Ed Motta

Foto: Mari Prado Costa

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1971. Ed Motta é sobrinho de Tim Maia (1942-1998), mas nunca aproveitou-se da notoriedade de seu tio para alavancar sua carreira e muito menos influenciou-se pela vertente marcadamente soul music dele. Ed Motta sempre demonstrou claramente a diferença do trabalho musical entre os dois, mesmo porque, ainda na adolescência, o jazz e a música instrumental mais sofisticada tiveram  importância fundamental na sua formação musical.

Mas essa formação começou roqueira com interesse pela música mais pesada do guitarrista inglês Jeff Beck, que já fundia o rock com o jazz e a soul music. Ed Motta foi disc-jóquei, editou um fanzine sobre a música negra norte-americana, e organizou uma semana de soul music e funk, no MIS, no Rio de Janeiro. Em 1987, fundou o grupo Expresso Realengo, mas, no ano seguinte, mudou o nome para Conexão Japeri ao ser contratado pela Warner Music para lançar seu primeiro disco. Daí saíram os sucessos “Manuel” e “Vamos Dançar”.

Em 1990, abandonou o Conexão Japeri para gravar seu primeiro disco-solo chamado ‘Um Contrato com Deus’. Nos anos 90, morou nos Estados Unidos, onde gravou um disco elogiado por músicos como Paul Griffin (Steely Dan) e o lendário guitarrista Bo Didley, além de receber bons comentários do New York Times. Seu trabalho passou a receber influências mais sofisticadas de Villa-Lobos, Guinga e do filandês Jan Sibelius (1865-1957).

No final dos anos 90, Ed Motta envolve-se em trilhas sonoras e composições e arranjos para orquestra, trabalhando diretamente com a Orquestra Jazz Sinfônica, inspirando-se também em histórias em quadrinhos. Lançou os discos – ‘Entre e Ouça’ (1992, Warner), ‘Ao Vivo’ (1993, Warner), ‘Manual Prático Para Bailes, Festas e Afins’ (1997, Warner), e ‘Manual Prático Para Festas... Segundas Intenções’ (2000, Warner).

 

He was born in Rio de Janeiro city, on August 17, 1971. Ed Motta is nephew of Tim Maia (1942-1998) but never took advantage of this familiar particularity in his career, neither got influenced by the bolded soul music style of his uncle. Ed Motta has always made a point of determining the difference between these two musical works – even so in his youth jazz and sophisticated instrumental music had a key importance in his musical background.

But that background started with rock music specially by the so heavy sound of Britsh guitar player Jeff Beck, who was already fusing rock with jazz and soul music. Ed Motta was an early Brazilian DJ, also edited a fanzine about American soul music and organized a week work over soul music and funk, at MIS (Museum of Image and Sound), in Rio de Janeiro. In 1987, founded the Expresso Realengo band, but, on the following year changed the name to Conexão Japeri when he was invited for Warner Music to record his first album. From that came up the successes “Manuel” and “Vamos Dançar” (Let’s Dance).

In 1990, he left Conexão Japeri to record his very first solo album called ‘Um Contrato com Deus’ (A Contract With God). In the 90s, he lived in the United States, where he recorded a very well received album, greeted by names such as Paul Griffin (Steely dan) and legendary guitar player Bo Didley – and got nice comments from the New York Times. Soon his work got sophisticated influences from Villa-Lobos, Guinga and Filandian Jan Sibelius (1865-1957).

By the end of the 90s, Ed Motta works in some movie soundtrackies, compositions and arrangements for orchestra, working directly with the prestigious Orquestra Jazz Sinfônica, also inspired by the universe of comics. Also released the following albums – ‘Entre e Ouça’ (Come In and Listen To, 1992, Warner), ‘Ao Vivo’ (Alive, 1993, Warner), ‘Manual Prático Para Bailes, Festas e Afins’ (Pratical Manual For Balls, Parties and So On, 1997, Warner), ‘Manual Prático Para Festas... Segundas Intenções’ (Practical Manual For Parties... Second Intentions, 2000, Warner).