Ouça Tom JobimContatoCréditos/Copyright

Instituto Antonio Carlos Jobim (volta)

O Instituto Antonio Carlos Jobim nasce da necessidade de preservar e disponibilizar para o público, especialmente para estudantes e pesquisadores, além da obra musical e poética do artista, o seu pensamento, admiração e preocupação com a natureza do Brasil.

O Instituto tem como meta principal preservar e divulgar no Brasil e no exterior, a obra e o acervo pessoal e musical de Antonio Carlos Jobim, assim como os valores culturais manifestados em vida pelo compositor; atuar na preservação de sua memória e oferecer o acesso completo, especialmente para estudantes e pesquisadores, a produção e o pensamento do artista, assim como desenvolver e/ ou promover projetos e pesquisas nas áreas de educação música brasileira, arte e ecologia.

O primeiro objetivo do Instituto é a duplicação deste acervo composto de partituras, arranjos, estudos de letra e música, depoimentos, textos, entrevistas, fitas gravadas, fotografias, filmes e vídeos, através da microfilmagem e digitalização deste material, para que possa ser consultado na Internet, ou em CD ROMs, distribuídos para as principais escolas de música no Brasil e no mundo.

É inegável a enorme importância de Antonio Carlos Jobim para a produção artística brasileira, tendo deixado uma obra de extrema importância, que nos remete a dados importantes das múltiplas atividades musicais, poéticas, ecológicas, urbanísticas e culturais centralizadas no maestro, que se confundem com a história moderna do Rio de Janeiro.

A catalogação, a conservação , a digitalização, a indexação e a duplicação de deste acervo é parte integrante do trabalho de capacitar o Instituto Antonio Carlos Jobim para desempenhar o papel de intermediário entre documentários e usuários, a partir do desenvolvimento de atividades educativas e tecnológicas que permitam a ampla e eficaz divulgação das informações ali contidas, como também a preservação e conservação do acervo devido a importante herança histórica e cultural que representa: o homem, a obra e seu meio ambiente.

A adequada capacitação deste material como fonte de informação, de pesquisa musical e instrumento de transmissão de conhecimento, demanda a preservação e difusão deste acervo e a dinamização de seus serviços como centro de reflexão, produção e disseminação de conhecimento da cultura brasileira.

Na área ecológica o Instituto Antonio Carlos Jobim desenvolve, desde 1997, com a Fundação Roberto Marinho e Furnas Centrais Elétricas o projeto Tom da Mata de educação ambiental e musical para as escolas da rede pública do Brasil, centrado no ecossistema da Mata Atlântica.

O projeto atinge 600 escolas do ensino fundamental, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Bahia e o Distrito Federal.

Hoje, os kits do material educativo do projeto, estão sendo utilizados por cerca de 800 mil alunos para aprender a preservar a Mata Atlântica.

Tom da Mata alia a paixão do maestro Antonio Carlos Jobim pela natureza e visa conscientizar a sociedade, sobretudo a comunidade escolar para a importância da proteção do meio ambiente e, em especial, da Mata Atlântica, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo.

O Tom do Pantanal dá continuidade ao projeto Tom da Mata, fruto da mesma parceria. O Pantanal ocupa 1,8% do território nacional e ostenta um mosaico de ecossistemas terrestres. Ambiente de fauna inigualável, é uma região declarada Patrimônio Nacional pela Constituição e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este é mais um passo na preservação do patrimônio ambiental brasileiro e irá atender a 800 escolas, localizadas na região Centro Oeste, inclusive o Distrito Federal, os estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazônia.


INSTITUTO ANTONIO CARLOS JOBIM

Rua Jardim Botânico, 674 sala 620
Bairro Jardim Botânico
Rio de Janeiro
CEP:22 461 000

Tel: (21) 2512 0303 / (21)2259.3237
Fax:(21) 2512 7207
E-mail: iacj@terra.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda feira à sexta feira
10:00h às 19:00h