Nando Reis

Foto: Mari Prado Costa

José Fernando Gomes dos Reis, ou simplesmente Nando Reis, nasceu no ano de 1963, na capital de São Paulo. Começou sua carreira musical como baixista do grupo pop-pós-punk-rock Titãs, em 1982. Desde então, tem se destacado como um dos principais mentores, compositores e cantores da banda, ao lado de Arnaldo Antunes, que deixou a formação em 1992 para seguir carreira-solo, e Paulo Miklos, da formação original dos Titãs.

Praticamente, a partir de 1994, e principalmente a partir da saída de Arnaldo Antunes, Nando Reis começa a ocupar um espaço de criação importante, não apenas nos Titãs, mas como fora dele. Destaca-se como compositor de qualidade em trabalhos conjuntos com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Em 1995, lança seu primeiro disco solo intitulado ‘12 de Janeiro’ (wea), que foi muito bem recebido pela imprensa e público. Em 1999, destaca-se mais uma vez no cenário musical, desta vez como produtor do disco de Cássia Eller – ‘Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo’ (Universal Music), um dos trabalhos de destaque na carreira da cantora, que canta composições exclusivas de Nando Reis para ela no disco.

No ano 2000, Nando reaparece com um excelente trabalho solo (o segundo), intitulado ‘Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro’ (wea). Com este disco, firma-se, não apenas como um dos principais compositores da música pop brasileira, mas também como um dos mais modernos arranjadores e letristas de seu segmento musical.