente dela de forma bastante provocante.
  Vivi vai jantar na casa de Cadu e ele quase morre de vergonha.

A Outra - 20h30 - SBT

Sozinha no altar
  Tem gente que nasceu para sofrer mesmo. Se for protagonista de novela mexicana então, só tem direito à redenção no último capítulo. É esta a triste sina de Carlota (Yadhira Carrillo), de “A Outra”. Depois de aprender a viver sem o amor de Álvaro, a filha da megera Bernarda finalmente volta a se envolver com um homem. Mas o cara é um canalha, como vai ficar mais do que provado esta semana. Empolgado com a herança que ela tem a receber de seu falecido pai, o rapaz coloca a carroça na frente dos bois e dá um jeito de convencer a coitada a se casar o mais rápido possível. Ela até que gosta da idéia, mas tem de enfrentar a ambição da mãe. Como não pode sequer imaginar a possibilidade de perder a bufunfa, Bernarda faz a filha assinar um documento renunciando à herança. É claro que o interesseiro fica sabendo da história e deixa a otária plantada em pleno altar. Azarada que só ela, Carlota ainda perde a chance de ser vista por Álvaro, que chega a aparecer na igreja, mas só vê a noivinha abandonada de costas e nem sonha que ela seja seu antigo amor. Para piorar, a rejeitada chega em casa aos prantos e ainda tem de agüentar o deboche da peste que costuma chamar de mãe.
  Bernarda cede ao assédio do assanhado Romano e os dois fazem amor.
  Apolônia diz a Adriano que espera um filho dele. Ele responde que vai assumir a criança.
  Romano pensa em desistir da vingança contra Bernarda e se dedicar a Julieta e seu filho.

Metamorphoses - 20h15 - Record

Encurralado
  A maldita jóia japonesa ainda vai deixar muita gente mal em “Metamorphoses”. Esta semana, a coisa fica feia para os lados de Ventura. Pressionada por Aniki, Valentina tenta recuperar a confiança do detetive boa-praça. O objetivo, é claro, é descobrir o paradeiro do valioso mimo. Ao mesmo tempo, Aniki ataca em outras frentes. Ele tenta seduzir Diana e a leva para ver o túmulo de Circe, perguntando se ela tem alguma idéia de onde pode ter ido parar a tão procurada jóia. Mas quem deve mesmo conseguir alguma coisa é Valentina, que invade o apartamento de Ventura. Embora não atinja seu objetivo, ela tira várias fotografias do relatório sobre o acidente de Circe. Ou seja, pode acabar atirando no que viu e acertando no que não viu - e, neste caso, sairia melhor que a encomenda. O mais difícil, no entanto, vai ser a moça se livrar das novas ordens de Aniki, que exige que ela mate Ventura.
  Aspásia e Lourdes chegam bem na hora em que Diogo e Tallyta fazem saliências no ofurô.
  Carlos vai à casa de Nina e pede para que ela vista as roupas de Diana.
  Bel liga para a clínica e pede para localizarem Lucas.

Amy, a Menina da Mochila Azul - 19h45 - SBT

Mochila vazia de novidades
  Se não se prestar muita atenção, corre-se o risco de nem se perceber que “Poucas, Poucas Pulgas” chegou ao fim. Permanece tudo praticamente igual no horário ocupado pela novelinha mexicana no SBT. A substituta é “Amy, a Menina da Mochila Azul”, que também gira em torno das peripécias de uma criança-prodígio - às voltas com as maldades da administradora de um orfanato e com aventuras ao lado dos amiguinhos órfãos. A estrelinha da vez é Amy, filha adotiva de um viúvo pescador. Ela passa dificuldades ao lado do pai, mas vai acabar se descobrindo herdeira de uma fortuna. Antes disso, no entanto, ela vai parar no temido Orfanato São Felipe, graças à ambição de Carlota, a perversa administradora, que vê nos pobres internos a oportunidade de enganar o maior número possível de “trouxas” e obter donativos com os quais possa comprar jóias para sua coleção. Lá, Amy forma sua turma de aventuras, que, além das crianças do local, conta com Otávio, um milionário que sofre de câncer e se disfarça de palhaço para tentar encontrar a filha perdida há nove anos. Ganha um doce bem meloso quem descobrir quem é a menina... Carlota dá ordens a Minerva para que traga Amy e seu amigo Gato para viver no orfanato.
  Amy fica surpresa ao descobrir que sua “amiga” Coral é uma sereia.

Menina, Amada Minha - 18h15 - SBT

Troca de paternidade
  Esta semana, Isabela (Karine Lozamo) vai passar por um choque daqueles em “Menina, Amada Minha”. Graças à intromissão de Socorro, que invade sua casa e sai fazendo perguntas como se tivesse autoridade para isso, a mocinha descobre que não é uma Soriano. A coitada fica tão “passada” que nem consegue pensar que pode ser uma boa não ser filha do cafajeste do Clemente. Sem entender nada, ela cobra satisfações do poderoso, que se limita a desfiar a velha cantilena do “fiz tudo por amor” e outras pieguices do mesmo calão. Mas o que deixa a vida de Isabela de cabeça para baixo é a descoberta de que seu verdadeiro pai é Orlando Uriate, justamente o finado patriarca da família que ela foi ensinada a odiar desde criancinha. Certamente, há mais sujeira debaixo deste tapete. Ou a mãe da menina pulou a cerca, e contribuiu para o ódio de Clemente contra o inimigo, ou foi o ricaço autoritário quem roubou a mulher de Orlando, mesmo sabendo que ela estava “embuchada” do outro.
  Paz conta a Pascoal que Karina e Rafael são amantes.
  Karina se oferece para contratar o mais caro advogado da cidade para Consuelo. Helena diz a Isabela que a odeia e que nunca permitirá que ela se case com seu pai.

Morangos com Açúcar - 16h - Band

Maus bocados
  Esta semana, a vida do galã de “Morangos com Açúcar” não vai estar tão mansa como de costume. Para começar, ele tem de arcar com um desfalque no bar. Mas o pior é que, por engano, acaba acusando o irmão, que se revolta e dá uma de rebelde, deixando todos assustados com seu sumiço. A história começa quando Lara, Tiago e Catarina resolvem preparar uma festa para Rodas. O mal-agradecido aproveita a oportunidade para aprontar a maior confusão. Ele coloca vodka nos jarros de suco sem que ninguém perceba. Mas Pipo nota que a garotada está “alegrinha” demais e vai imprensar o arruaceiro. Só que Tiago toma as dores do amigo e começa a brigar com o irmão. É aí que Rodas tira todo o dinheiro do caixa e vai embora. Quando Pipo se dá conta do rombo, põe a culpa no irmão, que tem um ataque histérico e resolve fugir de casa. Pelo jeito, esta família não chega inteira ao fim da novelinha...
  Joana promete não contar a ninguém que Idalina é mãe de Carla, caso a menina não mais a destrate.
  Idalina pede desculpas a Carla por ter pensado que ela tinha um caso com Daniel.
  Vitória fica curiosa com o interesse de Martim pela família de Pipo.

Gata Selvagem - 15h40 - Rede TV!

Disputada a tapas
  O clima vai esquentar esta semana em “Gata Selvagem”. O determinado Patrício está chegando às raias da loucura com o desprezo de Rosaura. O maluco chega a ameaçá-la de morte caso ela resolva voltar a viver com Luís Mário. Com medo da violência do marido, a mocinha resolve se fingir de morta. Mas aí Karina e Ivan aparecem em sua casa dispostos a colocar Patrício em seu lugar, revoltados com as agressões que ela vem sofrendo. Com jeitinho, Rosaura consegue fazer com que eles não se encontrem com o marido. Mas ela pode estar cavando a própria sepultura, já que Patrício está cada vez mais determinado a afastá-la definitivamente de seu grande amor. Ele convoca Luís Mário para um encontro e obriga Rosaura a dizer na sua cara que se entregou a ele de corpo e alma. Com medo de uma briga entre os dois, ela faz exatamente o que o obcecado manda. Mas o esforço acaba sendo em vão, porque os dois caem na porrada e Patrício quase mata Luís Mário com uma tesoura.
  Guilherme confessa para Helena que já foi alcoólatra e que sua namorada se matou por ser viciada.
  Gabriel revela a Maximiliano que é apaixonado por Eva e suspeita que o filho seja dele, e não de Luís Mário.
  Marcela tenta descobrir onde Luís Mário mora para dizer a ele que Mercedes é sua verdadeira mãe.

Amor Real - 13h45 - SBT

Amores em fuga
  Esta semana, “Amor Real” ganha ares de romance “capa e espada”. Desesperado com a notícia de que Matilde (Adela Noriega) está prestes a se casar com Adolfo, Manuel resolve deixar de se fazer de morto e toma uma atitude. Só que, como não pode dar a cara a tapa, arruma uns aliados mascarados que invadem a festa de noivado e raptam Matilde. Ou seja, o pobre e bem-intencionado Adolfo fica mais uma vez a ver navios. Matilde, ao contrário, só falta dar pulos de alegria ao ver que Manuel está vivo e entre os raptores. Só que o reencontro não tem ares de lua-de-mel. Tudo porque o ex-defunto não entende por que a mulher tinha de aceitar o pedido de casamento justamente do maior de seus desafetos - que já tinha lhe deixado traumas na forma de adornos pontiagudos sobre a testa. A pobrezinha bem que tenta explicar que só queria assegurar um sobrenome para o filho dos dois, mas Manuel continua se sentindo traído. Pior que isso, no entanto, é que a trupe dos mascarados acaba deixando a mocinha para trás na hora de fugir do convento que lhe tinha servido de abrigo. Quando o marido se dá conta do lapso, volta para reencontrar Matilde, mas Adolfo, bem mais esperto, já está revistando o convento à caça de sua prenda roubada.
  Delfino diz a Adolfo que ele deve esquecer Matilde para sempre, porque talvez Manuel esteja vivo.
  Humberto conta a Renato que Ives falsificou o testamento de Manuel, já que o verdadeiro foi roubado.


Aspas

“Estou saindo do olho do furacão. Mandaram até eu tirar o cadarço do tênis para não correr o risco de ser enforcado na cela”.
Marcello Antony (foto), que viveu recentemente o Rodolfo de “Um Só Coração”, abrindo o coração após ter ficado durante nove horas no Presídio Central de Porto Alegre, preso por porte de maconha.

“O cara largou uma Mercedes e pegou um Lada”.
Emílio Zurita, âncora do escrachado “Pânico na TV”, da Rede TV! fazendo uma comparação para ilustrar a vida amorosa de Marcos Mion. O ex-VJ teria terminado o namoro com Carolina Magalhães, ex “Jovens Tardes”, e estaria circulando com Preta Gil, prestes a estrear o “Caixa Preta”, na Band.

“A Lucimara está tendo orgasmos aqui”.
Fausto Silva, mais uma vez avacalhando ao vivo a diretora Lucimara Parizi durante o último “Domingão do Faustão”, no qual se apresentou a banda Jota Quest, uma das bandas preferidas da diretora.

“Ainda bem que eu não sou estrela para ficar gritando com você”.
Natália Rodrigues, que viveu a maquiavélica Carla em “Malhação”, para Rodrigo Scarpa, que encarna o “Repórter Vesgo”, do programa “Pânico na TV”, da Rede TV!, durante um festa. Na entrevista, o tal repórter tentava a todo custo “tirar uma casquinha” da atriz, como já havia feito em outra ocasião com outra beldade, Luana Piovanni. Como era de se esperar, Luana não teve a mesma linha de Natália e “perdeu o rebolado”, xingando e batendo no rapaz. Natália, por sua vez, aproveitou a deixa e tirou onda com ambos.

“Você quer saber se houve sexo oral, anal, essas coisas?”
Dado Dolabella, perguntando com sarcasmo à repórter de uma revista se estas eram as informações que ela desejava saber ao abordar o ator, que foi fotografado numa banheira de espuma com uma fã quando fazia um show na cidade de Passos, em Minas Gerais.

“Desejo o melhor para o Marcello Antony, mas acho que seu público vai preferir participar da discussão proposta pela pauta do programa. Afinal, fomos convidadas para falar sobre o comportamento da mulher madura na sociedade”.
Betty Maia, fundadora do Grupo Maturidade Fashion de São Paulo, chamando a atenção de Luciana Gimenez, apresentadora do “SuperPop”, da Rede TV!, que esqueceu-se da pauta do programa e se pôs a discutir o envolvimento de Marcello Anthony com drogas. O ator foi preso em Porto Alegre por porte de maconha.

“A Rede Globo é a pior parceira que a gente pode ter”.
José Luís Datena, apresentador do “Brasil Urgente”, da Band, sem deixar o jeitão “franco atirador” ao atacar a Globo, que teria proibido o advogado de Marcello Antony a dar entrevistas à emissora paulista.

“Eu quero que a senhora morra queimada”.
De um taxista para Cláudia Abreu, que faz a “tudo de ruim” Laura em “Celebridade”.

“Não preciso tentar engravidar. Se eu quiser fico grávida na hora”.
Xuxa Meneghel, de 40 anos, apresentadora do “Xuxa no Mundo da Imaginação”, provando que se acha acima das leis da natureza.

“Às vezes é difícil dirigi-la. Ela é tinhosa, cabeça-dura. Falo algo e ela não concorda e começamos a discutir. Mas acho que a Deborah está dando um show”.
Dennis Carvalho, diretor de “Celebridade” tecendo comentários sobre a relação “camarada” que tem ao trabalhar com a esposa Deborah Evelyn, a neurótica Beatriz, da mesma novela.


TV Gente

Pobre menina rica
  Mal saiu do ar como a sofrida Raquel de “Um Só Coração”, na Globo, e Débora Falabella (foto) já volta para a telinha. A atriz será a rica e romântica designer Maria Eduarda na próxima novela das oito da Globo, “Dinastia”. Na trama de Aguinaldo Silva, sua personagem se envolve num triângulo amoroso com o deputado Thomas Jefferson e o mâitre Viriato, personagens de Vladimir Brichta e Marcello Antony, respectivamente. Mas como Débora não terá férias longas entre uma trama e outra, Wolf Maya achou melhor que a atriz só lesse as sinopses da trama em maio, pouco antes de começar a gravar. “Enquanto isso, descanso um pouco. Vou a Minas visitar minha família e ficar um pouco pelo Rio mesmo”, avisa Débora, com sua peculiar placidez.

Saudosa
  Ainda não foi desta vez. A atriz Betty Faria, que anda distante da telinha desde 1999, quando fez a Carlota Valdez em “Suave Veneno”, bem que tentou emplacar um programa feminino na tevê. A proposta foi feita à Band, mas as negociações emperraram. Como o “namoro” não passou de um mero flerte, a atriz jogou todas as fichas no cinema. Como co-produtora do longa “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach.

Projeto estelar
  Pedro Malta está de volta. Depois de viver o esperto Gabriel em “Kubanacan”, o lourinho retorna em breve ao horário das sete. O ator-mirim está escalado para viver o estudioso Pepê em “Romance”, próxima novela de Antônio Calmon e Elizabeth Jihn, que substitui “Da Cor do Pecado”. Na trama, ele interpreta um menino aficionado por ufologia, que é neto do Avô Doidão e da Avó Doidona, personagens de Luís Gustavo e Marília Pêra, que também juram que sempre vêem discos voadores. Pepê será irmão do personagem de Kayky Brito, e filho dos personagens de Lilia Cabral e Cássio Gabus Mendes. “Estou feliz da vida porque quero ser astrônomo quando crescer. Assim, posso trabalhar estudando o que gosto. Parece que ganhei na loteria!”, vibra Pedro, que começa a gravar em meados de junho para a trama dirigida por Marcos Paulo.

Retoque na musa
  Valéria Valenssa, a mulata Globeleza, vai entrar para o time das siliconadas. Assim que terminar de amamentar José Gabriel, que nasceu há um mês, a mulher do designer Hans Donner promete turbinar os seios já pensando no Carnaval de 2005.

Sabor de chimarrão
  Nenhuma beldade feminina. A MTV decidiu contratar um homem para comandar o “Mochilão”. Quem substitui a bela Fernanda Lima é o gaúcho Gabriel Moojen, que estréia na emissora musical no dia 27 de junho. O moço é “conhecidíssimo” no Rio Grande do Sul por conta do “Patrola”, programa de variedades que apresenta ao lado de Mauren Motta na RBS. Ainda cumprindo contrato com a emissora gaúcha, Gabriel está aos poucos tomando ciência da nova empreitada. Viagens pelos quatro cantos do mundo estão agendadas, mas de acordo com a direção da MTV, o “Mochilão” vai ganhar mais agilidade e humor, principais características do novo VJ.

Na reserva
  Eva Todor está toda serelepe. A atriz já está reservada para fazer “América”, título provisório da próxima novela de Glória Perez, que irá substituir “Dinastia”. Eva, que fez sua última participação na tevê há dois anos como Isaura, uma intrépida professora de História em “Malhação”, ainda não sabe que papel fará na trama de Glória Perez, mas já comemora. “Só de saber que estou escalada já me deixa muito feliz. Sou fã da Glória e sempre tive vontade de trabalhar com ela”, empolga-se a veterana atriz.

Nariz em pé
  Jennifer Aniston, quem diria, não quer mais saber de tevê. Depois de ter ganho notoriedade e muitos milhões de dólares com a divertida e desmiolada Rachel do seriado “Friends”, a esposa de Brad Pitt quer recarregar as baterias para apostar definitivamente numa sólida carreira no cinema. Segundo a atriz, é quase improvável que na tevê ela conseguisse um trabalho tão bom como teve nas dez temporadas de “Friends”, atualmente reprisado no SBT.

Sem trégua
  Os finais de semana têm sido de pura atividade para Eliana. A apresentadora do “Programa Eliana”, da Record, deixou as folgas de lado e deu início às primeiras gravações de seu 12º CD. A moça está em estúdio mais uma vez sob a batuta do produtor Guto Graça Mello. Ele também está cuidando da trilha sonora do primeiro filme da apresentadora, “Eliana na Baía dos Golfinhos”, de Eliana Fonseca, com quem a lourinha tem tido aulas de interpretação duas vezes por semana.

Corporativismo
  Esta semana, parte do elenco de “Dinastia” agiu com uma ligeira, mas eficaz, pressão sobre o autor da trama, Aguinaldo Silva. Letícia Spiller, Raul Cortez e outros atores da próxima novela das oito da Globo pediram que a ex-dançarina do “É o Tchan”, Scheila “morena” Carvalho, não participasse da trama. Indignados, eles alegaram que a baiana não é atriz. Parece que esqueceram que dezenas de caras novas que aparecem na telinha a cada ano não têm registro de atores. São modelos, “ex-paquitas”, ex-participantes do “Big Brother Brasil” e por aí vai. Scheila havia sido chamada para a novela no final do ano passado e iria interpretar uma dançarina, até então sem nome definido.


Editorias
Capa
Cidades
Brasil
Internacional
Esportes
Polícia
Z
Colunistas
TodoDia Imagem
Fogo Cruzado
Charge
Opinião
Erramos
Editorial
Cadernos
Toda Gente
Triboz
Revista da TV
Veículos
Zzinho
Social
Máxima
Dez
Barbarizando
Big´z
Nova´z
Evidência´z
Estilo´z
Outros
Pesquisa
Especiais
Assinaturas
Publicidade
Fale Conosco
Tira Dúvidas
A Empresa
A Região
Edições Anteriores

Copyright © 2001 - Editora Z -Jornal TodoDia - Todos os direitos reservados. Esta página é melhor vizualizada nos browsers MS Internet Explorer 4.0 ou superior ou Netscape 4.0 ou superior, com resolução de tela de 800 x 600 pixels e 256 cores ou melhor. webmaster