Brazilian Music UpToDate

Picture

 12- PRÊMIO SHARP & MÚSICA REGIONAL

Version in English

UpToDate - O que você achou da tua premiação no último Prêmio Sharp, na categoria Revelação Regional?

Chico César - Eu adorei.

 

UpToDate - Você achou justa a categoria?

Chico César - Eu acho que está justo o prêmio porque o Prêmio Sharp é a melhor premiação de música no Brasil. Ele é o mais generoso, que premia o maior número de pessoas. E ele serve para registrar o aparecimento de algumas pessoas, como foi o meu caso e o da Daúde. Ou obras que já estão sedimentadas.

Picture

Eu acho que no afã de premiar tanta gente, eles precisam colocar alguns rótulos. Pra mim, não é uma coisa que me incomoda. Eu até acho que a música regional é hoje a principal fornecedora de música universal.

Eu penso, por exemplo, que a minha música é tão regional quanto a música de Fernanda Abreu. Porque a música de Fernanda Abreu usa uma linguagem regional, carioca, dança regional. Quando se pensa em regional, sempre se pensa em regional rural, longe dos grandes centros. Eu penso que o regional pode estar em diversos lugares.

 

UpToDate - Depende do ponto-de-vista?

Chico César - A música grunge, de Seattle, é uma música regional. Ela tinha as características daquele lugar. E deu uma contribuição enorme para a música do mundo todo. Nesse sentido, eu nem sei se a minha música vai dar essa colaboração, mas acho que a minha música, a de Carlinhos Brown, a de Chico Science, a de Lenine, a música de Fernanda Abreu, a música dos africanos...

Músicas que trazem elementos muito específicos de um lugar, que combinam esses elementos com coisas de outros lugares do mundo, e que trazem uma colaboração. Nesse sentido, eu acho que é justo se falar em regional.

Back Pic Next Pic
Home
Back Next
Interview Index
Picture

Copyright© UpToDate Edtitora SC Ltda