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TOM DO PANTANAL  (volta)

Tom do Pantanal dá continuidade ao projeto Tom da Mata, fruto da mesma parceria que reúne a Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antonio Carlos Jobim. O projeto pretende estimular 800 mil alunos do ensino fundamental a preservar a cultura brasileira e o Pantanal. Maior planície de inundação contínua do planeta, com vegetação predominantemente aberta, o Pantanal ocupa 1,8% do território nacional. Como área de transição entre o Cerrado e a Amazônia, o Pantanal ostenta um mosaico de ecossistemas terrestres. Ambiente de fauna inigualável, é uma região declarada Patrimônio Nacional pela Constituição e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É também o habitat natural do tuiuiú (ave-símbolo da região), que ultrapassa dois metros de envergadura com as asas abertas.

Ao mesmo tempo em que desperta o interesse dos jovens para a riqueza natural desse ecossistema, o projeto é uma lição de uso racional dos recursos naturais. Num país em que o consumo de energia elétrica aumenta a cada ano, esta iniciativa complementa a filosofia de atuação de Furnas, que desenvolve ações de preservação e recuperação do meio ambiente em várias regiões do país.
O objetivo do Tom do Pantanal é promover a educação ambiental de forma interdisciplinar, sensibilizando os alunos para a preservação e o desenvolvimento sustentável da região. Como a área é um patrimônio ecológico do país, a idéia é conscientizar também a população de outros estados brasileiros.

O QUE É O TOM DO PANTANAL?

O Tom do Pantanal é um projeto de educação ambiental e musical em escolas.

OBJETIVOS

· promover a educação ambiental e musical nas escolas de forma interdisciplinar
· sensibilizar a sociedade para a importância de preservar o Pantanal e disseminar o conhecimento da cultura regional
· estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuem em áreas do Pantanal

PÚBLICO-ALVO

alunos e professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental

ABRANGÊNCIA DA PROPOSTA

Escolas da rede pública nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Paraná.

BENEFICIÁRIOS:

§ Total de escolas beneficiadas: 800
§ Total de professores capacitados: 1.600
§ Total de alunos beneficiados: 400.000

ESTRUTURA DO PROJETO

· Kit Educativo
· Capacitação de professores
· Ações educativas desenvolvidas pelos professores e alunos
· Acompanhamento e avaliação
· Prêmio Tom do Pantanal
· Comunicação dos Resultados do Projeto

Estrutura do Kit Educativo
· fitas de vídeo
1 de apresentação
10 vídeos temáticos
1 vídeo de capacitação / O homem e o ambiente pantaneiro
1 vídeo de capacitação / música
· 1 CD audio contendo músicas de Tom Jobim sobre a natureza e de outros compositores representativos da região e atividades musicais.
· 1 caderno de orientação para os professores (3 Vols)
· 1 caderno de musica com atividades de educação musical
· 1 CD Rom com todo o conteúdo da série e um Jogo Educativo (RPG), com elementos do Pantanal para estimular a curiosidade e a descoberta das características do meio ambiente de cada localidade.
· 1 Mapa das Unidades de Conservação do Pantanal
Capacitação de professores
Para melhor utilização do kit educativo será oferecido um curso de educação ambiental para os professores através de material audiovisual. Os objetivos desta capacitação são:
· adequação do material educativo à realidade local;
· planejamento de ações ambientais na escola.
Prêmio Tom do Pantanal
· Premiação das escolas que se destacarem nas ações de melhoria do meio ambiente.

O PROJETO TOM DO PANTANAL BUSCA:

· compreender e interferir na realidade através de atividades educativas e culturais
· estimular o desenvolvimento do processo de musicalização dos alunos e professores, através da música, imagens e textos de Tom Jobim e outros artistas regionais
· estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuem em áreas do Pantanal

TEMÁTICA QUE SERÁ TRABALHADA DENTRO DO KIT

1. GEOGRAFIA
O Ecossistema Pantanal
· Localização geográfica
· Formação do relevo, solos, clima
· Os 12 tipos de paisagens pantaneiras
· Os Ecossistemas Ao Seu Redor
- Chaco
- Floresta Amazônica
- Cerrado
- O Pantanal da Ilha de Bananal (Tocantins)

2. O REGIME DAS ÁGUAS
· A seca e a cheia
· Os hábitos do pantaneiro de acordo com o regime das águas
· Os meios de transporte
· Importância da preservação das nascentes

3. O PANTANAL COMO RESERVA DA BIOSFERA
· Biodiversidade nos Ambientes Aquáticos e Terrestres
· A importância ecológica dos ninhais
· Unidades de Conservação Presentes (Parque Nacional do Pantanal, Reserva Ecológica de Taiamã, RPPNs)
· Projetos Educativos já existentes/ ações de manejo ambiental e /ou recuperação, objetivando o desenvolvimento sustentável

4. FLORA
· As plantas terrestres e aquáticas
· Importância ecológica das espécies
· A utilização das plantas como medicamentos e para cobertura de casas
· Espécies de valor econômico

5. FAUNA
· Os animais aquáticos e terrestres
· Importância ecológica das espécies
· Espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção e migratórias
· Hábitos comportamentais das espécies, de acordo com o regime das águas
· O comércio ilegal de animais silvestres / A caça
· Os criadouros artificiais de animais

6. PESCA
· As espécies de peixe de maior valor econômico
· As diferentes estratégias de pesca
· O problema da pesca predatória
· Campeonato de pesca
· A piracema e a dequada

7. O ECOTURISMO
· O ecoturismo como potencial; para a região
· As regiões de maior potencial turístico
· O ecoturismo desordenado como uma ameaça ao ecossistema
· A integração do Pantanal ao Mundo / Os meios de Comunicação

8. O HOMEM E O PANTANAL
· Os Primeiros Habitantes (Índios)Patrimônio Arqueológico
· A Chegada do Homem Branco
· Os Primeiros Exploradores
· Fazendas
· Cidades
· O Forte Coimbra (Forte do final do séc XVIII criado pelo Gov. Luis de Mello e Cáceres / MS)
· O Pantanal e a Guerra do Paraguai

9. O PANTANAL E SUA CULTURA REGIONAL
· Danças
· Músicas
· Comidas Típicas
· Mitos e Lendas

10. ECONOMIA
· As profissões pantaneiras
· Uso e ocupação do solo atual (pecuária, agricultura, mineração, queimadas)
· A Pecuária como economia principal
· O problema da erosão, consequência da expansão da agricultura (caso do rio Taquari)
· A Hidrovia e o Mercosul